dc.creator.ID |
ARAÚJO, S. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3280569148901754 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
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dc.contributor.referee1 |
MENEZES, Ana Célia Silva. |
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dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Mêlania Mendonça. |
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dc.description.resumo |
Esta dissertação de mestrado está inserida na Linha de Pesquisa de História, Política
e Gestão Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) do
Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Também se vincula ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo,
Formação de Professores e Prática Pedagógica - Nupeforp. A pesquisa tem como
questão central: Quais os avanços e desafios na organização do Projovem Campo
Saberes da Terra 3 edição 2018, na Paraíba? No processo de investigação e
elaboração deste trabalho, alguns estudiosos contribuíram com seus estudos, tais
como: Freire (1996), Arroyo (2005, 2007, 2011), Caldart (2009, 2011, 2012), Molina
(2006, 2012), Silva (2006, 2009, 2015, 2018). Esses autores, ofereceram subsídios
teóricos robustos para a compreensão mais aprofundada das dinâmicas educacionais
e sociais envolvidas no Projovem Campo - Saberes da Terra. Este trabalho teve como
objeto de estudo o Programa Projovem Campo Saberes da Terra no Estado da
Paraíba, edição 2018-2020, nosso recorte espacial e temporal. Trata-se de um
programa de escolarização na modalidade da Educação de Jovens e Adultos para
agricultores familiares entre 18 e 29 anos de idade integrado com qualificação social
e profissional, implementando na Paraíba, a partir de 2005. Como objetivo geral,
buscamos compreender o processo da organização da edição (2018) do Programa
Projovem Campo - Saberes da Terra no estado da Paraíba. Para atender ao objetivo
maior, a pesquisa discutiu acerca dos fundamentos, princípios e marcos legais da
Educação de Jovens e Adultos e a Educação do Campo; identificou e refletiu por meio
da análise de seus condicionantes históricos, políticos e educacionais o Programa
Projovem Campo 3 Saberes da Terra, enquadrando-o como uma política educacional
específica para EJA Campo; conheceu e analisou a estrutura organizacional do
Programa Projovem Campo Saberes da Terra na Paraíba, avanços e desafios
observadas na edição de 2018. Nossa abordagem de pesquisa buscou fundamentos
na abordagem do Materialismo Histórico e Dialético, utilizando como procedimentos o
estudo exploratório, pesquisa documental e pesquisa de campo baseado em Minayo
(2013), Gamboa (2013) e Triviños (1987). A análise de conteúdo na perspectiva da
análise temática de Bardin (2016) foi o referencial adotado para análise e
interpretação das informações produzidas durante a pesquisa. Os resultados obtidos
evidenciaram a importância do Estado ter implementado o Programa nas diferentes
edições, com envolvimento de diferentes atores sociais do poder público, universidade
e entidades da sociedade civil, com diferentes níveis de participação, inclusive, na
formação dos educadores/as, todavia, identificamos desafios, tais como: a
concentração da gestão no poder público estadual, as descontinuidades nos
cronogramas e financiamento, devido as mudanças na gestão estadual, a
inconsistência na formação dos educadores(as) e coordenadores(as) pedagógicos
nas diferentes edições, inclusive na efetivação curricular integrada das áreas de
conhecimento com o arco ocupacional, o afastamento sistemático ao longo das
edições dos movimentos sociais, e especificamente, nesta edição a dificuldade
financeira, visto que seu funcionamento ocorreu com as sobras dos recursos de
edições anteriores, o que acentuou a precariedade da infraestrutura, devido as
dificuldades dos municípios, do monitoramento e acompanhamentos das atividades. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Programa Projovem campo saberes da terra na Paraíba edição 2018: avanços e desafios |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-12-07 |
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dc.description.abstract |
This master's thesis is part of the Educational History, Policy and Management
Research Line of the Postgraduate Program in Education (PPGED) of the Humanities
Center of the Federal University of Campina Grande (UFCG). It is also linked to the
Center for Studies and Research in Rural Education, Teacher Training and
Pedagogical Practice - Nupeforp. The research has as its central question: What are
the advances and challenges in the organization of Projovem Campo Saberes da Terra
3 2018 edition, in Paraíba? In the process of investigating and preparing this work,
some scholars contributed with their studies, such as: Freire (1996), Arroyo (2005,
2007, 2011), Caldart (2009, 2011, 2012), Molina (2006, 2012), Silva (2006, 2009,
2015, 2018). These authors offered robust theoretical support for a deeper
understanding of the educational and social dynamics involved in Projovem Campo -
Saberes da Terra. This work had as its object of study the Projovem Campo Saberes
da Terra Program in the State of Paraíba, 2018-2020 edition, our spatial and temporal
focus. This is a schooling program in the form of Youth and Adult Education for family
farmers between 18 and 29 years of age integrated with social and professional
qualification, implemented in Paraíba, from 2005. As a general objective, we seek to
understand the process of the organization of the edition (2018) of the Projovem
Campo Program - Saberes da Terra in the state of Paraíba. To meet the greater
objective, the research discussed the foundations, principles and legal frameworks of
Youth and Adult Education and Rural Education; identified and reflected on the
Projovem Campo 3 Saberes da Terra Program through the analysis of its historical,
political and educational conditions, framing it as a specific educational policy for EJA
Campo; learned about and analyzed the organizational structure of the Projovem
Campo Saberes da Terra Program in Paraíba, advances and challenges observed in
the 2018 edition. Our research approach sought foundations in the Historical and
Dialectical Materialism approach, using exploratory study, documentary research and
research as procedures. field-based Minayo (2013), Gamboa (2013) e Triviños (1987).
Content analysis from the perspective of thematic Bardin (2016) analysis was the
framework adopted for analyzing and interpreting the information produced during the
research. The results obtained highlighted the importance of the State having
implemented the Program in different editions, with the involvement of different social
actors from public authorities, universities and civil society entities, with different levels
of participation, including in the training of educators, however, we identified
challenges, such as: the concentration of management in the state public power,
discontinuities in schedules and financing, due to changes in state management, the
inconsistency in the training of educators and pedagogical coordinators in different
editions, including the integrated curricular implementation of areas of knowledge with
the occupational arc, the systematic distancing throughout the editions of social
movements, and specifically, in this edition, the financial difficulty, since its operation
occurred with the leftover resources from previous editions, which accentuated the
precariousness of infrastructure, due to difficulties faced by municipalities in monitoring
and monitoring activities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37691 |
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dc.date.accessioned |
2024-09-06T12:50:16Z |
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dc.date.available |
2024-09-06 |
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dc.date.available |
2024-09-06T12:50:16Z |
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dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Direito a Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Projovem Campo Saberes da Terra |
pt_BR |
dc.subject |
Right to education |
pt_BR |
dc.subject |
Education for Rural Youth and Adults |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Projovem Campo Saberes da Terra |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Sérgio Pereira de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Projovem Program: land knowledge in Paraíba 2018 edition: advances and challenges |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Sérgio Pereira de. Programa Projovem campo saberes da terra na Paraíba edição 2018: avanços e desafios. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |