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A identidade do ser mulher, mulher nordestina e suas sensibilidades nos filmes: “O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro”.

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dc.description.resumo Quando pensamos em identidade logo nos vem à mente a nossa identificação, no entanto esta questão é muito mais complexa visto que a identidade delimita e procura dizer o que se é. Ela homogeneíza e classifica criando identidades desejáveis e que são tidas por normais. Os estudos pós-estruturalistas problematizam a formação das identidades apontando que estas não são naturais, como se fossem inerentes ao ser, mas pelo contrário, são o resultado de construções sociais e culturais. São, hierarquizadas, refutadas, reapropriadas, subjetivizadas, enfim são construídas historicamente. As identidades, então, estão intrinsecamente ligadas às subjetividades que sugere a percepção sobre quem somos, sobre o nosso eu. Envolvendo, portanto, nossos sentimentos e pensamentos. Percebemos que as subjetividades não são estáticas, fixas, pelo contrário são influenciadas pelas produções e artefatos culturais, dentre os quais elegemos o cinema para nosso objeto de estudo. Sendo assim, a partir das proposições apontadas por Hall (1997), Silva (2000) e outros autores, nos propomos a problematizar as posições dos sujeitos femininos e as sensibilidades construídas nas produções cinematográficas que tenham por cenário o espaço Nordeste. Tomamos como fonte para esta análise os filmes: O Auto da Compadecida, peça de autoria de Ariano Suassuna e Lisbela e o Prisioneiro peça teatral de Osmar Lins, ambas adaptadas para o cinema em 1999 e 2003 respectivamente e dirigidas pelo diretor Miguel Arraes. No desenrolar de ambas as tramas percebemos a recorrência de três estereótipos: a mocinha (Rosinha, Virginia Cavendish e Lisbela, Débora Falabela), a mulher que trai (Dora, Denise Fraga e Inaura, Virginia Cavendish) e em algumas passagens encontramos a “mulher-macho”. A narrativa que acompanha as personagens as aprisiona em espaços delimitados pertencentes a cada uma de suas identidades - que nos leva a conclusão de que apesar dos cenários escolhidos e dos enredos desenvolvidos permanecem as ratificações sobre o ser mulher no recorte espacial em questão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title A identidade do ser mulher, mulher nordestina e suas sensibilidades nos filmes: “O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro”. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37955
dc.date.accessioned 2024-09-23T23:25:46Z
dc.date.available 2024-09-23
dc.date.available 2024-09-23T23:25:46Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Mulher - identidade pt_BR
dc.subject Ser mulher - identidade pt_BR
dc.subject Mulher nordestina pt_BR
dc.subject Filme Lisbela e o Prisioneiro pt_BR
dc.subject Filme O auto da Compadecida pt_BR
dc.subject Cinema e História pt_BR
dc.subject Identidade - mulheres pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Auto da Compadecida - Ariano suassuna - filme pt_BR
dc.subject Woman - identity pt_BR
dc.subject Being a woman - identity pt_BR
dc.subject Northeastern woman pt_BR
dc.subject Film Lisbela and the Prisoner pt_BR
dc.subject Film O auto da Compadecida pt_BR
dc.subject Cinema and History pt_BR
dc.subject Identity - women pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Auto da Compadecida - Ariano suassuna - film pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Erika Derquiane.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The identity of being a woman, a northeastern woman and her sensibilities in the films: “O Auto da Compadecida and Lisbela e o Prisioneiro”. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Erika Derquiane. A identidade do ser mulher, mulher nordestina e suas sensibilidades nos filmes: “O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro”. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 08: Cultura, Gênero e Sensibilidades. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37955 pt_BR


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