DSpace/Manakin Repository

A trajetória do evadido no Curso de Ciência da Computação da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, E. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7849005120818573 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.advisor1ID BRASILEIRO, F. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.referee1ID CAMPOS, L. M. R. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 pt_BR
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2ID MASSONI, T. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3563923906851611 pt_BR
dc.description.resumo A evasão é um dos maiores problemas do ensino superior público brasileiro, representando um grande desperdício de recursos, como também uma grande perda social. Há muitos estudos sobre causas e soluções para este problema, porém sabe-se pouco sobre as trajetórias seguidas por esses alunos após a evasão, para entender melhor a extensão dessas perdas. Em particular, para profissões ligadas à área de Tecnologia da Informação, que não possuem regulamentação no Brasil, não é necessário uma formação superior para ingressar no mercado, possibilitando que pessoas que não finalizaram seus cursos sejam absorvidas. Nesse contexto, este trabalho pretendeu mapear as trajetórias seguidas pelos evadidos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, a fim de verificar em que medida os recursos investidos foram realmente desperdiçados. Foi apresentada uma análise preliminar, quantitativa, utilizando a base de dados da instituição, identificando grupos e suas características. Posteriormente, dados profissionais e acadêmicos foram coletados da rede social Linkedin, agregando informações aos grupos encontrados. A partir da análise qualitativa dessas informações, a pesquisa mostrou que parte dos alunos utilizam os conhecimentos adquiridos no curso, seja assumindo cargos na área de tecnologia da informação, seja em outros cursos de graduação similares. Esses resultados, de certa forma, desmistificam a ideia de que os recursos alocados para alunos que evadem de um curso de graduação em Ciência da Computação são integralmente perdidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title A trajetória do evadido no Curso de Ciência da Computação da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-30
dc.description.abstract Dropout rates are one of the biggest problems in Brazilian public higher education, representing a huge waste of resources and a major social loss. There are many studies on the causes and solutions to this problem, but little is known about the trajectories followed by these students after dropping out, to better understand the extent of these losses. In particular, for professions related to the area of Information Technology, which are not regulated in Brazil, a higher education degree is not required to enter the market, allowing people who did not complete their courses to be absorbed. In this context, this study aimed to map the trajectories followed by dropouts from the Computer Science course at the Federal University of Campina Grande, in order to verify to what extent the invested resources were actually wasted. A preliminary, quantitative analysis was presented, using the institution's database, identifying groups and their characteristics. Later, professional and academic data were collected from the social network Linkedin, adding information to the groups found. Based on the qualitative analysis of this information, the research showed that some students use the knowledge acquired in the course, either by taking on positions in the area of information technology or in other similar undergraduate courses. These results, in a way, demystify the idea that the resources allocated to students who drop out of an undergraduate course in Computer Science are completely lost. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37774
dc.date.accessioned 2024-09-17T19:33:04Z
dc.date.available 2024-09-17
dc.date.available 2024-09-17T19:33:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Evasão - Ensino Superior pt_BR
dc.subject Ciência da Computação pt_BR
dc.subject Universidade Federal de Campina Grande - UFCG pt_BR
dc.subject Dropout - Higher Education pt_BR
dc.subject Computer Science pt_BR
dc.subject Federal University of Campina Grande - UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Eduardo Pereira dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The trajectory of the dropout in the Computer Science Course at UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Eduardo Pereira dos. A trajetória do evadido no Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2022. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37774 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta