dc.description.resumo |
Tendo em vista que convivemos no cotidiano social com uma diversidade de
linguagens visuais como: outdoor, quadrinhos, charges e cartoons. No entanto em relação aos
aspectos metodológicos, como também enquanto texto visual, a escola ainda não faz uso desse
potencial.
Assim, diante da constatação da ausência efetiva destas linguagens, no cotidiano da sala de aula,
nos propusemos a identificar as modalidades de uso das iconografias humorísticas, no ensino da
história. O objetivo foi apresentar as potencialidades metodológicas deste recurso, no processo
ensino aprendizagem, dando visualidade através de temáticas históricas e sociais,
potencializadas pelos cronistas dos traços. Obtivemos resultados que vieram enriquecer os
processos de re(leitura), quando o educador através do cômico, da ironia e da sátira evidenciou a
contribuição e validade, destes textos ao serem apropriados a partir da discursividade e
intertextualidade inerente as mesmas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
As charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-20T17:56:59Z |
|
dc.date.available |
2024-09-20 |
|
dc.date.available |
2024-09-20T17:56:59Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Charges |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem visual - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Iconografias humorísticas - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - charges |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - cartoons |
pt_BR |
dc.subject |
Cartoons |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Visual language - History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Humorous iconography - History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resource - cartoons |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cartoons and cartoons as non-institutional languages in everyday classroom life. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. As charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882 |
pt_BR |