DSpace/Manakin Repository

A teoria Queer no ensino de Sociologia: uma proposta desafiadora

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEÃO, S. C. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9889113289471514 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Tania Regia Filgueiras de
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, T. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8611716751922688 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARVALHO, Eneida Oliveira Dornellas de.
dc.contributor.referee2 VILLOTA, Jose Maria de Jesus Izquierdo.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo a inserção da Teoria Queer no ensino de sociologia (ensino médio e EJA( educação de jovens e adultos)) na Escola Professora Antonia Rangel de Farias, situada em João Pessoa. Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa em que foram aplicados questionários objetivos e aulas expositivas e dialogadas. A atuação desse ensaio foi no ensino da EJA, segmento da escola onde estou lotada desde 2018 como professora de Sociologia. Porém meu ingresso na |Rede Estadual como professora de ensino básico aconteceu no ano de 2012, no concurso de 2008, onde o Estado da Paraíba preencheu mais de 200 vagas para disciplina de sociologia e filosofia se adequando a lei nº 11684/2008.0 tema da Teoria queer foi escolhido por percebermos a necessidade de se debater as diversidades sexuais e de gêneros existentes na sociedade e, consequentemente, na escola. Tais diversidades estão presentes no ensino da EJA nas mais diversas expressões e também necessidades dos próprios estudantes por terem este tipo de vivência no cotidiano. Como referencial teórico selecionamos alguns poucos autores que pesquisam sobre a temática de gênero e sexualidade. Entre eles, destacamos Judith Butler, filósofa que se tornou conhecida por sua teoria queer, que questiona a ideia binária e fixa de gênero (masculino e feminino) que a sociedade impõe. Outra base teórica que elegemos como muito relevante por falarmos da construção do aprendizado e da criticidade, e também da busca da liberdade no processo educativo foi a teoria de Paulo Freire. Ele defende o diálogo como essencial para a construção do conhecimento que foi muito utilizado na explanação da teoria queer e assim fomentando a consciência crítica dos estudantes. Para ele a educação construtivista, se tornou importante porque aproxima a teoria da prática, possibilita a contextualização do conhecimento e desenvolve a autonomia dos estudantes.Com a metodologia dos usos dos questionários utilizada nesta pesquisa foi possível observar a importância do debate sobre o tema. Além disso, os questionários por serem objetivos facilitaram a comparação dos resultados dos primeiros questionários, aplicados antes das aulas sobre teoria queer e os questionários utilizados após as aulas, onde a maioria dos estudantes se posicionaram de forma positiva para o conteúdo da teoria queer. Com isso pude diagnosticar que o tema pode e deve ser debatido e também é bem recebido pelos estudantes, onde todos, todas e todes participam de forma construtiva a partir de suas vivências pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title A teoria Queer no ensino de Sociologia: uma proposta desafiadora pt_BR
dc.date.issued 2023-06-29
dc.description.abstract This dissertation objective is the insertion of the Queer Theory in the Sociology Education ( High School and EJA ( “Youth and Adults Education” — Translated from the Original Portuguese abbreviation )) at Professor Antonia Rangel de Farias School, located at João Pessoa. For this purpose, was conducted a research where objectives questionnaires, expositorv and debated lessons were conducted. The performance of this experiment was carried out in the EJA Schooling, segment of the School where I have been assigned since 2018 as a Sociology Teacher. Although my admission in the State Schooling System as High School Teacher was in 2012, through the Public Tender in 2008, where the Paraiba State filled up more than 200 positions in Sociology and Philosophy courses according to the Act N. 11684/2008. The subject of the Queer Theory was chosen as we perceived the need to debate sex and gender diversity existents in our society, and therefore at school. This diversity is present at EJA School in many different manifestations and needs of students as they have this experience daily. As a theory reference we selected few authors who do research about gender and sex topics. Among them, we particular emphasize Judith Butler, Philosopher who became known by you Queer Theory, that inquire about the binary and non binary gender (male and female) which is imposed by society. Another theoretical base that we choose as highly outstanding when we discuss about learning and criticality, in addition to the quest for freedom in the education process was Paulo Freire7s Theory. He advocates for the debate, as essential to build knowledge, and was greatly used to explain the Queer Theory, this way promoting the critical thinking amongst the students. For him the constructivist education became important as it brings theory and practical close together, making possible contextualization of knowledge and developing autonomy of students. With the use of questionnaires methodology in this research was possible to observe the importance of debating this subject. In addition, as questionnaires are objectives they make it easier the comparison of results of questionnaires applied before the classes about the Queer Theory with the ones applied after these classes, where the majority of the students took up in a positive way about the Queer Theory topic. Thus, I could identify that the topic should and must be debated and is also welcome by the students, where all participate in a constructive way based on their own experiences. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37734
dc.date.accessioned 2024-09-16T18:09:27Z
dc.date.available 2024-09-06
dc.date.available 2024-09-16T18:09:27Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Sociology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEÃO, Sandra Carolina de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Queer theory in the teaching of Sociology: a challenging proposal pt_BR
dc.identifier.citation LEÃO, Sandra Carolina de Oliveira. A teoria Queer no ensino de Sociologia: uma proposta desafiadora. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo tiene como objetivo la inserción de la Teoria Queer en la enseflanza de sociologia para el nivel de estudio medio de Educación de Jóvenes y Adultos (de aqui en adelante “EJA”), en la Escuela “Profesora Antonia Rangel de Farias”, ubicada en la ciudad de João Pessoa. Para la investigación se utilizaron como instrumentos cuestionários objetivos, aulas expositivas y espacios de diálogo. Dicho ensayo fue realizado en el nivel de enseflanza de EJA, segmento de la escuela donde ejerzo. El tema “Teoria de queer”, fue elegido al percibir la necesidad de debatir las diversidades sexuales y de género existentes en la sociedad y consecuentemente en la escuela. Diversidad presente en la enseflanza de EJA en sus más diversas expresiones como asi también en los propios estudiantes y que surgen de la propia convivencia en lo cotidiano. Como marco teórico fue utilizada Judith Butler, filósofa conocida por su teoria queer, que cuestiona la idea binaria y fija de género impuesta por la sociedad. Según Butler, el género es una construcción social y cultural, no biológica. Otro referente en la temática, que no puede faltar al analizar la construcción del aprendizaje y la criticidad proporcionada por la teoria Queer, fue Paulo Freire. Él defiende el diálogo como herramienta fundamental para la construcción de conocimiento siendo éste muy utilizado en el desarrollo de la teoria queer fomentando asi la consciencia critica de los estudiantes. Para él, la educación constructivista se tornó importante porque aproxima la teoria de la práctica, posibilita la contextualización del conocimiento y contribuye a desarrollar la autonomia de los estudiantes. La metodologia definida de utilizar cuestionarios en la presente investigación, posibilitó observar la importancia de debatir sobre el tema. Permitiendo por otro lado ser objetivos y facilitan la comparación de los resultados obtenidos entre los realizados antes y después de aplicar la teoria queer, pudiendo observar el posicionamiento por parte de los estudiantes a los contenidos de dicha teoria. Analizando el proceso y recogiendo los resultados consegui realizar el diagnóstico y concluir que el tema puede y debe ser debatido, siendo además muy bien recibido por los estudiantes, donde todos, todas y todes participan de manera constructivas a partir de sus propias vivencias y experiencias. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta