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“Percepção da qualidade dos serviços turísticos e das práticas de sustentabilidade no maior são joão do mundo- PB: uma análise a partir do tourqual”

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dc.creator.ID de Lima, G. D. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3492618575046194 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem.
dc.contributor.advisor1ID MARACAJÁ, K. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5398977630029480 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MONDO, Tiago Savi.
dc.contributor.advisor-co1ID MONDO, T. S. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4895038668662504 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, Maria de Fátima.
dc.contributor.referee2 COSTA, Rui Augusto da.
dc.description.resumo O turismo de eventos demonstra-se uma atividade promissora, apresentando grande crescimento nos últimos anos e proporcionando o desenvolvimento e a geração de empregos. Considerando o aumento da competitividade e as novas exigências do mercado, a qualidade dos serviços prestados torna-se fundamental para o aumento da satisfação e fidelidade dos turistas, onde o diagnóstico da percepção turística sobre a qualidade percebida precisa ser inserido nas atividades desenvolvidas pelos diversos empreendimentos. O objetivo geral desta dissertação é analisar a qualidade percebida pelo visitante do Maior São João do Mundo- PB através do Tourqual e diagnosticar as percepções sobre sustentabilidade adotadas no evento. Para o desenvolvimento da pesquisa, no primeiro artigo foram realizados estudos bibliométricos no qual explorou-se em profundidade a literatura sobre a qualidade dos serviços no turismo de eventos, mapeando o desempenho científico. No segundo artigo busca-se conhecer a percepção dos turistas no ano de 2022, em relação à qualidade dos serviços no maior São João do Mundo, onde é feita a aplicação do modelo, que teve como instrumento de pesquisa um survey online. No terceiro artigo são analisadas as percepções dos turistas sobre a qualidade dos serviços e a sustentabilidade no Maior São João do Mundo em 2023, identificando os principais pontos que precisam ser aprimorados para aumentar o nível de satisfação dos visitantes. O estudo proporciona a criação de um portfólio teórico, bem como propõe a aplicação de um modelo de avaliação da qualidade dos serviços em um evento turístico. Os resultados revelam a crescente tendência de pesquisas na área, trazendo contribuições tanto para a pesquisa quanto para a prática, podendo servir de orientação para os gestores de eventos e demais atores envolvidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title “Percepção da qualidade dos serviços turísticos e das práticas de sustentabilidade no maior são joão do mundo- PB: uma análise a partir do tourqual” pt_BR
dc.date.issued 2024-03-24
dc.description.abstract Event tourism has proven to be a promising activity, showing great growth in recent years and providing development and job creation. Considering the increase in competitiveness and new market demands, the quality of services provided becomes fundamental for increasing tourist satisfaction and loyalty, where the diagnosis of tourist perception regarding perceived quality needs to be included in the activities carried out by the various enterprises. The general objective of this dissertation project is to analyze the quality perceived by visitors to Maior São João do Mundo- PB through Tourqual and diagnose the perceptions about sustainability adopted at the event. For the development of the research, in the first article bibliometric studies were carried out in which the literature on the quality of services in event tourism was explored in depth, mapping scientific performance. The second article seeks to understand the perception of tourists in the year 2022, in relation to the quality of services in the largest São João in the world, where the model is applied, which used an online survey as a research instrument. The third article analyzes tourists' perceptions about the quality of services and sustainability in the Greater São João in the World in 2023, identifying the main points that need to be improved to increase the level of visitor satisfaction. The study provides the creation of a theoretical portfolio, as well as proposing the application of a model for evaluating the quality of services in a tourist event. The results reveal the growing trend of research in the area, bringing contributions to both research and practice, and can serve as guidance for event managers and other actors involved. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37806
dc.date.accessioned 2024-09-18T17:59:49Z
dc.date.available 2024-09-18
dc.date.available 2024-09-18T17:59:49Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Turismo de eventos pt_BR
dc.subject Tourqual pt_BR
dc.subject Percepção turística pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Event tourism pt_BR
dc.subject Tourqual pt_BR
dc.subject Tourist perception pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Gabriela Dione Florêncio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "Perception of the quality of tourist services and sustainability practices in the largest São João in the world- PB: an analysis from tourqual" pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Gabriela Dione Florêncio de. “Percepção da qualidade dos serviços turísticos e das práticas de sustentabilidade no maior são joão do mundo- PB: uma análise a partir do tourqual”. 2024. 149 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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