dc.creator.ID |
LEÃO, S. C. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9889113289471514 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Tania Regia Filgueiras de |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, T. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8611716751922688 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARVALHO, Eneida Oliveira Dornellas de. |
|
dc.contributor.referee2 |
VILLOTA, Jose Maria de Jesus Izquierdo. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo a inserção da Teoria Queer no ensino de sociologia (ensino médio e EJA( educação de jovens e adultos)) na Escola Professora Antonia Rangel de Farias, situada em João Pessoa. Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa em que foram aplicados questionários objetivos e aulas expositivas e dialogadas. A atuação desse ensaio foi no ensino da EJA, segmento da escola onde estou lotada desde 2018 como professora de Sociologia. Porém meu ingresso na |Rede Estadual como professora de ensino básico aconteceu no ano de 2012, no concurso de 2008, onde o Estado da Paraíba preencheu mais de 200 vagas para disciplina de sociologia e filosofia se adequando a lei nº 11684/2008.0 tema da Teoria queer foi escolhido por percebermos a necessidade de se debater as diversidades sexuais e de gêneros existentes na sociedade e, consequentemente, na escola. Tais diversidades estão presentes no ensino da EJA nas mais diversas expressões e também necessidades dos próprios estudantes por terem este tipo de vivência no cotidiano. Como referencial teórico selecionamos alguns poucos autores que pesquisam sobre a temática de gênero e sexualidade. Entre eles, destacamos Judith Butler, filósofa que se tornou conhecida por sua teoria queer, que questiona a ideia binária e fixa de gênero (masculino e feminino) que a sociedade impõe. Outra base teórica que elegemos como muito relevante por falarmos da construção do aprendizado e da criticidade, e também da busca da liberdade no processo educativo foi a teoria de Paulo Freire. Ele defende o diálogo como essencial para a construção do conhecimento que foi muito utilizado na explanação da teoria queer e assim fomentando a consciência crítica dos estudantes. Para ele a educação construtivista, se tornou importante porque aproxima a teoria da prática, possibilita a contextualização do conhecimento e desenvolve a autonomia dos estudantes.Com a metodologia dos usos dos questionários utilizada nesta pesquisa foi possível observar a importância do debate sobre o tema. Além disso, os questionários por serem objetivos facilitaram a comparação dos resultados dos primeiros questionários, aplicados antes das aulas sobre teoria queer e os questionários utilizados após as aulas, onde a maioria dos estudantes se posicionaram de forma positiva para o conteúdo da teoria queer. Com isso pude diagnosticar que o tema pode e deve ser debatido e também é bem recebido pelos estudantes, onde todos, todas e todes participam de forma construtiva a partir de suas vivências |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
A teoria Queer no ensino de Sociologia: uma proposta desafiadora |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-29 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation objective is the insertion of the Queer Theory in the Sociology Education
( High School and EJA ( “Youth and Adults Education” — Translated from the Original
Portuguese abbreviation )) at Professor Antonia Rangel de Farias School, located at João
Pessoa. For this purpose, was conducted a research where objectives questionnaires,
expositorv and debated lessons were conducted. The performance of this experiment was
carried out in the EJA Schooling, segment of the School where I have been assigned since
2018 as a Sociology Teacher. Although my admission in the State Schooling System as High
School Teacher was in 2012, through the Public Tender in 2008, where the Paraiba State
filled up more than 200 positions in Sociology and Philosophy courses according to the Act
N. 11684/2008. The subject of the Queer Theory was chosen as we perceived the need to
debate sex and gender diversity existents in our society, and therefore at school. This
diversity is present at EJA School in many different manifestations and needs of students as
they have this experience daily. As a theory reference we selected few authors who do
research about gender and sex topics. Among them, we particular emphasize Judith Butler,
Philosopher who became known by you Queer Theory, that inquire about the binary and non
binary gender (male and female) which is imposed by society. Another theoretical base that
we choose as highly outstanding when we discuss about learning and criticality, in addition to
the quest for freedom in the education process was Paulo Freire7s Theory. He advocates for
the debate, as essential to build knowledge, and was greatly used to explain the Queer
Theory, this way promoting the critical thinking amongst the students. For him the
constructivist education became important as it brings theory and practical close together,
making possible contextualization of knowledge and developing autonomy of students. With
the use of questionnaires methodology in this research was possible to observe the
importance of debating this subject. In addition, as questionnaires are objectives they make it
easier the comparison of results of questionnaires applied before the classes about the Queer
Theory with the ones applied after these classes, where the majority of the students took up in
a positive way about the Queer Theory topic. Thus, I could identify that the topic should and
must be debated and is also welcome by the students, where all participate in a constructive
way based on their own experiences. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37734 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-16T18:09:27Z |
|
dc.date.available |
2024-09-06 |
|
dc.date.available |
2024-09-16T18:09:27Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEÃO, Sandra Carolina de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Queer theory in the teaching of Sociology: a challenging proposal |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEÃO, Sandra Carolina de Oliveira. A teoria Queer no ensino de Sociologia: uma proposta desafiadora. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente trabajo tiene como objetivo la inserción de la Teoria Queer en la
enseflanza de sociologia para el nivel de estudio medio de Educación de Jóvenes y Adultos
(de aqui en adelante “EJA”), en la Escuela “Profesora Antonia Rangel de Farias”, ubicada en
la ciudad de João Pessoa. Para la investigación se utilizaron como instrumentos cuestionários
objetivos, aulas expositivas y espacios de diálogo. Dicho ensayo fue realizado en el nivel de
enseflanza de EJA, segmento de la escuela donde ejerzo. El tema “Teoria de queer”, fue
elegido al percibir la necesidad de debatir las diversidades sexuales y de género existentes en
la sociedad y consecuentemente en la escuela. Diversidad presente en la enseflanza de EJA en
sus más diversas expresiones como asi también en los propios estudiantes y que surgen de la
propia convivencia en lo cotidiano. Como marco teórico fue utilizada Judith Butler, filósofa
conocida por su teoria queer, que cuestiona la idea binaria y fija de género impuesta por la
sociedad. Según Butler, el género es una construcción social y cultural, no biológica. Otro
referente en la temática, que no puede faltar al analizar la construcción del aprendizaje y la
criticidad proporcionada por la teoria Queer, fue Paulo Freire. Él defiende el diálogo como
herramienta fundamental para la construcción de conocimiento siendo éste muy utilizado en
el desarrollo de la teoria queer fomentando asi la consciencia critica de los estudiantes. Para
él, la educación constructivista se tornó importante porque aproxima la teoria de la práctica,
posibilita la contextualización del conocimiento y contribuye a desarrollar la autonomia de
los estudiantes. La metodologia definida de utilizar cuestionarios en la presente investigación,
posibilitó observar la importancia de debatir sobre el tema. Permitiendo por otro lado ser
objetivos y facilitan la comparación de los resultados obtenidos entre los realizados antes y
después de aplicar la teoria queer, pudiendo observar el posicionamiento por parte de los
estudiantes a los contenidos de dicha teoria. Analizando el proceso y recogiendo los
resultados consegui realizar el diagnóstico y concluir que el tema puede y debe ser debatido,
siendo además muy bien recibido por los estudiantes, donde todos, todas y todes participan de
manera constructivas a partir de sus propias vivencias y experiencias. |
pt_BR |