DSpace/Manakin Repository

Ordenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil Oitocentista.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A composição da História, como disciplina escolar no Brasil, ocorreu na primeira metade do século XIX, período em que vários projetos educacionais foram discutidos, com o intuito de uma melhor estruturação do sistema de ensino, e, nesse processo, a importância dos compêndios para a efetivação desse aprendizado começou a ser debatida. Existia o interesse de formar uma elite dirigente e, ao mesmo tempo, moldar a massa populacional, estabelecendo mecanismos de controle, pois o intuito era ordenar, civilizar e instruir, isto é, assegurar a ordem e propagar a almejada civilização eram condições essenciais para se manter o status quo. Para Mattos (1990, p.259), “instruir ‘todas as classes’ era, pois, a possibilidade de estabelecer o primado da Razão, superando a ‘barbárie’ e a desordem das ruas.” Havia, nesse processo, a crença no poder do impresso, na sua capacidade de instrução em proveito de um projeto político. Nesse sentido, os primeiros livros didáticos utilizados no Brasil, no século XIX, vieram da Europa, especialmente da França, onde foram produzidos com o objetivo de sistematizar e controlar o ensino e a aprendizagem dos educandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title Ordenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil Oitocentista. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37939
dc.date.accessioned 2024-09-23T19:19:06Z
dc.date.available 2024-09-23
dc.date.available 2024-09-23T19:19:06Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Livros didáticos - Brasil oitocentista pt_BR
dc.subject Saber escolar - Brasil oitocentista pt_BR
dc.subject História da Educação - Brasil oitocentista pt_BR
dc.subject Instrução - Brasil oitocentista pt_BR
dc.subject História do ensino de História - Brasil pt_BR
dc.subject Modelo educacional francês - Brasil oitocentista pt_BR
dc.subject Ensino de História no Brasil - historiografia pt_BR
dc.subject Textbooks - 19th century Brazil pt_BR
dc.subject School knowledge - 19th century Brazil pt_BR
dc.subject History of Education - 19th century Brazil pt_BR
dc.subject Instruction - 19th century Brazil pt_BR
dc.subject History of History teaching - Brazil pt_BR
dc.subject French educational model - 19th century Brazil pt_BR
dc.subject History teaching in Brazil - historiography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARIANO, Nayana R. C.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ordering, civilizing and instructing: textbooks and the construction of school knowledge in nineteenth-century Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation MARIANO, Nayana R. C. Ordenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil Oitocentista. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: As Diversas Faces da Nação Brasileira: Sociedade e Cultura (1822-1930). 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37939 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta