Repositorio Dspace/Manakin

Recomposição da aprendizagem através de jogos matemáticos para o ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SANTOS, J. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Patrício José Félix da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, P. J. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9421886341832591 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.description.resumo O presente artigo tem como principal objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura com o intuito de investigar pesquisas já realizadas que abordam os jogos como estratégias para o processo de ensino e aprendizagem de matemática, no ensino fundamental anos finais. A revisão foi realizada com o objetivo de trabalhar o conteúdo das operações básicas da matemática, pois trata-se de um conteúdo de bastante relevância tanto no âmbito escolar como no cotidiano da nossa sociedade. A pesquisa foi realizada no site de pesquisa: Periódicos da Capes, no qual utilizando alguns critérios e procedimentos pré-estabelecidos, para inclusão ou exclusão de trabalhos, foram retornados 25 artigos para análise. Através dessa revisão foi possível mapear vários jogos para o ensino da matemática, relacionados ao conteúdo das operações básicas da matemática e as respectivas séries do ensino fundamental que podem ser utilizados, formando um banco de dados de apoio aos docentes que pretendem utilizar metodologias de ensino mais dinâmicas e menos tradicionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências da Natureza pt_BR
dc.title Recomposição da aprendizagem através de jogos matemáticos para o ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura. pt_BR
dc.date.issued 2024-04-09
dc.description.abstract The main objective of this article is to carry out a Systematic Literature Review with the aim of investigating research already carried out that addresses games as strategies for the process of teaching and learning mathematics in primary education in the final years. The review was carried out with the aim of working on the content of basic mathematical operations, as this is content that is very relevant both at school and in everyday life in our society. The research was carried out on the research website: Periódicos da Capes, in which, using some pre-established criteria and procedures, for inclusion or exclusion of works, 25 articles were returned for analysis. Through this review, it was possible to map several games for teaching mathematics, related to the content of basic mathematics operations and the respective elementary school grades that can be used, forming a database to support teachers who intend to use more advanced teaching methodologies. dynamic and less traditional. Keywords: Systematic Literature Review; Elementary Education; pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37718
dc.date.accessioned 2024-09-09T21:23:38Z
dc.date.available 2024-09-09
dc.date.available 2024-09-09T21:23:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Recomposição da aprendizagem pt_BR
dc.subject Recurso didático – jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Revisão sistemática da literatura pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Mathematical games pt_BR
dc.subject Recomposition of learning pt_BR
dc.subject Teaching resource – mathematical games pt_BR
dc.subject Systematic literature review pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Joseane do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Recomposing learning through mathematical games for elementary education: a systematic literature review. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Joseane do Nascimento. Recomposição da aprendizagem através de jogos matemáticos para o ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura. 2024. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37718 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta