dc.creator.ID |
SILVA, E. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5165149277805329 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6964593101151807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Severino Bezerra. |
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dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Melânia Mendonça. |
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dc.description.resumo |
Esta dissertação de mestrado vincula-se à Linha de Pesquisa <História da Educação, Gestão e
Políticas Educacionais= do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
de Campina Grande, e ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de
Professores(as) e Práticas Pedagógicas (NUPEFORP). O estudo tem como objeto de
investigação a contribuição da Educação Popular na Formação da Juventude dos
Assentamentos de Sossego, na Paraíba. O interesse em pesquisar acerca dessa problemática
justifica-se pela prática que tenho como educador popular na Comissão Pastoral da Terra –
CPT. A pesquisa em questão tem como objetivo geral analisar a contribuição da Educação
Popular na formação da juventude assentada para o fortalecimento da identidade vinculada à
luta pela terra no município de Sossego, na Paraíba, dialogam com os princípios da Educação
Popular e da Educação do Campo; e, especificamente: refletir sobre a luta pela terra como
constituidora da identidade social da juventude assentada; identificar quais as finalidades
sociais e formativas do trabalho de Educação Popular realizado com a juventude assentada;
identificar, a partir da visão da juventude assentada, a contribuição do trabalho educativo para
sua auto-organização. Quanto ao caminho metodológico, a pesquisa participante, numa
abordagem do Materialismo Histórico-dialético, orientou nossa fundamentação teórica e os
caminhos de produção e análise dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos entre
jovens dos assentamentos (Campos Novos, São Luís, Padre Assis), camponeses assentados e
educadores da Comissão Pastoral da Terra. Como instrumento de produção de dados,
utilizamos a metodologia da triangulação que se constituiu de: a) estudo exploratório, para
levantamento de dados secundários e da produção acadêmica acerca da temática; b) análise
documental: material produzido pela entidade formadora; c) Entrevista semiestruturadas, para
compreendermos a concepção de educação e as finalidades educativas da entidade; e d) rodas
de conversa com os jovens assentados para identificar sua visão sobre a contribuição do
processo formativo. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, na
perspectiva da análise temática proposta por Bardin (1977). O estudo evidenciou a influência
da Educação Popular no incentivo ao senso crítico dos jovens nos processos de escolarização,
a importância desse processo educativo para as novas gerações favorece aos jovens um
sentimento de pertencimento a uma classe, que luta pela terra e pela agroecologia. Pertencem a
um lugar de visibilidade de suas vozes, de seus fazeres com e na terra; na participação e nas
proposições de seus projetos de vida, entendendo a organização enquanto uma estratégia
necessária para assegurar este pertencimento e sua permanência na terra. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Trilhas da educação popular: a juventude assentada nos caminhos do roçado e na auto-organização |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-12-07 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37802 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-18T12:39:59Z |
|
dc.date.available |
2024-09-18 |
|
dc.date.available |
2024-09-18T12:39:59Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Assentamentos (Campos Novos, São Luiz e Padre Assis) |
pt_BR |
dc.subject |
Comissão Pastoral da Terra |
pt_BR |
dc.subject |
Juventude Assentada |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Popular |
pt_BR |
dc.subject |
Asentamientos (Campos Novos, São Luís e Padre de Assis) |
pt_BR |
dc.subject |
Comisión Pastoral de la Tierra |
pt_BR |
dc.subject |
Juventud asentada |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Popular |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Emmanuel Barbosa da. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Trails of popular education: the youth settled on the paths of the mowing and self-organization |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Emmanuel Barbosa da. Trilhas da educação popular: a juventude assentada nos caminhos do roçado e na auto-organização. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta disertación de maestría está vinculada a la Línea de Investigación <Historia de la
Educación, Gestión y Políticas Educativas= del Programa de Posgrado en Educación de la
Universidad Federal de Campina Grande, y al Centro de Estudios e Investigaciones en
Educación Rural, Formación de Profesores y Prácticas Pedagógicos (NUPEFORP). La
pregunta orientadora de este estudio fue comprender e entender cuál fue la contribución de la
Educación Popular en la Formación de Jóvenes en los Asentamientos del municipio de Sossego,
localizados en el Estado de Paraíba, Brasil. El interés por responder esa pregunta se nasce, a
partir de mi vivencia como educador popular en la Comisión Pastoral de la Tierra – CPT. De
esta manera, el objetivo general del estudio fue analizar la contribución de la Educación
Popular en la formación de los jóvenes asentados en el fortalecimiento de la identidad vinculada
a la lucha por la tierra en el municipio de Sossego, en Paraíba, en diálogo con los principios de
la Educación Popular y Educación del Campo, teniendo como objetivos específicos: a)
reflexionar sobre la lucha por la tierra como elemento constituyente de la identidad social de la
juventud asentada; b) identificar los fines sociales y formativos del trabajo de Educación
Popular realizado con la juventud asentada y c) identificar, desde la perspectiva de la juventud
asentada, el aporte del trabajo educativo a su autoorganización. En cuanto al camino
metodológico, se adoptó la investigación participativa, en una aproximación al Materialismo
Histórico-dialéctico que guiaron nuestra fundamentación teórica, los caminos de producción y
análisis de datos. Los sujetos de la investigación fueron seleccionados entre jóvenes de los
asentamientos (Campos Novos, São Luís, Padre Assis); campesinos asentados y educadores de
la Comisión Pastoral de la Tierra. Como instrumento de producción de datos se utilizó la
metodología de triangulación que consistió en: a) estudio exploratorio, para recolectar datos
secundarios y producción académica sobre el tema; b) análisis documental (material elaborado
por la entidad formadora); c) Entrevistas semiestructuradas, para comprender la concepción de
la educación y los fines educativos que tiene la entidad y d) círculos de conversación con
jóvenes colonos para identificar su visión sobre el aporte del proceso de formación. Para
analizar los datos se utilizó la técnica de Análisis de Contenido, desde la perspectiva del análisis
temático propuesta por Bardin (1977). El estudio revelo la influencia de la Educación Popular
en el fomento del pensamiento crítico de los jóvenes en el proceso de escolarización; la
importancia del proceso educativo para las nuevas generaciones de los jóvenes y el desarrollo
de un sentimiento de pertenencia a una clase que lucha por la tierra y la agroecología. A demás
de eso, evidenció, la expresión de perteneciente a un lugar de visibilidad de sus voces, de sus
acciones con y sobre la tierra; la participación y en las propuestas de sus proyectos de vida,
entendiendo la organización como una estrategia necesaria para asegurar esa pertenencia y su
permanencia en la tierra. |
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