DSpace/Manakin Repository

O uso da música como nova linguagem no processo de ensino-aprendizagem de história: uma análise crítica sobre a projeção do sujeito na canção “construção”.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Neste artigo procuramos discutir a inserção das novas linguagens no processo de ensino e escrita de história do ensino médio, como contribuição diante das atuais perspectivas disseminadas no âmbito da História da Educação, objetivando, assim, despertar o interesse de alunos e alunas para o ensino-aprendizagem da disciplina de história. Nosso objetivo é mostrar, referendados nos estudos de Bittencourt e Cainelli, como a relação entre ensino de História e música pode contribuir para uma maior sistematização e elaboração de conceitos difundidos por esta disciplina. Nosso estudo se centra em uma pesquisa de cunho bibliográfico e semiótico, onde através da análise da canção <Construção= de Chico Buarque, podemos observar as condições sócio-trabalhistas a que os sujeitos sociais estavam relegados na década de 1970. Os resultados nos permitem constatar que a música como linguagem educativa pode contribuir para despertar a criticidade dos alunos, permitindo dessa forma, no processo de construção da cidadania, fazendo-os reconhecerem-se como sujeitos históricos envolvidos na construção da identidade nacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title O uso da música como nova linguagem no processo de ensino-aprendizagem de história: uma análise crítica sobre a projeção do sujeito na canção “construção”. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37910
dc.date.accessioned 2024-09-20T22:59:00Z
dc.date.available 2024-09-20
dc.date.available 2024-09-20T22:59:00Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Música e ensino de História pt_BR
dc.subject Linguagem musical e ensino de História pt_BR
dc.subject Novas linguagens - ensino de História pt_BR
dc.subject História e música pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALEIXO, Ramon de Alcântara.
dc.creator SILVA, Wagner Tavares da.
dc.creator ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of music as a new language in the history teaching-learning process: a critical analysis of the projection of the subject in the song “construction”. pt_BR
dc.identifier.citation ALEIXO, Ramon de Alcântara; SILVA, Wagner Tavares da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. O uso da música como nova linguagem no processo de ensino-aprendizagem de história: uma análise crítica sobre a projeção do sujeito na canção “construção”. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37910 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta