DSpace/Manakin Repository

O teatro de improviso como prática educativa no ensino de história.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho, nascido no campo da experiência docente, é resultado de uma teorização possível sobre a importância didático-pedagógica do Teatro de Improviso no cotidiano escolar, inovando a prática de ensino pela perspectiva histórico-crítica. Pelos aspectos de análise que assumimos neste trabalho, o Teatro de Improviso - dentro das <novas= linguagens - é compreendido como metodologia de ensino adjetivada como <simples=, <aplicável= e <eficaz=, adequando-se, facilmente, aos programas das diversas disciplinas escolares. Com a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo da Educação Básica (Lei n.º 11. 645/2008), o Teatro de Improviso, rompendo com a fragmentação disciplinar <comum=, é indicado como promotor de uma transversalidade necessária e configura-se como estratégia experimental para a superação das desigualdades étnico-raciais na escola, cujo objetivo principal é o de promover o reconhecimento e a valorização da diversidade humana como elemento fundante de relações inter-pessoais harmoniosas e de respeito incondicional ao outro, ao diferente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title O teatro de improviso como prática educativa no ensino de história. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37895
dc.date.accessioned 2024-09-20T22:23:36Z
dc.date.available 2024-09-20
dc.date.available 2024-09-20T22:23:36Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Teatro de improviso pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Diversidade étnico-racial pt_BR
dc.subject Teatro e ensino de História pt_BR
dc.subject Lei 645/2008 pt_BR
dc.subject Improvisational theater pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Ethnic-racial diversity pt_BR
dc.subject Theater and history teaching pt_BR
dc.subject Law 645/2008 pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Assis Souza de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Improvisational theater as an educational practice in history teaching. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Assis Souza de. O teatro de improviso como prática educativa no ensino de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37895 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta