DSpace/Manakin Repository

“Uma faca de dois gumes”: o uso das “relações didáticas” e a presença do anacronismo na prática pedagógica do professor de história.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Neste texto estaremos levantando algumas análises em relação ao vasto e “complexo” campo denominado área do ensino. Para tanto, seguiremos o seguinte viés: No primeiro momento elencaremos alguns pontos que consideramos relevante em afinidade ao fluxo adotado pelo ensino de História nas últimas décadas. Em seguida, enfocaremos a prática pedagógica do professor de História dando evidência também a algumas apropriações utilizadas pelos professores em sala de aula, tais como: metáforas, analogias, exemplificações, isto é, “as relações didáticas”. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title “Uma faca de dois gumes”: o uso das “relações didáticas” e a presença do anacronismo na prática pedagógica do professor de história. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37860
dc.date.accessioned 2024-09-19T23:18:35Z
dc.date.available 2024-09-19
dc.date.available 2024-09-19T23:18:35Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Professor de História pt_BR
dc.subject Anacronismo pt_BR
dc.subject Relações didáticas pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Prática de ensino - História pt_BR
dc.subject History Teacher pt_BR
dc.subject Anachronism pt_BR
dc.subject Didactic relations pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject Teaching practice - History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Kêlia Raquel Bezerra da.
dc.creator ALVES, Graciane Maria Morais.
dc.creator OSÓRIO, Maria Cecília Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “A double-edged sword”: the use of “didactic relations” and the presence of anachronism in the pedagogical practice of the history teacher. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Kêlia Raquel Bezerra da; ALVES, Graciane Maria Morais; OSÓRIO, Maria Cecília Pereira. “Uma faca de dois gumes”: o uso das “relações didáticas” e a presença do anacronismo na prática pedagógica do professor de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37860 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta