dc.description.resumo |
Neste artigo procuramos discutir a inserção das novas linguagens no processo de ensino e
escrita de história do ensino médio, como contribuição diante das atuais perspectivas
disseminadas no âmbito da História da Educação, objetivando, assim, despertar o interesse de
alunos e alunas para o ensino-aprendizagem da disciplina de história. Nosso objetivo é mostrar,
referendados nos estudos de Bittencourt e Cainelli, como a relação entre ensino de História e
música pode contribuir para uma maior sistematização e elaboração de conceitos difundidos por
esta disciplina. Nosso estudo se centra em uma pesquisa de cunho bibliográfico e semiótico, onde
através da análise da canção <Construção= de Chico Buarque, podemos observar as condições
sócio-trabalhistas a que os sujeitos sociais estavam relegados na década de 1970. Os resultados
nos permitem constatar que a música como linguagem educativa pode contribuir para despertar a
criticidade dos alunos, permitindo dessa forma, no processo de construção da cidadania,
fazendo-os reconhecerem-se como sujeitos históricos envolvidos na construção da identidade
nacional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
O uso da música como nova linguagem no processo de ensino-aprendizagem de história: uma análise crítica sobre a projeção do sujeito na canção “construção”. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37910 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-20T22:59:00Z |
|
dc.date.available |
2024-09-20 |
|
dc.date.available |
2024-09-20T22:59:00Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Música e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem musical e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Novas linguagens - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
História e música |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALEIXO, Ramon de Alcântara. |
|
dc.creator |
SILVA, Wagner Tavares da. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of music as a new language in the history teaching-learning process: a critical analysis of the projection of the subject in the song “construction”. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALEIXO, Ramon de Alcântara; SILVA, Wagner Tavares da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. O uso da música como nova linguagem no processo de ensino-aprendizagem de história: uma análise crítica sobre a projeção do sujeito na canção “construção”. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37910 |
pt_BR |