Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A História pode se beneficiar com alguns adendos da modernidade à sua didática, ao seu ensino, à sua pesquisa. Tecnologias como a realidade virtual têm sido empregadas há certo tempo, em diversas localidades do mundo. Museus virtuais, reconstrução de ambientes históricos, de faces de nossos antepassados ou de animais já extintos podem ser virtualizadas (colocadas no ambiente virtual do computador) de modo a proporcionar novas formas de interação extremamente intuitivas. É uma forma de mergulhar, o pesquisador, o estudante em ambiente s com os quais jamais teria perspectivas de interagir, visto que são ambientes do passado (como tornar-se um escravo e verificar os meios de imposição do senhor de Engenho, ou até mesmo, preparar uma feijoada na Senzala), o que foi dito anteriormente é apenas um exemplo simplório, porém inúmeras outras, e mais profundas, contribuições da "virtualização" serão descritas ao longo do artigo, como a de estar em ambientes distantes, e de que forma podem dinamizar a educação e a pesquisa em História. Além disso, outras soluções tecnológicas serão abordadas para mostrar as opções dispostas por engenheiros, cientistas da computação, entre outros, que podem ser trazidas para o nosso contexto de historiadores. Face à análise das tecnologias, no artigo poderá ser visualizada uma solução para a incorporação gradual de alguns conceitos ao curso de Graduação em História da UFCG. Agregando-se estudos de necessidades de grupos de pesquisa, tornou-se possível obter um resultado satisfatório, e realmente útil à nossa comunidade científica. Assim, também se propõe metodologias de ensino e pesquisa que possam ser adotadas para pleno aproveitamento das tecnologias selecionadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title Renovahistória: a tecnologia aliada à história. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37911
dc.date.accessioned 2024-09-20T23:00:43Z
dc.date.available 2024-09-20
dc.date.available 2024-09-20T23:00:43Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Tecnologia e História pt_BR
dc.subject Digitalização do conhecimento pt_BR
dc.subject História e ambientes virtuais pt_BR
dc.subject Ambientes virtuais pt_BR
dc.subject Cultura digital e História pt_BR
dc.subject Historiadores e tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Virtualização da História pt_BR
dc.subject Pesquisa em História - tecnologias pt_BR
dc.subject Technology and History pt_BR
dc.subject Digitalization of knowledge pt_BR
dc.subject History and virtual environments pt_BR
dc.subject Virtual environments pt_BR
dc.subject Digital culture and History pt_BR
dc.subject Historians and digital technologies pt_BR
dc.subject Virtualization of History pt_BR
dc.subject Research in History - technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Nádia D. de
dc.creator ARAÚJO, Thiago de F. O.
dc.creator MELO, Débora D. de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Renovahistoria: technology combined with history. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Nádia D. de; ARAÚJO, Thiago de F. O; MELO, Débora D. de. Renovahistória: a tecnologia aliada à história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37911 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte