Dépôt DSpace/Manakin

Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A proposta desse artigo é levantar uma breve discussão acerca dos temas: cultura histórica, cultura escolar e convivência com o Semi-Árido. Pretendemos, no primeiro momento, problematizar a emergência do debate em torno das concepções de cultura histórica, no sentido de apreender a sua contribuição para a ampliação dos horizontes dos estudiosos. A referida discussão possibilitará pensar o ensino e a cultura escolar 3 segunda parte do artigo 3 como construtora de um novo paradigma para a pesquisa histórica. Neste sentido, as concepções de Chervel e Dominique Julia serão importantes para mostrar que a escola engloba vários saberes e torna-se lugar de produção de conhecimentos pertinentes. E, a partir daí, demonstraremos como a educação para a convivência com o Semi-Árido é uma prática social e histórica que explicita novos caminhos paradigmáticos podendo contribuir para mudanças significativas no ensino de um modo geral. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868
dc.date.accessioned 2024-09-19T23:53:30Z
dc.date.available 2024-09-19
dc.date.available 2024-09-19T23:53:30Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cultura histórica pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido - educação pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject Historical culture pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Living with the semi-arid region - education pt_BR
dc.subject School culture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Ana Elizabete Moreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Historical culture and coexistence: contextualization of teaching and (re)signification of the semi-arid region. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Ana Elizabete Moreira de. Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte