dc.description.resumo |
Neste trabalho, por investigar os gêneros discursivos presentes em duas coleções de livros didáticos de História destinados aos anos iniciais. Especificamente, voltamos nosso olhar aos materiais textuais que apresentaram forte dimensão argumentativa, uma vez que esses poderiam subsidiar a formação de pontos de vista e defesa de idéias. Desta forma, nesse artigo, apresentaremos inicialmente os pressupostos que fundamentaram nossas análises. Dissertaremos brevemente sobre as concepções acerca de gêneros discursivos bem como da argumentação adotadas. Após, analisaremos uma parte dos nossos achados , ou seja, os gêneros discursivos mais encontrados e aqueles que apresentaram forte dimensão argumentativa. Por fim, traçaremos algumas considerações. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
A argumentação nos livros didáticos de história dos primeiros anos do fundamental: quais são os gêneros discursivos que ensinam a argumentar? |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37859 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-19T23:15:37Z |
|
dc.date.available |
2024-09-19 |
|
dc.date.available |
2024-09-19T23:15:37Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação - livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros discursivos |
pt_BR |
dc.subject |
History Textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentation - History Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
National Textbook Program - PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive Genres |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SEAL, Ana Gabriela de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Argumentation in history textbooks for the first years of elementary school: what are the discursive genres that teach how to argue? |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SEAL, Ana Gabriela de Souza. A argumentação nos livros didáticos de história dos primeiros anos do fundamental: quais são os gêneros discursivos que ensinam a argumentar? In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37859 |
pt_BR |