DSpace/Manakin Repository

A paridade entre os sexos e a paridade do imóvel adquirido através do programa "minha casa, minha vida"

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, K. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7194296061473076 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA JÚNIOR, Admilson Leite de
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA JÚNIOR, A. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7523757247282724 pt_BR
dc.description.resumo O programa habitacional do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”, instituído pela Lei nº 11.977/2009, traz disposições polêmicas que interferem nas relações familiares. Em especial o art. 35-A, que destina à mulher, preferencialmente a propriedade do imóvel adquirido através do referido programa por ocasião de uma separação ou divórcio, exceto no caso do homem figurar como detentor da guarda exclusiva dos filhos do casal, hipótese em que o imóvel ficará em seu nome ou será a ele transferido em caso de dissolução do casamento ou união estável. Em ambos os casos, é completamente desconsiderado o regime de bens aplicável ao casal. Ocorre que esta suposta preferência tem causado discussões, questionando-se se estaria havendo uma violação ao princípio da igualdade, sobretudo no tocante à igualdade de gênero, bem como se seria possível o Estado intervir na autonomia privada relativizando o regime de bens aplicado ao casamento ou à união estável, livremente eleito pelo casal ou, na ausência de escolha, aplicado o legal. No entanto, para se chegar à essa resposta é necessário observar diversos aspectos jurídicos, históricos e sociais. Em sendo a moradia um direito constitucional, é preciso analisar a obrigação do Estado em viabiliza-la, adentrando no aspecto da função social da propriedade, tema hoje tão relevante quando se fala no assunto. Sobre o direito de família, faz-se mister observar, principalmente, o disposto sobre os regimes de bens e os novos papéis assumidos por seus componentes. Indispensável se faz o estudo do princípio da igualdade, sobretudo após a Constituição Federal de 1988. Este trabalho tem como objetivo a análise do art. 35-A da Lei 11.977/09, que institui o Programa Habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, sua criação, os efeitos das disposições do artigo referido e, por fim, se o ordenamento jurídico pátrio o recepciona ou não, a fim de concluir acerca de sua (in)constitucionalidade, para tanto, sendo necessário observar os aspectos relacionados à função social da propriedade, a igualdade entre os gêneros e a colocação da mulher no quadro social atual. A metodologia empregada é o método de abordagem dedutivo, partindo de uma generalidade para uma especificidade. A partir do estudo, se conclui, pela constitucionalidade do art. 35-A da Lei nº 11.977/09, uma vez que está em perfeita consonância com o ordenamento jurídico pátrio, especialmente com a Constituição Federal de 1988. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Direito pt_BR
dc.title A paridade entre os sexos e a paridade do imóvel adquirido através do programa "minha casa, minha vida" pt_BR
dc.date.issued 2013-12-04
dc.description.abstract The federal government housing program "Minha Casa, Minha Vida" (author's translation: "Home, My Life"), established by Law nº. 11.977/2009 brings controversial provisions that interfere in family relationships, in particular art. 35-A, which is designed for women, preferably ownership of property acquired through this program during a separation or divorce, except in the case of man figure as holder of the sole custody of the couple's children, in which case the property will be in his name or he will be transferred in the event of dissolution of marriage or stable union. In both cases, it is completely disregarded property regime applicable to the couple. It happens that this supposed preference has caused discussions, questioning whether there would be a violation of the principle of equality, especially in relation to gender equality, as well as whether it would be possible for the State to intervene in the private autonomy relativizing property regime applied to marriage or the stable, freely elected by the couple or, in the absence of choice, applied the law. However, to arrive at this response is necessary to observe various legal, historical and social issues. The house being a constitutional right, we must examine the State's obligation in enables it, entering in the aspect of the social function of property, subject as relevant today when talking on the subject. On family law, implies the need to observe, especially the provisions on matrimonial property regimes and the new roles assumed by its components. It is essential to study the principle of equality, especially after the 1988 Constitution. This paper aims to analyze the housing program "Minha Casa, Minha Vida", its institution, the effects of the provisions of art. 35-A, and finally , if the national legal system to greets or not, in order to conclude about their (un)constitutionality, therefore, it is necessary to observe the aspects related to the social function of property, equality between genders and the placement of women in the current social context. The methodology used is the method of deductive approach, starting from a general to specific. This time, it concludes, the constitutionality of Art. 35-A of Law nº. 11.977/09, since it is perfectly in line with the national legal system, especially with the 1988 Constitution. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37692
dc.date.accessioned 2024-09-06T14:46:50Z
dc.date.available 2024-09-06
dc.date.available 2024-09-06T14:46:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Igualdade de gênero pt_BR
dc.subject Constitucionalidade pt_BR
dc.subject Programa habitacional pt_BR
dc.subject Mulher pt_BR
dc.subject Ações afirmativas pt_BR
dc.subject Gender equality pt_BR
dc.subject Constitutionality pt_BR
dc.subject Housing program pt_BR
dc.subject Woman pt_BR
dc.subject Affirmative Actions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Karla Monteiro de
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Parity between the sexes and parity of property acquired through the "my house, my life" program pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Karla Monteiro de. A paridade entre os sexos e a paridade do imóvel adquirido através do programa "minha casa, minha vida". 2013. 87fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa/Paraíba - Brasil, 2013. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37692 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta