Dépôt DSpace/Manakin

Imagem e imaginário na literatura infanto-juvenil. Seu poder de libertação ou de prisão.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo Este artigo tem como objetivo maior levar-nos a repensar o papel da escola e do uso que ela faz da literatura infantil sendo ela uma fonte de afirmação da identidade. Nesse mundo contemporâneo onde muito se fala em diversidade cultural, mas que nas nossas escolas as características culturais da diversidade não esta sendo levado a sério, valorizado, nem se quer falado. Mostrar que muitos livros de literatura infantil trás consigo visões de mundo que consciente ou inconsciente trás expressões de cunho racista que inferioriza a população negra e trás imagens negativas que infelizmente foram construídas pela população européia, que criou a ideia de inferiorização dessa população, essa ideia está presente até os dias atuais com algumas variações nas telenovelas nos outddors, nas propagandas, nos livros didáticos, na mídia, na escola e na convivência social das pessoas que tem de forma imbuída essa construção deturpada que intensifica as desigualdades sociais entre brancos e negros. Veremos como o professor deve se portar diante da questão racial tendo como foco principal o uso da literatura, especificamente fazendo uma análise das imagens que se apresentam para as nossas crianças nas literaturas mais arcaicas e as atuais. Primeiro gostaria de lembrar que as nossas escolas, pouco ou quase nada se trabalham com literaturas, pouco incentivam as crianças nesse mundo mágico da leitura, e quando o fazem se utilizam de meios e de livros que não tratem da pluralidade cultural. Deixando os alunos que pertencem a uma determinada cultura, que não seja a da cultura dominante em situação de inferioridade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title Imagem e imaginário na literatura infanto-juvenil. Seu poder de libertação ou de prisão. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37907
dc.date.accessioned 2024-09-20T22:52:40Z
dc.date.available 2024-09-20
dc.date.available 2024-09-20T22:52:40Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Crianã pt_BR
dc.subject Escola e literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Racismo e literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial - escola pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.subject School and children's literature pt_BR
dc.subject Racism and children's literature pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education - school pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROSA, Angélica de Paula Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Image and imaginary in children's literature. Its power of liberation or imprisonment. pt_BR
dc.identifier.citation ROSA, Angélica de Paula Gonçalves. Imagem e imaginário na literatura infanto-juvenil. Seu poder de libertação ou de prisão. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37907 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte