Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
Este artigo tem como objetivo maior levar-nos a repensar o papel da escola e do uso que ela faz
da literatura infantil sendo ela uma fonte de afirmação da identidade. Nesse mundo
contemporâneo onde muito se fala em diversidade cultural, mas que nas nossas escolas as
características culturais da diversidade não esta sendo levado a sério, valorizado, nem se quer
falado. Mostrar que muitos livros de literatura infantil trás consigo visões de mundo que consciente
ou inconsciente trás expressões de cunho racista que inferioriza a população negra e trás
imagens negativas que infelizmente foram construídas pela população européia, que criou a ideia
de inferiorização dessa população, essa ideia está presente até os dias atuais com algumas
variações nas telenovelas nos outddors, nas propagandas, nos livros didáticos, na mídia, na
escola e na convivência social das pessoas que tem de forma imbuída essa construção
deturpada que intensifica as desigualdades sociais entre brancos e negros. Veremos como o
professor deve se portar diante da questão racial tendo como foco principal o uso da literatura,
especificamente fazendo uma análise das imagens que se apresentam para as nossas crianças
nas literaturas mais arcaicas e as atuais. Primeiro gostaria de lembrar que as nossas escolas,
pouco ou quase nada se trabalham com literaturas, pouco incentivam as crianças nesse mundo
mágico da leitura, e quando o fazem se utilizam de meios e de livros que não tratem da
pluralidade cultural. Deixando os alunos que pertencem a uma determinada cultura, que não seja
a da cultura dominante em situação de inferioridade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
Imagem e imaginário na literatura infanto-juvenil. Seu poder de libertação ou de prisão. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37907 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-20T22:52:40Z |
|
dc.date.available |
2024-09-20 |
|
dc.date.available |
2024-09-20T22:52:40Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infanto-juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Crianã |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e literatura infanto-juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo e literatura infanto-juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico-racial - escola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Children |
pt_BR |
dc.subject |
School and children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Racism and children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial education - school |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROSA, Angélica de Paula Gonçalves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Image and imaginary in children's literature. Its power of liberation or imprisonment. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROSA, Angélica de Paula Gonçalves. Imagem e imaginário na literatura infanto-juvenil. Seu poder de libertação ou de prisão. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37907 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée