DSpace/Manakin Repository

A utilização de elementos lúdicos no ensino da História para educação de jovens e adultos.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Os alunos que procuram o programa de Educação de Jovens e Adultos para retomar os estudos ou iniciar a escolarização o fazem por diversos motivos que estão ligados tanto ao seu desenvolvimento cognitivo (aprender a ler e escrever), quanto a interesses externos (carteira de estudante, ócio, etc.). Entretanto, muitos jovens e adultos relatam outras conquistas alcançadas: “avaliam que ganharam autoconfiança, que não têm mais vergonha de falar, que passaram a entender melhor as coisas.” (SESC EDUCAÇÃO: 34). Nesse sentido, os Estudos da Sociedade e da Natureza - proposta curricular do MEC para o primeiro segmento - e a História para o segundo segmento 3 proporcionam ferramentas capazes de contribuir para que o aluno possa desenvolver o espírito investigativo e o debate de idéias. Em nossa experiência como professora para o primeiro segmento da EJA, contudo, encontramos dificuldade em refletir sobre as mudanças que ocorreram na sociedade ao longo da História por três motivos básicos: a) eram alunos de zona rural e sentiam necessidade de um trabalho mais concreto, menos abstrativo; b) muitos deles trabalhavam durante todo o dia no plantio da cana e se sentiam sonolentos à noite, no horário da aula; c) boa parte estava na escola para aprender a ler e escrever e por isso não se interessava quando percebia que a aula era mais de “História” que de “Português”. Destarte, encontramos no elemento lúdico uma forma de “chamar a atenção” dos alunos para os assuntos referentes à História e, ao mesmo tempo, levá-los à reflexão. Neste ponto, encontramos outro entrave por parte dos discentes. Huizinga (1993: 10) afirma que “[...] para o indivíduo adulto e responsável, o jogo é uma função que facilmente poderia ser dispensada”. Assim sendo, quando propúnhamos atividades menos <sérias=, muitos se recusavam a participar porque não sentiam como se pudessem aprender daquela maneira. E embora nós argumentássemos em favor da atividade, na prática, esses alunos achavam uma “perda de tempo”. Muitos pediam para fazer outra atividade, enquanto os demais alunos “brincavam”, criavam, conversavam. Pretendemos aqui analisar a importância do elemento lúdico na Educação de Jovens e Adultos, aplicando-o em especial ao ensino da História. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title A utilização de elementos lúdicos no ensino da História para educação de jovens e adultos. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37865
dc.date.accessioned 2024-09-19T23:42:31Z
dc.date.available 2024-09-19
dc.date.available 2024-09-19T23:42:31Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História - recursos lúdicos pt_BR
dc.subject Educação lúdica - ensino de história pt_BR
dc.subject Lúdico - ensino de História pt_BR
dc.subject Ludicidade - ensino de História pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - ensino de História pt_BR
dc.subject History Teaching - recreational resources pt_BR
dc.subject Playful education - history teaching pt_BR
dc.subject Playful - history teaching pt_BR
dc.subject Playfulness - history teaching pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - history teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Suzana Rebeca da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of playful elements in teaching History for youth and adult education. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Suzana Rebeca da Silva. A utilização de elementos lúdicos no ensino da História para educação de jovens e adultos. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37865 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta