DSpace/Manakin Repository

Proposta de ensino da sintaxe do período simples na BNCC de Língua Portuguesa: análise de objetos e concepções teóricas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. E. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FLORENCIO, José Herbertt Neves.
dc.contributor.advisor1ID FLORENCIO, J. H. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 pt_BR
dc.contributor.referee1 RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.referee1ID RÉGIS, L. D. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 pt_BR
dc.contributor.referee2 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.referee2ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 pt_BR
dc.description.resumo A sintaxe é a parte do sistema da língua que nos permite tanto criar quanto interpretar frases, compreendendo diversas regras (Azeredo, 2000). Desse modo, ela é um dos componentes fundamentais da estrutura linguística que se concentra na organização e disposição das palavras em uma frase ou sentença, bem como nas regras que governam como as palavras se combinam para formar frases gramaticalmente corretas. Neste trabalho, temos como objetivo principal compreender a abordagem teórico-metodológica da proposta de ensino da sintaxe do período simples na BNCC de Língua Portuguesa. Para tanto, iniciamos identificando os objetos de conhecimento relacionados à sintaxe do período simples, abordados na BNCC de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental e inferimos as filiações teóricas reveladas pela BNCC. Desse modo, definimos como aporte teórico para as concepções Othero (2021), Kenedy (2021), Mar-telotta (2003), Basso (2019), Ilari (2004), Neves (1994), Rocha Lima (2011), Cunha e Cintra (2017), Perini (2021), entre outros. Para contextualizar a BNCC, utilizamos Brasil (1997; 2018). Metodologicamente, nossa pesquisa está classificada como documental (Gaio; Simões, 2008), qualitativa (Triviños, 1987), descritiva (Gil, 1994; Barros; Aparecida, 1990). Em nossas análises, inferimos as filiações teóricas reveladas pelo documento nas habilidades relacionadas ao período simples, num total de treze habilidades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Proposta de ensino da sintaxe do período simples na BNCC de Língua Portuguesa: análise de objetos e concepções teóricas. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-08
dc.description.abstract Syntax is the part of the system of the tongue that allows us to create as much as to interpret phrases, comprising several rules (Azeredo, 2000). In this way, she is one of the fundamental components of the linguistic structure that focuses on the organization and arrangement of words in a sentence or sentencing, as well as the rules that govern how words combine to form grammatically correct sentences. In this trailer, we have as a primary goal to understand the theoretical-methodological approach to the proposal for teaching the syntax of the simple period at the Portuguese Language BNCC. For so much, we initiate by identifying the knowledge objects related to the syntax of the simple period, addressed in the Portuguese Language BNCC in the End Years of the Enterial Ensino and infer the theoretical affiliations revealed by the BNCC. In this way, we define as the theoretical aport for the conceptions of Othero (2021), Kenedy (2021), Mar-telotta (2003), Basso (2019), Ilari (2004), Neves (1994), Rocha Lima (2011), wedge and Cintra (2017), Perini (2021), among others. To contextualize BNCC, we use Brazil (1997; 2018). Methodologically, our research is classified as documentary (Gay; Simons, 2008), qualitative (Triviños, 1987), descriptive (Gil, 1994; Apa-reach, 1990). In our analyses, we infer the theoretical affiliations revealed by the document in abilities related to the simple period, for a total of thirteen skills. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37727
dc.date.accessioned 2024-09-11T21:29:20Z
dc.date.available 2024-09-11
dc.date.available 2024-09-11T21:29:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Teorias Sintáticas pt_BR
dc.subject Sintaxe do Período Simples – BNCC pt_BR
dc.subject Análise Linguística pt_BR
dc.subject Ensino de Gramática pt_BR
dc.subject Syntactic Theories pt_BR
dc.subject Simple Period Syntax – BNCC pt_BR
dc.subject Linguistic Analysis pt_BR
dc.subject Grammar Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Eduarda de Souto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Simple period syntax teaching proposal in the Portuguese Language BNCC: Analysis of theoretical objects and conceptions. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Eduarda de Souto Silva. Proposta de ensino da sintaxe do período simples na BNCC de Língua Portuguesa: análise de objetos e concepções teóricas. 2023. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37727 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta