dc.creator.ID |
ALVES, I. T. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1261014550654381 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Camila Assis Peres. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8299215663548556 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota. |
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dc.contributor.referee2 |
MONTEIRO, Gisela Costa Pinheiro. |
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dc.description.resumo |
Esta pesquisa trata sobre o Bordado de Caicó presente em vestidos de noiva. Um
bordado de produção artesanal local, tradicional na cidade de Caicó (RN), região do
Seridó potiguar. Com reconhecimento nacional pelo Instituto Nacional de Propriedade
Industrial (INPI), na categoria indicação geográfica, o bordado em foco é uma das
expressões culturais da região, sendo muito utilizado no design de superfície têxtil de
itens de uso doméstico decorativos, mais comumente em enxovais. Bem como, sendo
reconhecido pelo registro do INPI por meio desse segmento têxtil. Diante disso, partiu
se do seguinte questionamento: de que maneira o Bordado de Caicó, comumente
utilizado em itens de decoração doméstica, é aplicado em produtos mais nobres e
simbólicos, como vestidos de noiva? Para responder a essa pergunta, realizou-se uma
pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, com revisão bibliográfica, com vistas a
analisar a composição visual a partir da aplicação de tais bordados na superfície têxtil
de vestidos de noiva. Para tanto, optou-se pela realização de um estudo de caso, por
meio de uma investigação histórica e documental de artefatos pertencentes ao acervo
de um atelier familiar, localizado na cidade de Caicó (RN). A partir do levantamento,
triagem, seleção e registro fotográfico de vestidos, constitui-se uma amostra de onze
vestidos, fabricados entre os anos 2000 e 2009, a serem analisados. Foram
desenvolvidos dois modelos de ficha que se complementam: um para catalogar a
amostra, utilizando imagens fotográficas dos vestidos com destaque aos bordados; e
o outro modelo para fazer a análise de composição visual por meio de croquis
reproduzidos a partir dessas imagens. A pesquisa resultou em um catálogo que
dispõe, para cada vestido, de cinco imagens registradas em iguais condições para
todos esses artefatos, descrição das características gerais de cada produto, bem
como os principais materiais utilizados para compor seu design de superfície. Além
disso, com base nos croquis e em imagens aproximadas do bordado desses vestidos,
estes foram analisados em sua composição visual, descrevendo-se os elementos e
técnicas de expressão visual encontrados, configuração dos bordados na superfície
do vestido, formas e sistemas de repetição presentes nos motivos. Em decorrência a
comparação entre as amostras analisadas, concluiu-se que os vestidos de noiva
analisados demonstram que houve uma tendência de moda, a de utilizar esse tipo de
bordado neste segmento, no período em que foram fabricados, devido à quantidade
de vestidos com a mesma característica de design de superfície. Percebeu-se que os
bordados são distribuídos, na superfície desses artefatos, de forma planejada,
visando dispor de uma composição visual que favorece um resultado harmônico e
coerente com o design de um vestido de noiva, de modo que condiz com o estilo
desses artefatos, sem fazê-los confundir com os bordados aplicados em itens de
decoração doméstica. Além disso, esta pesquisa mostra que esses vestidos
constituem um acervo que precisa ser preservado para posteridade, por possuírem o
Bordado de Caicó, arte de grande valor cultural que também caracteriza a cultura
material produzida nesse lugar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Design |
pt_BR |
dc.title |
Os bordados de Caicó em vestidos de noiva: um estudo de composição visual |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-02-26 |
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dc.description.abstract |
This research is about the Embroideries from Caicó that are present on wedding
dresses. A local and handcrafted embroidery production, traditional in the city of Caicó
(RN), Rio Grande do Norte9s Seridó region. Nationally acknowledged by the National
Institute of Industrial Propriety (INPI), categorized as geographical indication, the
embroidery taken as a subject is one of the region's cultural expressions, being very
used on the surfaces of textile designs on items of domestic decoration, more
commonly on household linen. Also being acknowledged by the INPI register through
this textile segment. From this point, the questioning was made: in which way is the
embroidery from Caicó, commonly used on domestic decoration items, applied on
more noble and symbolic products, as wedding dresses? To answer this question, it
was done a research of qualitative and descriptive approach, with bibliographical
review, aiming to analyze the visual composition from the insertion of such
embroideries on textile surfaces of wedding dresses. For this purpose, a case study
was made, through a historical and documental investigation of artefacts that belonged
to a familiar dressmaking studio, located in the city of Caicó (RN). From the collecting,
sorting, selecting and a photographic register of dresses, samples from eleven dresses
were made, manufactured between the years of 2000 and 2009, to be analyzed. Two
models of tables were designed to complement each other: one to catalog the sample,
using photographic images of the dresses highlighting the embroideries; and the other
model to make an analysis of visual composition through sketches made from those
images. The researched originated a catalog that shows, for each dress, five images
shot in similar conditions for all the artifacts, a description of the general characteristics
of each product, as well as the main materials used to compose their surface design.
Besides, based on the sketches of these dresses and on zoomed images of the
embroideries, the latter analyzed by their visual composition, describing their visual
expression elements and techniques, configuration of the embroideries on the dress
surfaces, shapes and repetition systems present on the motifs. Due to the comparison
between the analyzed samples, it was concluded that the wedding dresses show there
was a fashion trend that explains the common use of this embroidery in this segment,
at the time they were made, due to the number of dresses with the same surface design
characteristics. It was noticed that the embroideries are distributed on the surface of
these artifacts, in a planned way, aiming to show a visual composition that favors a
harmonious and coherent result with design of a wedding dress, in a way that matches
the style of the artifacts, with no mistaking them for embroideries applied to domestic
decoration items. Furthermore, this research shows that these dresses are part of a
collection that needs to be preserved for posterity, for having the embroidery from
Caicó, art of great cultural value that also characterizes the material culture produced
in this place. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38010 |
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dc.date.accessioned |
2024-09-25T13:08:09Z |
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dc.date.available |
2024-09-25 |
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dc.date.available |
2024-09-25T13:08:09Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Composição visual |
pt_BR |
dc.subject |
Vestidos de noiva |
pt_BR |
dc.subject |
Design de superfície |
pt_BR |
dc.subject |
Bordado de Caicó |
pt_BR |
dc.subject |
Visual composition |
pt_BR |
dc.subject |
Wedding Dress |
pt_BR |
dc.subject |
Surface Design |
pt_BR |
dc.subject |
Embroidery from Caicó |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Ionara Tereza Pereira. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Caicó embroidery in wedding dresses: a study of Visual Composition |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Ionara Tereza Pereira. Os bordados de Caicó em vestidos de noiva: um estudo de composição visual. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
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