dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise de como vem sendo construído nas
escolas o conceito de África, haja vista que quando nos referimos ao continente, os alunos e a
sociedade em si atribuem ao lugar aspectos de cunho negativo, desconsiderando a história
política, social, cultural e ideológica construída pelos negros africanos, antes mesmo da sua vinda
às terras brasileiras. Possivelmente, a ausência da história da África ou a maneira como vem
sendo abordada na sala de aula tem reforçado a questão do preconceito racial presente na
sociedade brasileira e no cotidiano escolar. Desta forma, é importante enfatizar que o papel das
Políticas de Ações Afirmativas nas escolas e na sociedade, torna-se primordial, uma vez que é a
partir dela que se pretende chegar a tão sonhada democracia racial, onde a igualdade racial,
social e educacional seja um direito de todos os cidadãos independentemente da sua raça, cor ou
etnia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
A idéia de África, o racismo e a política de ação afirmativa nas escolas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37862 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-19T23:25:23Z |
|
dc.date.available |
2024-09-19 |
|
dc.date.available |
2024-09-19T23:25:23Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
África |
pt_BR |
dc.subject |
Ideia de África |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject |
História da África - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de ações afirmativas |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Idea of Africa |
pt_BR |
dc.subject |
Racism |
pt_BR |
dc.subject |
History of Africa - elementary education |
pt_BR |
dc.subject |
Affirmative action policies |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture - education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SIMÕES, Herline de Pontes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The idea of Africa, racism and affirmative action policy in schools. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SIMÕES, Herline de Pontes. A ideia de África, o racismo e a política de ação afirmativa nas escolas. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37862 |
pt_BR |