dc.description.resumo |
A formação do historiador, desde meados dos anos oitenta, tem sido objeto de debates e
estudos. Sobretudo, neste início do século XXI, a história na sala de aula tem sido pensada a
partir da ação do professor enquanto formador de uma cidadania crítica, com respaldo numa
consciência histórica. Os referenciais do passado, problematizados no contexto da sala de aula e
nos conteúdos da disciplina, são colocados ainda na universidade; desse modo: qual a função
pedagógica do estágio docente em história? Para que serve o estágio docente? O que significa
formar um professor de história da prática a crítica na sala de aula? A partir dessas questões
procuraremos nesse artigo introduzir uma discussão acerca do tema. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
Da prática a crítica na sala de aula: a função pedagógica, o estágio docente e o professor de História na prática de ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37870 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-19T23:56:22Z |
|
dc.date.available |
2024-09-19 |
|
dc.date.available |
2024-09-19T23:56:22Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio e docência |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de História |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Professor de História |
pt_BR |
dc.subject |
Prática crítica - sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Internship and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
History teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Classroom |
pt_BR |
dc.subject |
History teacher |
pt_BR |
dc.subject |
Critical practice - classroom |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS NETO, Martinho Guedes dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From practice to criticism in the classroom: the pedagogical function, the teaching internship and the History teacher in teaching practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS NETO, Martinho Guedes dos. Da prática a crítica na sala de aula: a função pedagógica, o estágio docente e o professor de história na prática de ensino. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37870 |
pt_BR |