dc.description.resumo |
A disciplina de história 3 e de forma abrangente, o saber histórico 3, desde sua consolidação
como componente curricular, vem sofrendo uma espécie de <perseguição= por parte do Estado,
sempre preocupado com a maneira com que o conhecimento histórico é transmitido e absorvido
pela sociedade. Isso porque o ensino de história sempre foi apresentado como construtor de
identidades e propagador de ideologias. Sendo assim, o Estado procurou manipular o ensino de
história, através de decretos e leis, em sua legitimação. Soma-se a isso, a impertinência de
alguns professores de história, que contribuem em sala de aula para os fins estatais. Portanto,
torna-se imprescindível que os professores tomem consciência desse problema e libertem-se
dessa repressão, que muitas vezes se encontra implícita nos PCNs. Esse texto tem, portanto,
como objetivo tecer algumas considerações acerca do conhecimento histórico para além da
regulamentação, na sua prática da sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
História e poder político: perspectivas para o ensino de história. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37888 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-20T21:15:18Z |
|
dc.date.available |
2024-09-20 |
|
dc.date.available |
2024-09-20T21:15:18Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Poder político |
pt_BR |
dc.subject |
História política |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN |
pt_BR |
dc.subject |
Saber histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Perseguição do Estado - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Political power |
pt_BR |
dc.subject |
Political history |
pt_BR |
dc.subject |
National Curricular Parameters - PCN |
pt_BR |
dc.subject |
Historical knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
State persecution - teaching History |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
HIPÓLITO, Paulo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History and political power: perspectives for teaching history. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
HIPÓLITO, Paulo. História e poder político: perspectivas para o ensino de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37888 |
pt_BR |