DSpace/Manakin Repository

Elicitação de requisitos para maior engajamento de usuários autistas em jogos educacionais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CADENA, R. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOURA, José Antão Beltrão.
dc.contributor.advisor1ID MOURA, J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3572375884177951 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Everton Leandro Galdino.
dc.contributor.referee1ID ALVES, E. L. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2793969744497453 pt_BR
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2ID MASSONI, T. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3563923906851611 pt_BR
dc.description.resumo A utilização de softwares na gamificação do acompanhamento psicoeducacional de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) esbarra na difícil missão de criar um software capaz de atingir objetivos terapêuticos e, simultaneamente, obter o interesse do usuário autista. A dificuldade de socialização do autista dificulta a aplicação dos métodos tradicionais de elicitação de requisitos. Portanto, para melhor desenvolver um software voltado a este público, este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a adequação das metodologias tradicionais de elicitação de requisitos de software, adicionando sugestões baseadas na experiência clínica de profissionais da saúde, para apontar técnica(s) - existente(s) ou suas combinações - que possibilitem mais facilmente a captação dos interesses e motivações de crianças autistas para a criação de aplicativos de software para estas crianças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Elicitação de requisitos para maior engajamento de usuários autistas em jogos educacionais. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-21
dc.description.abstract The use of software in the gamification of psycho-educational support for children with Autism Spectrum Disorder (ASD) faces the difficult task of creating software capable of achieving therapeutic goals and simultaneously securing the autistic user interest. The difficulty of autistic socialization challenges the use of traditional methods of software requirements elicitation. Therefore, in order to better develop software aimed at this audience, this Course Conclusion Work analyzes the adequacy of traditional methods of elicitation, adding suggestions based on the clinical experience of health professionals, to point technique(s) - existing ones or their combinations - that may more easily enable the capture of interests and motivations of autistic children for the creation of applications having them as target audience. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37795
dc.date.accessioned 2024-09-18T12:26:16Z
dc.date.available 2024-09-18
dc.date.available 2024-09-18T12:26:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Elicitação de Requisitos de Software pt_BR
dc.subject Ludificação pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Jogos Educacionais - Usuários Autistas pt_BR
dc.subject Software Requirements Elicitation pt_BR
dc.subject Ludification pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Educational Games - Autistic Users pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CADENA, Rafael de Paula.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Elicitation of requirements for greater engagement of autistic users in educational games. pt_BR
dc.identifier.citation CADENA, Rafael de Paula. Elicitação de requisitos para maior engajamento de usuários autistas em jogos educacionais. 2019. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta