dc.description.resumo |
Quando os irmãos Augusthe e Lois Lumiere apresentaram seu cinematógrafo na Paris de 1895 não podiam imaginar que estavam criando uma das principais formas de entretenimento do século seguinte. A pequena plateia que assistia espantada um trem chegando à estação e a saída dos trabalhadores da fábrica estavam presenciando a mudança na forma de se ver e se representar o mundo. Objeto de contestações desde sua criação nos campos teóricos e estéticos teve até mesmo sua paternidade contestada. Os americanos atribuem a Thomas Jefferson a criação do cinema. Outra discussão diz respeito às dúvidas sobre se o cinema é uma indústria de entretenimento ou produção artística. Essas questões suscitam, até hoje, discussões apaixonadas. O que pensar então sobre o uso do cinema em outras áreas? Psicólogos, sociólogos, administradores de empresa, escritores ficcionais são apenas algumas das muitas áreas que analisam esse tipo de material a luz de seus conhecimentos. Com os historiadores não poderia ser diferente. Como fruto da produção de uma sociedade, o cinema vem se tornando um objeto de análise cada vez mais válido. As múltiplas questões que o cinema nos permite fazer: quem produz? Para quem produz? Quem assiste? O que leva certos gêneros a serem populares em determinados momentos (western, musicais e comédias)? Tal observação leva-nos a legitimar mais essa ferramenta para a construção de uma leitura da sociedade. Entretanto, alguns historiadores encaram esse tipo de material de maneira adversa. Isso se deve as especificidades da própria linguagem. Afinal, o filme é analisado no conjunto: texto (roteiro), visual (imagens) e som (trilha e sons do ambiente). E o historiador ainda está marcado pelo documento (texto). Mesmo que a oralidade e as imagens estejam cada vez mais presentes nas discussões históricas, o cerne ainda é o texto. O que torna a interpretação a contextualização desse tipo de material imprescindível, fascinante e complexa. Por esse motivo, pensamos em produzir esse texto na tentativa de auxiliar aqueles que enveredam por esse caminho. Esse texto é fruto das dificuldades que encontramos na tentativa de leitura desse tipo de material. E divide-se basicamente em dois momentos. A produção histórica vinculada direta ou indiretamente à leitura fílmica e os textos relacionados com cinema. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
Quando o historiador deixa de assistir e começa a analisar: Reflexões sobre a relação história e cinema. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37912 |
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dc.date.accessioned |
2024-09-20T23:02:50Z |
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dc.date.available |
2024-09-20 |
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dc.date.available |
2024-09-20T23:02:50Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
História e cinema |
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dc.subject |
Cinema e história |
pt_BR |
dc.subject |
Análise cinematográfica e histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Análise histórica - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Historiadores e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Relação História e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
History and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and history |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and historical analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Historical analysis - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Historians and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Relationship between history and cinema |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Carlos Adriano F. de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
When the historian stops watching and starts analyzing: Reflections on the relationship between history and cinema. |
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dc.identifier.citation |
LIMA, Carlos Adriano F. de. Quando o historiador deixa de assistir e começa a analisar: Reflexões sobre a relação história e cinema. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37912 |
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