dc.creator.ID |
LOPES, A. I. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4448496626469088 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6492366302935662 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CALDAS, Patrícia Trindade. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Allan Gustavo Freire da. |
|
dc.description.resumo |
Nas últimas décadas aconteceu uma inversão de valores na política de mobilidade urbana,
quando o foco da gestão municipal se tornou os motoristas, em detrimento aos pedestres. No
intuito de retomar a leitura das cidades para as pessoas, essa dissertação objetivou analisar a
caminhabilidade sob a perspectiva do pedestre. Para tanto, foram desenvolvidos três artigos
científicos. O primeiro, realiza uma revisão bibliométrica, no intuito de verificar os estudos
acerca de modelos de caminhabilidade no período que compreende de 1945 a 2022. Além das
principais características da produção científica a respeito do tema, a pesquisa mostra que
apenas 11% dos modelos de caminhabilidade encontrados considerou a ótica do pedestre, os
quais serviram de input para o segundo artigo. O segundo artigo avaliou as dimensões e
variáveis para avaliar as condições de caminhabilidade nos diversos espaços urbanos. Para
isso, realizou-se uma revisão dos modelos de caminhabilidade na WOS, permitindo identificar
as principais dimensões e variáveis da caminhabilidade nos diversos espaços urbanos.
Compreendendo quais os modelos e as principais dimensões e variáveis para o estudo da
caminhabilidade nos centros urbanos, o terceiro artigo, avaliou as condições de
caminhabilidade na região central na cidade de Campina Grande– PB, sob a perspectiva dos
pedestres. A pesquisa apresentou que as dimensões função urbana e conforto foram as que
mais apresentaram pontos críticos e as dimensões conectividade e atributos da rota obtiveram
avaliações positivas. Os resultados indicaram que para fomentar a caminhabilidade e uso dos
meios de transporte sustentáveis são necessárias políticas de mobilidade urbana voltadas para
as pessoas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Caminhabilidade em vias urbanas: uma análise sob a perspectiva do pedestre |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-04-01 |
|
dc.description.abstract |
In recent decades, there has been an inversion of values in urban mobility policy, when the
focus of municipal management became drivers, to the detriment of pedestrians. In order to
resume the understanding of cities for people, this dissertation aimed to analyze walkability
from the pedestrian's perspective. To this end, three scientific articles were developed. The
first, carries out a bibliometric review, with the aim of verifying studies on walkability models
in the period from 1945 to 2022. In addition to the main characteristics of scientific
production on the subject, the research shows that only 11% of walkability models walkability
found considered the pedestrian's perspective, which served as input for the second article.
The second article evaluated the dimensions and variables to evaluate walkability conditions
in different urban spaces. To this end, a review of the walkability models in WOS was carried
out, allowing the main dimensions and variables of walkability in different urban spaces to be
identified. Understanding the models and the main dimensions and variables for studying
walkability in urban centers, the third article evaluated walkability conditions in the central
region of the city of Campina Grande– PB, from the perspective of pedestrians. The research
showed that the urban function and comfort dimensions were the ones that presented the most
critical points and the connectivity dimensions and route attributes obtained positive
evaluations. The results indicated that to promote walkability and the use of sustainable
means of transport, urban mobility policies aimed at people are necessary. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37740 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-17T12:02:09Z |
|
dc.date.available |
2024-09-17 |
|
dc.date.available |
2024-09-17T12:02:09Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Perspectiva do pedestre |
pt_BR |
dc.subject |
Pedestre |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo de caminhabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Pedestrian perspective |
pt_BR |
dc.subject |
Pedestrian |
pt_BR |
dc.subject |
Walkability model |
pt_BR |
dc.subject |
Urban management |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Ana Isabelle Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Walkability on urban roads: an analysis from the perspective of pedestrian |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Ana Isabelle Gomes. Caminhabilidade em vias urbanas: uma análise sob a perspectiva do pedestre. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |