dc.creator.ID |
MARTINS, L. M. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8775289597756122 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MOURA, José Antão Beltrão. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MOURA, J. A. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3572375884177951 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMELO, Maria de Fátima. |
|
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Eduardo Moreira. |
|
dc.description.resumo |
A utilização de modelos de processos de produção de software
norteia os produtores de software no planejamento e controle das
atividades integrantes do ciclo de vida do software. A literatura propõe
diversos modelos de processos com este propósito. No entanto, a prática
demonstra que os modelos de processos existentes não condizem com a
realidade de produção de software para o mercado (software comercial),
principalmente pela excessiva concentração em aspectos de
desenvolvimento.
Este trabalho propõe um "molde" genérico mais realista e
abrangente para a produção e disponibilização de software comercial, a
partir do qual modelos específicos possam ser construídos e validados para
casos particulares e realistas da indústria. O molde estende a abordagem
tradicional dos modelos de processos, identificando fatores críticos para o
sucesso de um software comercial, tais como marketing, comercialização e
suporte técnico, que interferem diretamente nos prazos e orçamentos de
projetos de software.
A partir da definição do molde, busca-se instanciar sua utilização na
produção de software de prateleira para o segmento Unix. Este estudo se
concentra nas fases de preparação e disponibilização de software para o
mercado, onde foram verificados procedimentos técnicos e gerenciais
imprescindíveis na composição de um modelo realista para a produção e
disponibilização de software comercial.
A construção do molde e sua instanciação resultam na identificação
e exemplificação de procedimentos considerados críticos para o sucesso
não apenas da produção como também da disponibilização de software
para o mercado.
O trabalho pode ter continuidade natural, instanciando-se o molde
para software destinado a outros segmentos de mercado (que não apenas
Unix). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Um molde para o processo de produção de software comercial: ilustrações com software unix de prateleira. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1993-12-22 |
|
dc.description.abstract |
Production Process Models are part of the planning and control
phases of a software life cycle. Currente literature proposes several
processes models for this purpose. Practice, however, shows that the
existing process models do not conform with the production scenario of the
software industry (commercial software) due to their great focus on
development issues.
This work proposes a more realistic and generic template for
modelling the production and delivery of commercial software upon which
other models can be built and validated for specific and real industry cases.
This template extends the tradicional approach of process models identifyng
criticai aspects for the succes of a commercial software such as marketing,
sales, distribution and technical support, which play an important role on
software project budgets and schedules.
After defining the template, a case study of its utilization in the
software production within the Unix segment is carried out. This study
concentrates on the preparation and delivery phases of commercial
software, where technical and management procedures were found to be
vital for the composition of a realistic model for the production and delivery
of commercial software.
The definition of the template and its case study allow the
identification and ilustration of procedures considered criticai for the succes
of both the production and delivery of commercial software.
The application of the template to other software market segments
(besides Unix) is a natural pathway to further pursue this research. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3794 |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-14T16:06:59Z |
|
dc.date.available |
2019-05-14 |
|
dc.date.available |
2019-05-14T16:06:59Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARTINS, Luiz Maurício Fraga. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A template for the commercial software production process: illustrations with unix software on the shelf. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARTINS, Luiz Maurício Fraga. Um molde para o processo de produção de software comercial: ilustrações com software unix de prateleira. 1993. 202f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1993. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3794 |
pt_BR |