DSpace Repository

Trilhas da educação popular: a juventude assentada nos caminhos do roçado e na auto-organização

Show simple item record

dc.creator.ID SILVA, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5165149277805329 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6964593101151807 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Severino Bezerra.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Melânia Mendonça.
dc.description.resumo Esta dissertação de mestrado vincula-se à Linha de Pesquisa <História da Educação, Gestão e Políticas Educacionais= do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande, e ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores(as) e Práticas Pedagógicas (NUPEFORP). O estudo tem como objeto de investigação a contribuição da Educação Popular na Formação da Juventude dos Assentamentos de Sossego, na Paraíba. O interesse em pesquisar acerca dessa problemática justifica-se pela prática que tenho como educador popular na Comissão Pastoral da Terra – CPT. A pesquisa em questão tem como objetivo geral analisar a contribuição da Educação Popular na formação da juventude assentada para o fortalecimento da identidade vinculada à luta pela terra no município de Sossego, na Paraíba, dialogam com os princípios da Educação Popular e da Educação do Campo; e, especificamente: refletir sobre a luta pela terra como constituidora da identidade social da juventude assentada; identificar quais as finalidades sociais e formativas do trabalho de Educação Popular realizado com a juventude assentada; identificar, a partir da visão da juventude assentada, a contribuição do trabalho educativo para sua auto-organização. Quanto ao caminho metodológico, a pesquisa participante, numa abordagem do Materialismo Histórico-dialético, orientou nossa fundamentação teórica e os caminhos de produção e análise dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos entre jovens dos assentamentos (Campos Novos, São Luís, Padre Assis), camponeses assentados e educadores da Comissão Pastoral da Terra. Como instrumento de produção de dados, utilizamos a metodologia da triangulação que se constituiu de: a) estudo exploratório, para levantamento de dados secundários e da produção acadêmica acerca da temática; b) análise documental: material produzido pela entidade formadora; c) Entrevista semiestruturadas, para compreendermos a concepção de educação e as finalidades educativas da entidade; e d) rodas de conversa com os jovens assentados para identificar sua visão sobre a contribuição do processo formativo. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, na perspectiva da análise temática proposta por Bardin (1977). O estudo evidenciou a influência da Educação Popular no incentivo ao senso crítico dos jovens nos processos de escolarização, a importância desse processo educativo para as novas gerações favorece aos jovens um sentimento de pertencimento a uma classe, que luta pela terra e pela agroecologia. Pertencem a um lugar de visibilidade de suas vozes, de seus fazeres com e na terra; na participação e nas proposições de seus projetos de vida, entendendo a organização enquanto uma estratégia necessária para assegurar este pertencimento e sua permanência na terra. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Trilhas da educação popular: a juventude assentada nos caminhos do roçado e na auto-organização pt_BR
dc.date.issued 2023-12-07
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37802
dc.date.accessioned 2024-09-18T12:39:59Z
dc.date.available 2024-09-18
dc.date.available 2024-09-18T12:39:59Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Assentamentos (Campos Novos, São Luiz e Padre Assis) pt_BR
dc.subject Comissão Pastoral da Terra pt_BR
dc.subject Juventude Assentada pt_BR
dc.subject Educação Popular pt_BR
dc.subject Asentamientos (Campos Novos, São Luís e Padre de Assis) pt_BR
dc.subject Comisión Pastoral de la Tierra pt_BR
dc.subject Juventud asentada pt_BR
dc.subject Educación Popular pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Emmanuel Barbosa da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Trails of popular education: the youth settled on the paths of the mowing and self-organization pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Emmanuel Barbosa da. Trilhas da educação popular: a juventude assentada nos caminhos do roçado e na auto-organização. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR
dc.description.resumen Esta disertación de maestría está vinculada a la Línea de Investigación <Historia de la Educación, Gestión y Políticas Educativas= del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Campina Grande, y al Centro de Estudios e Investigaciones en Educación Rural, Formación de Profesores y Prácticas Pedagógicos (NUPEFORP). La pregunta orientadora de este estudio fue comprender e entender cuál fue la contribución de la Educación Popular en la Formación de Jóvenes en los Asentamientos del municipio de Sossego, localizados en el Estado de Paraíba, Brasil. El interés por responder esa pregunta se nasce, a partir de mi vivencia como educador popular en la Comisión Pastoral de la Tierra – CPT. De esta manera, el objetivo general del estudio fue analizar la contribución de la Educación Popular en la formación de los jóvenes asentados en el fortalecimiento de la identidad vinculada a la lucha por la tierra en el municipio de Sossego, en Paraíba, en diálogo con los principios de la Educación Popular y Educación del Campo, teniendo como objetivos específicos: a) reflexionar sobre la lucha por la tierra como elemento constituyente de la identidad social de la juventud asentada; b) identificar los fines sociales y formativos del trabajo de Educación Popular realizado con la juventud asentada y c) identificar, desde la perspectiva de la juventud asentada, el aporte del trabajo educativo a su autoorganización. En cuanto al camino metodológico, se adoptó la investigación participativa, en una aproximación al Materialismo Histórico-dialéctico que guiaron nuestra fundamentación teórica, los caminos de producción y análisis de datos. Los sujetos de la investigación fueron seleccionados entre jóvenes de los asentamientos (Campos Novos, São Luís, Padre Assis); campesinos asentados y educadores de la Comisión Pastoral de la Tierra. Como instrumento de producción de datos se utilizó la metodología de triangulación que consistió en: a) estudio exploratorio, para recolectar datos secundarios y producción académica sobre el tema; b) análisis documental (material elaborado por la entidad formadora); c) Entrevistas semiestructuradas, para comprender la concepción de la educación y los fines educativos que tiene la entidad y d) círculos de conversación con jóvenes colonos para identificar su visión sobre el aporte del proceso de formación. Para analizar los datos se utilizó la técnica de Análisis de Contenido, desde la perspectiva del análisis temático propuesta por Bardin (1977). El estudio revelo la influencia de la Educación Popular en el fomento del pensamiento crítico de los jóvenes en el proceso de escolarización; la importancia del proceso educativo para las nuevas generaciones de los jóvenes y el desarrollo de un sentimiento de pertenencia a una clase que lucha por la tierra y la agroecología. A demás de eso, evidenció, la expresión de perteneciente a un lugar de visibilidad de sus voces, de sus acciones con y sobre la tierra; la participación y en las propuestas de sus proyectos de vida, entendiendo la organización como una estrategia necesaria para asegurar esa pertenencia y su permanencia en la tierra. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account