DSpace/Manakin Repository

A argumentação nos livros didáticos de história dos primeiros anos do fundamental: quais são os gêneros discursivos que ensinam a argumentar?

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Neste trabalho, por investigar os gêneros discursivos presentes em duas coleções de livros didáticos de História destinados aos anos iniciais. Especificamente, voltamos nosso olhar aos materiais textuais que apresentaram forte dimensão argumentativa, uma vez que esses poderiam subsidiar a formação de pontos de vista e defesa de idéias. Desta forma, nesse artigo, apresentaremos inicialmente os pressupostos que fundamentaram nossas análises. Dissertaremos brevemente sobre as concepções acerca de gêneros discursivos bem como da argumentação adotadas. Após, analisaremos uma parte dos nossos achados , ou seja, os gêneros discursivos mais encontrados e aqueles que apresentaram forte dimensão argumentativa. Por fim, traçaremos algumas considerações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title A argumentação nos livros didáticos de história dos primeiros anos do fundamental: quais são os gêneros discursivos que ensinam a argumentar? pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37859
dc.date.accessioned 2024-09-19T23:15:37Z
dc.date.available 2024-09-19
dc.date.available 2024-09-19T23:15:37Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Livros didáticos de História pt_BR
dc.subject Argumentação - livro didático de História pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático - PNLD pt_BR
dc.subject Gêneros discursivos pt_BR
dc.subject History Textbooks pt_BR
dc.subject Argumentation - History Textbook pt_BR
dc.subject National Textbook Program - PNLD pt_BR
dc.subject Discursive Genres pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SEAL, Ana Gabriela de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Argumentation in history textbooks for the first years of elementary school: what are the discursive genres that teach how to argue? pt_BR
dc.identifier.citation SEAL, Ana Gabriela de Souza. A argumentação nos livros didáticos de história dos primeiros anos do fundamental: quais são os gêneros discursivos que ensinam a argumentar? In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37859 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta