DSpace/Manakin Repository

História e poder político: perspectivas para o ensino de história.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A disciplina de história 3 e de forma abrangente, o saber histórico 3, desde sua consolidação como componente curricular, vem sofrendo uma espécie de <perseguição= por parte do Estado, sempre preocupado com a maneira com que o conhecimento histórico é transmitido e absorvido pela sociedade. Isso porque o ensino de história sempre foi apresentado como construtor de identidades e propagador de ideologias. Sendo assim, o Estado procurou manipular o ensino de história, através de decretos e leis, em sua legitimação. Soma-se a isso, a impertinência de alguns professores de história, que contribuem em sala de aula para os fins estatais. Portanto, torna-se imprescindível que os professores tomem consciência desse problema e libertem-se dessa repressão, que muitas vezes se encontra implícita nos PCNs. Esse texto tem, portanto, como objetivo tecer algumas considerações acerca do conhecimento histórico para além da regulamentação, na sua prática da sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title História e poder político: perspectivas para o ensino de história. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37888
dc.date.accessioned 2024-09-20T21:15:18Z
dc.date.available 2024-09-20
dc.date.available 2024-09-20T21:15:18Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Poder político pt_BR
dc.subject História política pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN pt_BR
dc.subject Saber histórico pt_BR
dc.subject Perseguição do Estado - ensino de História pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Political power pt_BR
dc.subject Political history pt_BR
dc.subject National Curricular Parameters - PCN pt_BR
dc.subject Historical knowledge pt_BR
dc.subject State persecution - teaching History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator HIPÓLITO, Paulo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History and political power: perspectives for teaching history. pt_BR
dc.identifier.citation HIPÓLITO, Paulo. História e poder político: perspectivas para o ensino de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37888 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta