dc.creator.ID |
PEREIRA, K. S. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3033908584468690 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Maria das Graças. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Maria das Graças |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8460227523466784 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
REIS, Magali dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Isabel de Oliveira e. |
|
dc.contributor.referee3 |
RAMOS, Fabiana. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de estudo as concepções de leitura literária das
docentes que trabalham em berçários públicos. Como objetivo geral, busca analisar as
concepções de leitura literária das docentes que trabalham nesses espaços educacionais na rede
municipal de ensino de Campina Grande, Paraíba. Como objetivos específicos, busca conhecer
os rituais de leitura literária organizados pelas professoras, as obras lidas para os bebês, mapear
os espaços utilizados para a leitura literária e identificar os critérios utilizados por elas para
seleção de obras literárias para lerem para os bebês. A pesquisa de natureza qualitativa teve
inspirações etnográficas (Mattos, 2011; Green, 2005), tendo sido realizada em três creches
públicas que atendem a bebês no município de Campina Grande. Participaram seis docentes de
berçário, que foram entrevistadas por meio da entrevista semiestruturada. Foram produzidos
dados ainda com a observação e videogravação de momentos de leitura de obras literárias pelas
professoras nos berçários. Para o registro dos dados, foram utilizadas notas de campo. O
tratamento dos dados produzidos deu-se por meio do procedimento metodológico da
triangulação (Flick, 2019) e para a análise das entrevistas, recorremos aos pressupostos da
técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977; 2006). Como referencial teórico da pesquisa,
adotamos os estudos fundamentados na perspectiva da Sociologia da Infância (Corsaro, 2011;
Rocha, 2008; Sarmento, 2008), que contribuem com a discussão apresentada. Abordamos o
conceito de docência (Texeira, 1996, 2007; Tardif, 2012; Santos, 2021; Nóvoa, 1992), de
docência com bebês (Campos, 2008; Drumond, 2019; Mantovani; Perani, 1999; Bitencourt,
2022, Barbosa, 2010) e dos estudos da literatura infantil (Aguiar, 2001; Cademartori, 2010;
Baptista, 2018; Reyes, 2010). Como resultados, constatamos que as professoras reconhecem a
importância da leitura literária e da contação de histórias, promovendo esse interesse por meio
dos eventos realizados, de autoria docente, na criação de rituais. Elas se organizam
desempenhando papéis diferenciados, de modo a permitir aos bebês uma participação e
interação com a leitura literária no dia a dia do berçário. Observamos que a noção da leitura
literária como forma de acalmar os bebês orienta as práticas pedagógicas das professoras.
Também identificamos que a literatura infantil esteve mais presente sob a forma de narrativa
oral, por meio de contação de histórias no primeiro semestre, enquanto no segundo semestre
letivo intensificaram-se as práticas pedagógicas envolvendo a leitura de obras literárias para as
crianças. Destacamos uma concordância entre os conhecimentos acadêmicos e a experiência
prática em relação aos critérios de seleção dos livros de literatura. Dessa forma, o acesso das
crianças à literatura infantil é uma realidade nessas práticas pedagógicas, e os bebês
demonstraram interesse e participação de várias maneiras, como nos balbucios, na fala, nos
movimentos corporais, nos gestos, na tentativa de pegar o livro, e ao folhear as páginas,
ampliando, assim, suas experiências com as obras literárias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Leitura literária no berçário: concepções docentes |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-04-05 |
|
dc.description.abstract |
This master's research focuses on the concepts of literary reading held by teachers working in
public nurseries. Its main goal is to analyze the literary reading concepts of teachers in these
educational spaces within the municipal education network of Campina Grande, Paraíba. The
objectives include understanding the literary reading rituals organized by the teachers, the
works read to the babies, mapping the spaces used for literary reading, and identifying the
criteria they use to select literary works to read to the babies. The qualitative research was
inspired by ethnographic insights (Mattos, 2011; Green, 2005) and conducted in three public
nurseries serving babies in Campina Grande. Six nursery teachers participated and were
interviewed through semi-structured interviews. Data was also generated through observation
and video recording moments when teachers read literary works in the nurseries. Field notes
were used for data recording. The data produced was processed through the methodological
procedure of triangulation (Flick, 2019), and for the analysis of the interviews, we used the
premises of the content analysis technique (Bardin, 1977; 2006). As the theoretical framework
of the research, we adopted studies grounded in the perspective of the Sociology of Childhood
(Corsaro, 2011; Rocha, 2008; Sarmento, 2008), contributing to the discussion presented. We
address the concept of teaching (Texeira, 1996, 2007; Tardif, 2012; Santos, 2021; Nóvoa,
1992), teaching with babies (Campos, 2008; Drumond, 2019; Mantovani; Perani, 1999;
Bitencourt, 2022; Barbosa, 2010) and studies of children's literature (Aguiar, 2001;
Cademartori, 2010; Baptista, 2018; Reyes, 2010). As a result, we found that the teachers
recognize the importance of literary reading and storytelling, promoting this interest through
events they organized and creating rituals. They organize themselves by performing different
roles, allowing babies to participate and interact with literary reading in the nursery's daily
routine. We observed that the notion of literary reading as a way to calm babies guides the
teachers' pedagogical practices. We also identified that children's literature was more present
through oral narrative through storytelling in the first semester.
In contrast, in the second semester, pedagogical practices involving reading literary works to
children intensified. We highlight an agreement between academic knowledge and practical
experience regarding the criteria for selecting literature books. Thus, children's access to
children's literature is a reality in these pedagogical practices, and the babies showed interest
and participation in various ways, such as babbling, speaking, body movements, gestures,
attempting to grab the book, and flipping through the pages, thereby broadening their
experiences with literary works. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38023 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-25T18:50:49Z |
|
dc.date.available |
2024-09-25 |
|
dc.date.available |
2024-09-25T18:50:49Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Rituais |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura literária |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Bebês |
pt_BR |
dc.subject |
Rituals |
pt_BR |
dc.subject |
Literary reading |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Babies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Kimberlly Saiwry Nunes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literary reading in the nursery: teachers' conceptions |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Kimberlly Saiwry Nunes. Leitura literária no berçário: concepções docentes. 2024. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |