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Leitura literária no berçário: concepções docentes

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dc.creator.ID PEREIRA, K. S. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3033908584468690 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Maria das Graças.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Maria das Graças pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8460227523466784 pt_BR
dc.contributor.referee1 REIS, Magali dos.
dc.contributor.referee2 SILVA, Isabel de Oliveira e.
dc.contributor.referee3 RAMOS, Fabiana.
dc.description.resumo Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de estudo as concepções de leitura literária das docentes que trabalham em berçários públicos. Como objetivo geral, busca analisar as concepções de leitura literária das docentes que trabalham nesses espaços educacionais na rede municipal de ensino de Campina Grande, Paraíba. Como objetivos específicos, busca conhecer os rituais de leitura literária organizados pelas professoras, as obras lidas para os bebês, mapear os espaços utilizados para a leitura literária e identificar os critérios utilizados por elas para seleção de obras literárias para lerem para os bebês. A pesquisa de natureza qualitativa teve inspirações etnográficas (Mattos, 2011; Green, 2005), tendo sido realizada em três creches públicas que atendem a bebês no município de Campina Grande. Participaram seis docentes de berçário, que foram entrevistadas por meio da entrevista semiestruturada. Foram produzidos dados ainda com a observação e videogravação de momentos de leitura de obras literárias pelas professoras nos berçários. Para o registro dos dados, foram utilizadas notas de campo. O tratamento dos dados produzidos deu-se por meio do procedimento metodológico da triangulação (Flick, 2019) e para a análise das entrevistas, recorremos aos pressupostos da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977; 2006). Como referencial teórico da pesquisa, adotamos os estudos fundamentados na perspectiva da Sociologia da Infância (Corsaro, 2011; Rocha, 2008; Sarmento, 2008), que contribuem com a discussão apresentada. Abordamos o conceito de docência (Texeira, 1996, 2007; Tardif, 2012; Santos, 2021; Nóvoa, 1992), de docência com bebês (Campos, 2008; Drumond, 2019; Mantovani; Perani, 1999; Bitencourt, 2022, Barbosa, 2010) e dos estudos da literatura infantil (Aguiar, 2001; Cademartori, 2010; Baptista, 2018; Reyes, 2010). Como resultados, constatamos que as professoras reconhecem a importância da leitura literária e da contação de histórias, promovendo esse interesse por meio dos eventos realizados, de autoria docente, na criação de rituais. Elas se organizam desempenhando papéis diferenciados, de modo a permitir aos bebês uma participação e interação com a leitura literária no dia a dia do berçário. Observamos que a noção da leitura literária como forma de acalmar os bebês orienta as práticas pedagógicas das professoras. Também identificamos que a literatura infantil esteve mais presente sob a forma de narrativa oral, por meio de contação de histórias no primeiro semestre, enquanto no segundo semestre letivo intensificaram-se as práticas pedagógicas envolvendo a leitura de obras literárias para as crianças. Destacamos uma concordância entre os conhecimentos acadêmicos e a experiência prática em relação aos critérios de seleção dos livros de literatura. Dessa forma, o acesso das crianças à literatura infantil é uma realidade nessas práticas pedagógicas, e os bebês demonstraram interesse e participação de várias maneiras, como nos balbucios, na fala, nos movimentos corporais, nos gestos, na tentativa de pegar o livro, e ao folhear as páginas, ampliando, assim, suas experiências com as obras literárias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Leitura literária no berçário: concepções docentes pt_BR
dc.date.issued 2024-04-05
dc.description.abstract This master's research focuses on the concepts of literary reading held by teachers working in public nurseries. Its main goal is to analyze the literary reading concepts of teachers in these educational spaces within the municipal education network of Campina Grande, Paraíba. The objectives include understanding the literary reading rituals organized by the teachers, the works read to the babies, mapping the spaces used for literary reading, and identifying the criteria they use to select literary works to read to the babies. The qualitative research was inspired by ethnographic insights (Mattos, 2011; Green, 2005) and conducted in three public nurseries serving babies in Campina Grande. Six nursery teachers participated and were interviewed through semi-structured interviews. Data was also generated through observation and video recording moments when teachers read literary works in the nurseries. Field notes were used for data recording. The data produced was processed through the methodological procedure of triangulation (Flick, 2019), and for the analysis of the interviews, we used the premises of the content analysis technique (Bardin, 1977; 2006). As the theoretical framework of the research, we adopted studies grounded in the perspective of the Sociology of Childhood (Corsaro, 2011; Rocha, 2008; Sarmento, 2008), contributing to the discussion presented. We address the concept of teaching (Texeira, 1996, 2007; Tardif, 2012; Santos, 2021; Nóvoa, 1992), teaching with babies (Campos, 2008; Drumond, 2019; Mantovani; Perani, 1999; Bitencourt, 2022; Barbosa, 2010) and studies of children's literature (Aguiar, 2001; Cademartori, 2010; Baptista, 2018; Reyes, 2010). As a result, we found that the teachers recognize the importance of literary reading and storytelling, promoting this interest through events they organized and creating rituals. They organize themselves by performing different roles, allowing babies to participate and interact with literary reading in the nursery's daily routine. We observed that the notion of literary reading as a way to calm babies guides the teachers' pedagogical practices. We also identified that children's literature was more present through oral narrative through storytelling in the first semester. In contrast, in the second semester, pedagogical practices involving reading literary works to children intensified. We highlight an agreement between academic knowledge and practical experience regarding the criteria for selecting literature books. Thus, children's access to children's literature is a reality in these pedagogical practices, and the babies showed interest and participation in various ways, such as babbling, speaking, body movements, gestures, attempting to grab the book, and flipping through the pages, thereby broadening their experiences with literary works. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38023
dc.date.accessioned 2024-09-25T18:50:49Z
dc.date.available 2024-09-25
dc.date.available 2024-09-25T18:50:49Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Rituais pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Bebês pt_BR
dc.subject Rituals pt_BR
dc.subject Literary reading pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Babies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Kimberlly Saiwry Nunes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literary reading in the nursery: teachers' conceptions pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Kimberlly Saiwry Nunes. Leitura literária no berçário: concepções docentes. 2024. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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