dc.description.resumo |
Este estudo discute sobre o ensino de história no ensino médio, fazendo articulação entre
a forma como esta disciplina é trabalhada no ambiente escolar e a importância da
construção da cidadania, dos alunos e alunas desta modalidade de ensino. Procuramos
identificar se a prática educativa do professor contribui, no cotidiano da sala de aula, para
a percepção de cidadania entre seus educandos. Nos referenciamos teoricamente, nos
trabalhos desenvolvidos por Bittencourt, Certeau, Fonseca, Freire, Santos e Oliveira, e
como procedimento metodológico, utilizamos a história oral, como meio investigativo para
elaboração da pesquisa histórica no contexto educacional, a partir da perspectiva de
Alberti, Amado e Ferreira. Recorremos aos documentos orais por considerá-los
importantes para o estudo proposto. Na análise investigativa, os resultados apontaram
que, mediante os problemas apresentados no ensino da história no ensino médio, o
posicionamento crítico dos membros da comunidade de aprendizagem, diante do que
vivenciam no cotidiano escolar, é significativo para sua percepção da escola, do ensino e
para sua constituição da noção de cidadania. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
Aspectos da construção da cidadania no ensino de história: um olhar sobre o ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37869 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-19T23:54:13Z |
|
dc.date.available |
2024-09-19 |
|
dc.date.available |
2024-09-19T23:54:13Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Prática educativa |
pt_BR |
dc.subject |
Documentos orais |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship and teaching history |
pt_BR |
dc.subject |
High school - teaching history |
pt_BR |
dc.subject |
Educational practice |
pt_BR |
dc.subject |
Oral documents |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Wagner Tavares da. |
|
dc.creator |
ALEIXO, Ramon Alcântara. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Aspects of the construction of citizenship in history teaching: a look at high school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Wagner Tavares da; ALEIXO, Ramon Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Aspectos da construção da cidadania no ensino de história: um olhar sobre o ensino médio. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37869 |
pt_BR |