DSpace/Manakin Repository

Da prática a crítica na sala de aula: a função pedagógica, o estágio docente e o professor de História na prática de ensino.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A formação do historiador, desde meados dos anos oitenta, tem sido objeto de debates e estudos. Sobretudo, neste início do século XXI, a história na sala de aula tem sido pensada a partir da ação do professor enquanto formador de uma cidadania crítica, com respaldo numa consciência histórica. Os referenciais do passado, problematizados no contexto da sala de aula e nos conteúdos da disciplina, são colocados ainda na universidade; desse modo: qual a função pedagógica do estágio docente em história? Para que serve o estágio docente? O que significa formar um professor de história da prática a crítica na sala de aula? A partir dessas questões procuraremos nesse artigo introduzir uma discussão acerca do tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title Da prática a crítica na sala de aula: a função pedagógica, o estágio docente e o professor de História na prática de ensino. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37870
dc.date.accessioned 2024-09-19T23:56:22Z
dc.date.available 2024-09-19
dc.date.available 2024-09-19T23:56:22Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Estágio e docência pt_BR
dc.subject Formação de professores de História pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Professor de História pt_BR
dc.subject Prática crítica - sala de aula pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Internship and teaching pt_BR
dc.subject History teacher training pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject History teacher pt_BR
dc.subject Critical practice - classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS NETO, Martinho Guedes dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From practice to criticism in the classroom: the pedagogical function, the teaching internship and the History teacher in teaching practice. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS NETO, Martinho Guedes dos. Da prática a crítica na sala de aula: a função pedagógica, o estágio docente e o professor de história na prática de ensino. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37870 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta