Repositorio Dspace/Manakin

Educação histórica e novas linguagens: os desenhos animados no processo de ensino-aprendizagem de história.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo A busca de novos caminhos para tornar a aprendizagem mais agradável e eficiente, em particular no ensino de História, acena-nos a trabalhar com novas linguagens. Várias linguagens poderiam ser utilizadas, todavia elegemos os desenhos animados, como alternativa para ampliar o diálogo entre o ensino de História e as metodologias que atualmente compõe o repertório das possibilidades de construção da história e do seu ensino. Toma-se como referencia para analise a organização do sistema do ensino escolar e os objetivos curriculares da disciplina história enquanto mediadora de conhecimento relacionando com as metodologias utilizadas atualmente para a pratica de ensino a partir do impacto da introdução dos Meios de Comunicação em Massa no âmbito escolar, explorado numa perspectiva de educação histórica Esse trabalho, ainda em fase inicial de seu desenvolvimento, tem como locus de estudo a Escola da rede publica de Ensino Fundamental Dom Quintino no Município de Crato/Ce. O estudo foi realizado no semestre 2008.1 com professores e alunos do 8ª ano do ensino fundamental. A metodológica de abordagem foi à utilização dos desenhos animados como instrumento didático metodológico nas aulas de história, trabalhado em forma de oficina. O que nos possibilitou refletir acerca do cotidiano Escolar em relação aos Meios de Comunicação em Massa e as novas linguagens de ensino, em particular no ensino de História. E sua incorporação como objeto de preocupação posta no processo de revisão da ciência História iniciado na primeira metade do século XX e do ensino de História a partir da década de 80. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title Educação histórica e novas linguagens: os desenhos animados no processo de ensino-aprendizagem de história. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37887
dc.date.accessioned 2024-09-20T21:10:47Z
dc.date.available 2024-09-20
dc.date.available 2024-09-20T21:10:47Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação histórica pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem de História pt_BR
dc.subject Linguagens visuais - ensino de História pt_BR
dc.subject Desenhos animados - ensino de História pt_BR
dc.subject Iconografia - ensino de História pt_BR
dc.subject History education pt_BR
dc.subject History teaching and learning pt_BR
dc.subject Visual languages ​​- History teaching pt_BR
dc.subject Cartoons - History teaching pt_BR
dc.subject Iconography - History teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VENANCIO, Anderson Feliciano.
dc.creator CONCEIÇÃO, Maria Telvira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Historical education and new languages: cartoons in the history teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.citation VENANCIO, Anderson Feliciano; CONCEIÇÃO, Maria Telvira da. Educação histórica e novas linguagens: os desenhos animados no processo de ensino-aprendizagem de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37887 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta