DSpace Repository

Caminhabilidade em vias urbanas: uma análise sob a perspectiva do pedestre

Show simple item record

dc.creator.ID LOPES, A. I. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4448496626469088 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
dc.contributor.advisor1ID VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6492366302935662 pt_BR
dc.contributor.referee1 CALDAS, Patrícia Trindade.
dc.contributor.referee2 SILVA, Allan Gustavo Freire da.
dc.description.resumo Nas últimas décadas aconteceu uma inversão de valores na política de mobilidade urbana, quando o foco da gestão municipal se tornou os motoristas, em detrimento aos pedestres. No intuito de retomar a leitura das cidades para as pessoas, essa dissertação objetivou analisar a caminhabilidade sob a perspectiva do pedestre. Para tanto, foram desenvolvidos três artigos científicos. O primeiro, realiza uma revisão bibliométrica, no intuito de verificar os estudos acerca de modelos de caminhabilidade no período que compreende de 1945 a 2022. Além das principais características da produção científica a respeito do tema, a pesquisa mostra que apenas 11% dos modelos de caminhabilidade encontrados considerou a ótica do pedestre, os quais serviram de input para o segundo artigo. O segundo artigo avaliou as dimensões e variáveis para avaliar as condições de caminhabilidade nos diversos espaços urbanos. Para isso, realizou-se uma revisão dos modelos de caminhabilidade na WOS, permitindo identificar as principais dimensões e variáveis da caminhabilidade nos diversos espaços urbanos. Compreendendo quais os modelos e as principais dimensões e variáveis para o estudo da caminhabilidade nos centros urbanos, o terceiro artigo, avaliou as condições de caminhabilidade na região central na cidade de Campina Grande– PB, sob a perspectiva dos pedestres. A pesquisa apresentou que as dimensões função urbana e conforto foram as que mais apresentaram pontos críticos e as dimensões conectividade e atributos da rota obtiveram avaliações positivas. Os resultados indicaram que para fomentar a caminhabilidade e uso dos meios de transporte sustentáveis são necessárias políticas de mobilidade urbana voltadas para as pessoas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Caminhabilidade em vias urbanas: uma análise sob a perspectiva do pedestre pt_BR
dc.date.issued 2024-04-01
dc.description.abstract In recent decades, there has been an inversion of values in urban mobility policy, when the focus of municipal management became drivers, to the detriment of pedestrians. In order to resume the understanding of cities for people, this dissertation aimed to analyze walkability from the pedestrian's perspective. To this end, three scientific articles were developed. The first, carries out a bibliometric review, with the aim of verifying studies on walkability models in the period from 1945 to 2022. In addition to the main characteristics of scientific production on the subject, the research shows that only 11% of walkability models walkability found considered the pedestrian's perspective, which served as input for the second article. The second article evaluated the dimensions and variables to evaluate walkability conditions in different urban spaces. To this end, a review of the walkability models in WOS was carried out, allowing the main dimensions and variables of walkability in different urban spaces to be identified. Understanding the models and the main dimensions and variables for studying walkability in urban centers, the third article evaluated walkability conditions in the central region of the city of Campina Grande– PB, from the perspective of pedestrians. The research showed that the urban function and comfort dimensions were the ones that presented the most critical points and the connectivity dimensions and route attributes obtained positive evaluations. The results indicated that to promote walkability and the use of sustainable means of transport, urban mobility policies aimed at people are necessary. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37740
dc.date.accessioned 2024-09-17T12:02:09Z
dc.date.available 2024-09-17
dc.date.available 2024-09-17T12:02:09Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Perspectiva do pedestre pt_BR
dc.subject Pedestre pt_BR
dc.subject Modelo de caminhabilidade pt_BR
dc.subject Gestão urbana pt_BR
dc.subject Pedestrian perspective pt_BR
dc.subject Pedestrian pt_BR
dc.subject Walkability model pt_BR
dc.subject Urban management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Ana Isabelle Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Walkability on urban roads: an analysis from the perspective of pedestrian pt_BR
dc.identifier.citation LOPES, Ana Isabelle Gomes. Caminhabilidade em vias urbanas: uma análise sob a perspectiva do pedestre. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account