Dépôt DSpace/Manakin

(Re)leitura das representações iconográficas: a invisibilidade dos negros nos livros didáticos de história da 7ª série.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O presente artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as modalidades de uso e as formas de apropriação das representações iconográficas sobre os negros expostas em livros didáticos de História utilizados como recurso pedagógico para o ensino desta disciplina na 7a série do ensino fundamental em uma escola pública, entre os anos de 2002 e 2007. O estudo objetivou também identificar a recorrência de representações iconográficas sobre as populações negras nos livros didáticos (1) de História, verificar as modalidades de usos das representações sobre os negros nessas obras, analisar que concepções sobre este segmento são construídas e/ou reproduzidas nas iconografias selecionadas. Foram escolhidos para a análise os LDs de História da 7ª série (2) adotadas entre 2002 e 2007 pelo corpo docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortêncio de Souza Ribeiro (Premen), localizada no município de Campina Grande - PB. Por outro lado, foi escolhido como objeto o LD de História, material que cumpre um papel específico no processo de ensino/aprendizagem e se constitui em um recurso amplamente utilizado pelo professor de História. No cotidiano escolar, o LD desempenha um papel significativo na formação cultural dos alunos-leitores. O LD em muitos casos vem se mostrando como um dos meios de propagação de valores depreciativos que interferem nas formulações culturais dos indivíduos, sobretudo no que tange às culturas oriundas de grupos estigmatizados na sociedade, como é o caso dos negros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title (Re)leitura das representações iconográficas: a invisibilidade dos negros nos livros didáticos de história da 7ª série. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37897
dc.date.accessioned 2024-09-20T22:28:52Z
dc.date.available 2024-09-20
dc.date.available 2024-09-20T22:28:52Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Iconografia pt_BR
dc.subject Representações iconográficas pt_BR
dc.subject Negros - livro didático de História pt_BR
dc.subject Livro didático de História pt_BR
dc.subject Invisibilidade - negros - livros didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de História - livro didático pt_BR
dc.subject Iconography pt_BR
dc.subject Iconographic representations pt_BR
dc.subject Black people - History textbook pt_BR
dc.subject History textbook pt_BR
dc.subject Invisibility - black people - textbooks pt_BR
dc.subject History teaching - textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUIZ, Janailson Macêdo.
dc.creator SOUZA, Maria Lindaci Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative (Re)reading iconographic representations: the invisibility of black people in 7th grade history textbooks. pt_BR
dc.identifier.citation LUIZ, Janailson Macêdo; SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. (Re)leitura das representações iconográficas: a invisibilidade dos negros nos livros didáticos de história da 7ª série. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37897 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte