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O ideário educacional republicano e a implantação dos grupos escolares no Brasil: uma leitura.

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dc.description.resumo O presente artigo tem como objetivo assinalar a relação entre a ideia de educação escolarizada como chave para a construção da nacionalidade brasileira, bem como, para a solução dos problemas do país, arraigada na transição do Império para o período republicano, com a implantação de uma nova organização do ensino no Brasil, as escolas graduadas ou grupos escolares. O estudo compreende, pois, uma revisão das ideias educacionais de Manoel Bomfim, Benjamin Constant e Rui Barbosa, articulando-as com o resultado de investigações científicas sobre a implantação dos grupos escolares no Brasil. É importante especificar que no Brasil, a implantação dos grupos escolares ocorre concomitantemente à disseminação do ideário de educação escolarizada como redentora da humanidade. Desse modo, eis a pertinência e relevância deste texto em identificar a relação entre esse ideário e a implantação dos grupos escolares. Ainda é valido destacar que a organização deste texto é decorrente à produção investigativa desenvolvida no interior da disciplina Educação Brasileira, do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/CE/UFPB). Além disso, este estudo integra parte de uma pesquisa de mestrado, ainda em desenvolvimento, junto ao PPGE/CE/UFPB, voltada ao estudo de um grupo escolar da Paraíba, qual seja o antigo Solon de Lucena da cidade de Campina Grande. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title O ideário educacional republicano e a implantação dos grupos escolares no Brasil: uma leitura. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37937
dc.date.accessioned 2024-09-23T19:04:14Z
dc.date.available 2024-09-23
dc.date.available 2024-09-23T19:04:14Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História da Educação - Paraíba pt_BR
dc.subject Grupos escolares - História pt_BR
dc.subject História dos grupos escolares - Brasil pt_BR
dc.subject Educação brasileira pt_BR
dc.subject Manoel Bomfim - Educação brasileira pt_BR
dc.subject Benjamin Constant - Educação brasileira pt_BR
dc.subject Rui Barbosa - Educação brasileira pt_BR
dc.subject History of Education - Paraíba pt_BR
dc.subject School groups - History pt_BR
dc.subject History of school groups - Brazil pt_BR
dc.subject Brazilian education pt_BR
dc.subject Manoel Bomfim - Brazilian education pt_BR
dc.subject Benjamin Constant - Brazilian education pt_BR
dc.subject Rui Barbosa - Brazilian education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Vivia de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The republican educational ideal and the implementation of school groups in Brazil: a reading. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Vivia de Melo. O ideário educacional republicano e a implantação dos grupos escolares no Brasil: uma leitura. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: As Diversas Faces da Nação Brasileira: Sociedade e Cultura (1822-1930). 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37937 pt_BR


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