dc.description.resumo |
Este trabalho, nascido no campo da experiência docente, é resultado de uma teorização possível
sobre a importância didático-pedagógica do Teatro de Improviso no cotidiano escolar, inovando a
prática de ensino pela perspectiva histórico-crítica. Pelos aspectos de análise que assumimos
neste trabalho, o Teatro de Improviso - dentro das <novas= linguagens - é compreendido como
metodologia de ensino adjetivada como <simples=, <aplicável= e <eficaz=, adequando-se,
facilmente, aos programas das diversas disciplinas escolares. Com a obrigatoriedade do ensino
de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo da Educação Básica (Lei n.º 11.
645/2008), o Teatro de Improviso, rompendo com a fragmentação disciplinar <comum=, é indicado
como promotor de uma transversalidade necessária e configura-se como estratégia experimental
para a superação das desigualdades étnico-raciais na escola, cujo objetivo principal é o de
promover o reconhecimento e a valorização da diversidade humana como elemento fundante de
relações inter-pessoais harmoniosas e de respeito incondicional ao outro, ao diferente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
O teatro de improviso como prática educativa no ensino de história. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37895 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-20T22:23:36Z |
|
dc.date.available |
2024-09-20 |
|
dc.date.available |
2024-09-20T22:23:36Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro de improviso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 645/2008 |
pt_BR |
dc.subject |
Improvisational theater |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Theater and history teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Law 645/2008 |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOURA, Assis Souza de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Improvisational theater as an educational practice in history teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOURA, Assis Souza de. O teatro de improviso como prática educativa no ensino de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37895 |
pt_BR |