DSpace/Manakin Repository

De Massaranduba (PB) à sala de aula: superando obstáculos e construindo aprendizagem na prática docente em história-UFCG, Campina Grande- 2018-2024.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FELIX, R. R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.referee1ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre minha trajetória na graduação em História, com ênfase na prática docente. Narro meus desafios e aprendizados ao longo da formação, desde a ida para outra cidade para cursar a licenciatura até as vivências nas aulas de campo e na prática de ensino. O relato destaca as dificuldades enfrentadas na primeira experiência em sala de aula, em uma escola com infraestrutura precária e recursos limitados. Além da utilização de práticas ditas como não tradicionalistas no ensino de história. Também descrevo a busca por uma nova oportunidade de ensino, culmi-nando na realização da prática em outra instituição na Escola Municipal de Ensino Fundamental Suzete Dias Correia na cidade de Massaranduba na Paraíba, onde pude implementar métodos interativos e abordar as necessidades individuais dos estudantes. O trabalho conclui com reflexões sobre a importância da flexibilidade, da adaptabilidade e da conexão com os estudantes para o sucesso da prática docente em história assimilando com o universo educacional idealizado por Rubem Alves e Paulo Freire. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title De Massaranduba (PB) à sala de aula: superando obstáculos e construindo aprendizagem na prática docente em história-UFCG, Campina Grande- 2018-2024. pt_BR
dc.date.issued 2024-06-04
dc.description.abstract This work presents an account of experience about my trajectory in graduation in History, with emphasis on teaching practice. I narrate my challenges and learning throughout the course of training, from going to another city to curse undergraduate to the experiences in field classes and teaching practice. The account highlights the difficulties faced in the first classroom experience, at a school with precarious infrastructure and limited re-course. In addition to the use of so-called practices as non-traditionalist in the history. I also outline the search for a new teaching opportunity, culmi-indoing in conducting the practice at another institution at the Fundamental Teaching Municipal School Suzete Dias Correa in the City of Massaranduba in Pariba where I was able to implement interactive methods and address the needs individuals' individuals. Work concludes with reflections on the importance of flexibility, adaptability, and connection with students for the success of teaching practice in history assimilating with the educational universe idealized by Rubem Alves and Paulo Freire. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37693
dc.date.accessioned 2024-09-06T15:18:35Z
dc.date.available 2024-09-06
dc.date.available 2024-09-06T15:18:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relato de Experiência pt_BR
dc.subject Escrita de si pt_BR
dc.subject Formação Docente – História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Escolarização pt_BR
dc.subject Report of Experience pt_BR
dc.subject Writing of you pt_BR
dc.subject Faculty Formation - History pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Schooling pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FELIX, Raylla Raimundo da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From Massaranduba (PB) to the classroom: outperforming obstacles and build-ing learning in faculty practice in history-UFCG, Grande-2018-2024 Campina. pt_BR
dc.identifier.citation FELIX, Raylla Raimundo da Silva. De Massaranduba (PB) à sala de aula: superando obstáculos e construindo aprendizagem na prática docente em história-UFCG, Campina Grande- 2018-2024. 2024. 46 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta