DSpace/Manakin Repository

A programabilidade da competência argumentativa em diferentes componentes curriculares no ensino fundamental anos finais: análise da proposta da BNCC

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2503966986996309 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2 AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de.
dc.description.resumo Neste trabalho, focalizamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), atual documento norteador da Educação Básica no Brasil, que propõe, dentre as competências gerais prescritas para todos os componentes curriculares apresentados pelo documento, a competência argumentativa (a sétima competência geral). Em vista disso, esta pesquisa tem como ponto de partida o seguinte questionamento: Que proposta de programabilidade da competência argumentativa nos componentes curriculares Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências e História é apresentada pela BNCC do Ensino Fundamental - Anos Finais? A fim de responder a esse questionamento, a presente pesquisa objetiva investigar a proposta de programabilidade da competência argumentativa apresentada pela BNCC para o 9° ano, nos componentes curriculares Língua Inglesa, Ciências e História, e para o 6° ao 9° ano no componente Língua Portuguesa. Para alcançar esse objetivo, nos propusemos a: a) identificar os tipos de habilidades voltadas à abordagem da competência argumentativa nos componentes curriculares investigados; b) comparar as habilidades propostas nos componentes curriculares investigados; e c) analisar como a programabilidade das habilidades dos componentes curriculares apresentados pela BNCC do Ensino Fundamental Anos Finais concorre para o desenvolvimento da competência argumentativa. No que se refere aos fundamentos metodológicos, esta pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) (Kleiman, 1998; Oliveira, 2019), possui abordagem qualitativa e interpretativista, (Moreira; Caleffe, 2008; Silveira; Córdova, 2009), define-se como documental (Freitas, 2013; Grazziotin; Klaus; Pereira, 2022; Sá-Silva et al., 2009) e fundamenta-se no método de análise de conteúdo de Moraes (1999) para seleção e análise do corpus da pesquisa. No que se refere aos fundamentos teóricos, esta pesquisa baseia se em concepções e discussões pertencentes a três grandes eixos: no primeiro, focalizam-se as discussões acerca das propostas curriculares, dos conceitos de currículo (Sacristán, 2000; Silva, 2008; Silva, 2005) e da teoria da Transposição Didática (Chevallard, 1991, 2001; Petijean; 2008; Rafael, 2001), em específico a externa; no segundo, aborda-se a noção de competência (Macedo, 2002; Perrenoud, 1999, 2000) e também acerca da competência argumentativa (Santos; Azevedo, 2019; Ribeiro, 1999); no terceiro, destaca-se a argumentação a partir do modelo de dialogal Plantin (2008), da perspectiva discursiva (Amossy, 2020; Cavalcante et al., 2020) e no contexto escolar enquanto objeto de ensino/aprendizagem (Leitão, 2011; Pacífico, 2016). A partir da análise empreendida, os resultados apontam para programabilidade espiralada nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Língua Inglesa, e linear, nos componentes curriculares Ciências e História. Além disso, as habilidades indicam focos distintos na abordagem da argumentação: nos componentes Língua Portuguesa e Língua Inglesa, visa-se levar o aluno a aprender a argumentar em diversas situações discursivas; nos componentes Ciências e História, objetiva-se que os alunos argumentem para aprender acerca de alguns temas previamente indicados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Alimentos pt_BR
dc.title A programabilidade da competência argumentativa em diferentes componentes curriculares no ensino fundamental anos finais: análise da proposta da BNCC pt_BR
dc.date.issued 2023-11-23
dc.description.abstract In this investigation, we focus on the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC) (Brazil, 2018), the current guiding document for Basic Education in Brazil. This document proposes argumentative competence (the seventh general competence) among the general competencies prescribed for all curricular components. In view of this, this research has as its starting point the following question: What proposal for the programmability of argumentative competence in the curricular components Portuguese, English, Science and History is presented by the BNCC for the final years of Elementary Education (Ensino Fundamental)? In order to answer this question, this study aims to investigate the proposal for the programmability of argumentative competence presented by BNCC for the 9th year in the curricular components English language, Science and History, and for the 6th to the 9th year in the Portuguese component. To achieve this objective, we set out to: a) identify the types of skills aimed at argumentative competence in the investigated curricular components; b) compare the skills proposed in the investigated curricular components; and c) analyze how the programmability of the skills in the curricular components presented by the BNCC for the final years of Elementary Education contributes to the development of argumentative competence. Regarding methodology, this research is situated in the field of Applied Linguistics (LA) (Kleiman, 1998; Oliveira, 2019), has a qualitative and interpretive approach, (Moreira; Caleffe, 2008; Silveira; Córdova, 2009), is defined as documentary (Freitas, 2013; Grazziotin; Klaus; Pereira, 2022; Sá-Silva et al., 2009), and is based on Moraes' (1999) content analysis method for selection and analysis of the research corpus. Regarding theoretical framework, this investigation is based on concepts and discussions from three main axes: the first is focused on curricular proposals, curriculum concepts (Sacristán, 2000; Silva, 2008; Silva, 2005) and the theory of Didactic Transposition (Chevallard, 1991, 2001; Petijean; 2008; Rafael, 2001 ), specifically the external one; the second addresses the notion of competence (Macedo, 2002; Perrenoud, 1999, 2000) as well as argumentative competence (Santos; Azevedo, 2019; Ribeiro, 1999); and the third highlights argumentation from Plantin9s (2008) dialogical model, from the discursive perspective (Amossy, 2020; Cavalcante et al., 2020), and in the school context as a teaching/learning object (Leitão, 2011; Pacifico , 2016). From the analysis undertaken, the results point to spiral programmability in the Portuguese and English language curricular components, and linear in the Science and History curricular components. Furthermore, the skills indicate different focuses in the approach to argumentation: in the Portuguese and English Language components, the aim is to help the student learn to argue in different discursive situations; in the Science and History components, the objective is for students to argue to learn about some previously indicated topics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37834
dc.date.accessioned 2024-09-19T12:42:33Z
dc.date.available 2024-09-19
dc.date.available 2024-09-19T12:42:33Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Programabilidade pt_BR
dc.subject Competência Argumentativa pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental Anos Finais pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular pt_BR
dc.subject Programmability pt_BR
dc.subject Portuguese Language-English Language-Science-History pt_BR
dc.subject Argumentative Competence pt_BR
dc.subject Elementary Education Final Years pt_BR
dc.subject Brazilian National Common Core Curriculum pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Leonara Nahyane da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The programmability of argumentative competence in different curricular components in elementary school final years: analysis of the BNCC proposal pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Leonara Nahyane da. A programabilidade da competência argumentativa em diferentes componentes curriculares no ensino fundamental anos finais: análise da proposta da BNCC. 2024 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta