DSpace/Manakin Repository

Programming Courses: plataforma de apoio ao ensino de programação.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CANUTO, K. M. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3194346444258478 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Maxwell Guimarães de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9070169649750195 pt_BR
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2ID MASSONI, T. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3563923906851611 pt_BR
dc.description.resumo Aprender lógica e programação pode ser essencial para começar bem um curso de graduação em computação. Atual-mente, o aprendizado de programação tem incentivado pessoas com distintos interesses, seja na área tecnológica profissionalmente, ou apenas por curiosidade e vontade de adquirir novos conhecimentos. Já existem plataformas que buscam apoiar o ensino de programação, porém em sua maioria com pouco material de estudo, disponibilidade limitada, sem testes práticos, entre outros problemas. Tendo em vista estas lacunas, propusemos a plataforma Programming Courses, que busca auxiliar e incentivar, de forma interativa, o aprendizado de programação introdutória. Ele permite que sejam criados cursos de programação em Python [1], utilizando diferentes recursos. Dentre eles, podemos citar: módulos de materiais didáticos, questões de múltipla escolha, recomendações de materiais complementares e testes automáticos, que também conta com o auxílio de um oráculo para validar entradas e saídas propostas pelo aluno. Além destas, há funcionalidades de gamificação, já disponíveis na maioria das plataformas, como pontuação, recompensas e dicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Programming Courses: plataforma de apoio ao ensino de programação. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-30
dc.description.abstract Learning logic and programming can be essential to start a computer science degree well. Currently, learning programming has encouraged people with different interests, whether in the technology field professionally, or simply out of curiosity and desire to acquire new knowledge. There are already platforms that seek to support the teaching of programming, but most of them have little study material, limited availability, no practical tests, among other problems. In view of these gaps, we proposed the Programming Courses platform, which seeks to assist and encourage, in an interactive way, the learning of introductory programming. It allows programming courses to be created in Python [1], using different resources. Among them, we can mention: modules of teaching materials, multiple-choice questions, recommendations of complementary materials and automatic tests, which also have the help of an oracle to validate inputs and outputs proposed by the student. In addition to these, there are gamification features, already available on most platforms, such as scoring, rewards and tips. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37777
dc.date.accessioned 2024-09-17T20:29:53Z
dc.date.available 2024-09-17
dc.date.available 2024-09-17T20:29:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Programação pt_BR
dc.subject Curso de Programação pt_BR
dc.subject Testes Automáticos pt_BR
dc.subject Ferramentas de Apoio ao Ensino pt_BR
dc.subject Oráculo pt_BR
dc.subject Python pt_BR
dc.subject Programação Introdutória pt_BR
dc.subject Programming Teaching pt_BR
dc.subject Programming Course pt_BR
dc.subject Automatic Tests pt_BR
dc.subject Teaching Support Tools pt_BR
dc.subject Oracle pt_BR
dc.subject Introductory Programming pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CANUTO, Kleberson Matheus Cunha Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Programming Courses: platform to support programming teaching. pt_BR
dc.identifier.citation CANUTO, Kleberson Matheus Cunha Silva. Programming Courses: plataforma de apoio ao ensino de programação. 2022. 10 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37777 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta