DSpace/Manakin Repository

Utilizando técnicas de aprendizagem de máquina e NLP para o problema de Product Matching.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTANA, M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2905906855952726 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BAPTISTA, Cláudio de Souza.
dc.contributor.advisor1ID BAPTISTA, C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0104124422364023 pt_BR
dc.contributor.referee1 FECHINE, Joseana Macêdo.
dc.contributor.referee1ID FECHINE, J. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7179691582151907 pt_BR
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2ID MASSONI, T. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3563923906851611 pt_BR
dc.description.resumo O comércio eletrônico é um mercado que aumenta a cada ano, impulsionado pelos avanços tecnológicos que tornam mais cômodo e eficiente o processo de compra. Por consequência, o número de vendas cresce, aumentando também a oferta de produtos sendo comercializados na internet. Devido ao grande volume de ofertas, a dificuldade do consumidor de encontrar determinado produto cresce, bem como a sua capacidade de identificar e agrupar produtos iguais, com a finalidade de encontrar as melhores ofertas. Isso ocorre, pois, dados dois produtos iguais, ou seja, que possuem o mesmo código de barras, são descritos de formas diferentes. Para isso, existe uma técnica cujo objetivo é determinar se dois produtos são equivalentes, ou seja, correspondem à mesma entidade no mundo real, utilizando técnicas de aprendizagem de máquina, chamada product matching. No presente trabalho, foram analisados diversos modelos de aprendizagem de máquina, incluindo o BERT, com a finalidade de escolher o melhor modelo que será utilizado para identificar produtos os quais sua descrição não corresponde ao seu código de barras. A base de dados utilizada será a base de produtos de notas fiscais emitidas no Estado do Acre, disponibilizadas pelo Tribunal de Contas do Acre, TCE-AC. Ao final da implementação, o modelo foi capaz de classificar de maneira satisfatória os produtos inválidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Utilizando técnicas de aprendizagem de máquina e NLP para o problema de Product Matching. pt_BR
dc.date.issued 2022-04-06
dc.description.abstract E-commerce is a market that grows every year, driven by technological advances that make the purchasing process more convenient and efficient. As a result, the number of sales increases, also increasing the supply of products being sold on the internet. Due to the large volume of offers, the consumer's difficulty in finding a certain product increases, as well as their ability to identify and group similar products, in order to find the best deals. This occurs because, given two identical products, that is, that have the same barcode, they are described in different ways. To this end, there is a technique whose objective is to determine whether two products are equivalent, that is, they correspond to the same entity in the real world, using machine learning techniques, called product matching. In this work, several machine learning models were analyzed, including BERT, in order to choose the best model that will be used to identify products whose description does not match their barcode. The database used will be the product database of invoices issued in the State of Acre, made available by the Court of Auditors of Acre, TCE-AC. At the end of the implementation, the model was able to satisfactorily classify invalid products. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37850
dc.date.accessioned 2024-09-19T20:21:47Z
dc.date.available 2024-09-19
dc.date.available 2024-09-19T20:21:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Product Matching pt_BR
dc.subject Machine Learning pt_BR
dc.subject NLP pt_BR
dc.subject BERT pt_BR
dc.subject Correspondência de Produto pt_BR
dc.subject Aprendizado de Máquina pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTANA, Matheus Alcantara de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Using machine learning and NLP techniques for the Product Matching problem. pt_BR
dc.identifier.citation SANTANA, Matheus Alcantara de. Utilizando técnicas de aprendizagem de máquina e NLP para o problema de Product Matching. 2022. 11 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37850 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta