dc.creator.ID |
SILVA, L. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2503966986996309 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.referee1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de. |
|
dc.description.resumo |
Neste trabalho, focalizamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), atual
documento norteador da Educação Básica no Brasil, que propõe, dentre as competências gerais
prescritas para todos os componentes curriculares apresentados pelo documento, a competência
argumentativa (a sétima competência geral). Em vista disso, esta pesquisa tem como ponto de
partida o seguinte questionamento: Que proposta de programabilidade da competência
argumentativa nos componentes curriculares Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências e
História é apresentada pela BNCC do Ensino Fundamental - Anos Finais? A fim de responder
a esse questionamento, a presente pesquisa objetiva investigar a proposta de programabilidade
da competência argumentativa apresentada pela BNCC para o 9° ano, nos componentes
curriculares Língua Inglesa, Ciências e História, e para o 6° ao 9° ano no componente Língua
Portuguesa. Para alcançar esse objetivo, nos propusemos a: a) identificar os tipos de habilidades
voltadas à abordagem da competência argumentativa nos componentes curriculares
investigados; b) comparar as habilidades propostas nos componentes curriculares investigados;
e c) analisar como a programabilidade das habilidades dos componentes curriculares
apresentados pela BNCC do Ensino Fundamental Anos Finais concorre para o desenvolvimento
da competência argumentativa. No que se refere aos fundamentos metodológicos, esta pesquisa
se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) (Kleiman, 1998; Oliveira, 2019), possui
abordagem qualitativa e interpretativista, (Moreira; Caleffe, 2008; Silveira; Córdova, 2009),
define-se como documental (Freitas, 2013; Grazziotin; Klaus; Pereira, 2022; Sá-Silva et al.,
2009) e fundamenta-se no método de análise de conteúdo de Moraes (1999) para seleção e
análise do corpus da pesquisa. No que se refere aos fundamentos teóricos, esta pesquisa baseia
se em concepções e discussões pertencentes a três grandes eixos: no primeiro, focalizam-se as
discussões acerca das propostas curriculares, dos conceitos de currículo (Sacristán, 2000; Silva,
2008; Silva, 2005) e da teoria da Transposição Didática (Chevallard, 1991, 2001; Petijean;
2008; Rafael, 2001), em específico a externa; no segundo, aborda-se a noção de competência
(Macedo, 2002; Perrenoud, 1999, 2000) e também acerca da competência argumentativa
(Santos; Azevedo, 2019; Ribeiro, 1999); no terceiro, destaca-se a argumentação a partir do
modelo de dialogal Plantin (2008), da perspectiva discursiva (Amossy, 2020; Cavalcante et al.,
2020) e no contexto escolar enquanto objeto de ensino/aprendizagem (Leitão, 2011; Pacífico,
2016). A partir da análise empreendida, os resultados apontam para programabilidade
espiralada nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Língua Inglesa, e linear, nos
componentes curriculares Ciências e História. Além disso, as habilidades indicam focos
distintos na abordagem da argumentação: nos componentes Língua Portuguesa e Língua
Inglesa, visa-se levar o aluno a aprender a argumentar em diversas situações discursivas; nos
componentes Ciências e História, objetiva-se que os alunos argumentem para aprender acerca
de alguns temas previamente indicados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Alimentos |
pt_BR |
dc.title |
A programabilidade da competência argumentativa em diferentes componentes curriculares no ensino fundamental anos finais: análise da proposta da BNCC |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-23 |
|
dc.description.abstract |
In this investigation, we focus on the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC)
(Brazil, 2018), the current guiding document for Basic Education in Brazil. This document
proposes argumentative competence (the seventh general competence) among the general
competencies prescribed for all curricular components. In view of this, this research has as its
starting point the following question: What proposal for the programmability of argumentative
competence in the curricular components Portuguese, English, Science and History is presented
by the BNCC for the final years of Elementary Education (Ensino Fundamental)? In order to
answer this question, this study aims to investigate the proposal for the programmability of
argumentative competence presented by BNCC for the 9th year in the curricular components
English language, Science and History, and for the 6th to the 9th year in the Portuguese
component. To achieve this objective, we set out to: a) identify the types of skills aimed at
argumentative competence in the investigated curricular components; b) compare the skills
proposed in the investigated curricular components; and c) analyze how the programmability
of the skills in the curricular components presented by the BNCC for the final years of
Elementary Education contributes to the development of argumentative competence. Regarding
methodology, this research is situated in the field of Applied Linguistics (LA) (Kleiman, 1998;
Oliveira, 2019), has a qualitative and interpretive approach, (Moreira; Caleffe, 2008; Silveira;
Córdova, 2009), is defined as documentary (Freitas, 2013; Grazziotin; Klaus; Pereira, 2022;
Sá-Silva et al., 2009), and is based on Moraes' (1999) content analysis method for selection and
analysis of the research corpus. Regarding theoretical framework, this investigation is based on
concepts and discussions from three main axes: the first is focused on curricular proposals,
curriculum concepts (Sacristán, 2000; Silva, 2008; Silva, 2005) and the theory of Didactic
Transposition (Chevallard, 1991, 2001; Petijean; 2008; Rafael, 2001 ), specifically the external
one; the second addresses the notion of competence (Macedo, 2002; Perrenoud, 1999, 2000) as
well as argumentative competence (Santos; Azevedo, 2019; Ribeiro, 1999); and the third
highlights argumentation from Plantin9s (2008) dialogical model, from the discursive
perspective (Amossy, 2020; Cavalcante et al., 2020), and in the school context as a
teaching/learning object (Leitão, 2011; Pacifico , 2016). From the analysis undertaken, the
results point to spiral programmability in the Portuguese and English language curricular
components, and linear in the Science and History curricular components. Furthermore, the
skills indicate different focuses in the approach to argumentation: in the Portuguese and English
Language components, the aim is to help the student learn to argue in different discursive
situations; in the Science and History components, the objective is for students to argue to learn
about some previously indicated topics. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37834 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-19T12:42:33Z |
|
dc.date.available |
2024-09-19 |
|
dc.date.available |
2024-09-19T12:42:33Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Programabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Competência Argumentativa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental Anos Finais |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Programmability |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language-English Language-Science-History |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative Competence |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary Education Final Years |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian National Common Core Curriculum |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Leonara Nahyane da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The programmability of argumentative competence in different curricular components in elementary school final years: analysis of the BNCC proposal |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Leonara Nahyane da. A programabilidade da competência argumentativa em diferentes componentes curriculares no ensino fundamental anos finais: análise da proposta da BNCC. 2024 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |