Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
A proposta desse artigo é levantar uma breve discussão acerca dos temas: cultura
histórica, cultura escolar e convivência com o Semi-Árido. Pretendemos, no primeiro momento,
problematizar a emergência do debate em torno das concepções de cultura histórica, no sentido
de apreender a sua contribuição para a ampliação dos horizontes dos estudiosos. A referida
discussão possibilitará pensar o ensino e a cultura escolar 3 segunda parte do artigo 3 como
construtora de um novo paradigma para a pesquisa histórica. Neste sentido, as concepções de
Chervel e Dominique Julia serão importantes para mostrar que a escola engloba vários saberes e
torna-se lugar de produção de conhecimentos pertinentes. E, a partir daí, demonstraremos como
a educação para a convivência com o Semi-Árido é uma prática social e histórica que explicita
novos caminhos paradigmáticos podendo contribuir para mudanças significativas no ensino de
um modo geral. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-19T23:53:30Z |
|
dc.date.available |
2024-09-19 |
|
dc.date.available |
2024-09-19T23:53:30Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Historical culture |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Living with the semi-arid region - education |
pt_BR |
dc.subject |
School culture |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Ana Elizabete Moreira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Historical culture and coexistence: contextualization of teaching and (re)signification of the semi-arid region. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Ana Elizabete Moreira de. Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée