dc.creator.ID |
FERNANDES, E. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3026921776031335 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Alba Rejane Gomes de Moura. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, A. R. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2772063089515869 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA , Cícera Renata Diniz Vieira. |
|
dc.contributor.referee2 |
NASCIMENTO , Maria Monica Paulino do. |
|
dc.description.resumo |
Introdução: Após as mudanças advindas da ascensão tecnológica, principalmente após
a pandemia da Covid-19, os professores tiveram que adaptar-se a uma nova era do ensino, o que constituiu um grande desafio para a prática docente. Objetivo: Este estudo buscou investigar a experiência docente acerca do uso de tecnologias digitais no ensino superior em enfermagem após a pandemia da covid-19 e discuti-lo à luz da concepção freiriana de educação. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo realizada com professores de uma universidade pública do alto sertão paraíbano. A análise foi dividida em duas etapas, caracterização da amostra e análise qualitativa. Para a primeira foi utilizada a estatística descritiva, já para a segunda foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin. Na fase de exploração do material utilizou-se o software Iramuteq para maior robustez da análise. Resultados: A amostra final foi composta por 12 participantes, a maioria do sexo feminino (92%), correspondendo a 46,15% dos professores da Unidade Acadêmica de Enfermagem. Todos os docentes afirmaram que fazem ou já fizeram uso de tecnologias digitais em sala de aula, 24% citaram o Google meet, 20% o Google forms, 17% o Kahoot, 12% o Whatsapp, 10% o Classroom, 5% o Youtube, e os jogos online, e apenas 2% o Mentimeter. Alguns professores referiram a experiência de adaptação como algo brusco e forçado, em virtude do momento pandêmico, referindo dificuldades, outros afirmaram ter tido uma melhor experiência devido aos cursos preparatórios sobre o tema. Considerações finais: As tecnologias digitais são importantes ferramentas de transformação para o cenário de ensino atual. Se utilizadas corretamente, tornariam possível modificar completamente o contexto da educação superior, potencializando a relação entre educador e educando, valorizando a autonomia do aluno, democratizando o acesso à informação e o aprendizado crítico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Ensino Superior em Enfermagem e a concepção freiriana de educação: o uso de tecnologias e a prática docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-04-09 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38076 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-26T23:09:28Z |
|
dc.date.available |
2026-09-26 |
|
dc.date.available |
2024-09-26T23:09:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digital- Ensino de enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem - Práticas de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Experiência docente em enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior no Brasil - Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Concepção freiriana |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia da COVID - 19 - Tecnologia no ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Digital technologies - Nursing education |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing - Teaching practices |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching experience in nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education in Brazil - Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Education - Freirian conception |
pt_BR |
dc.subject |
COVID - 19 Pandemic - Technology in teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDES, Esther Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Higher Education in Nursing and the Freirean conception of education: the use of technologies and teaching practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Esther Alves. Ensino superior em Enfermagem e a concepção freiriana de educação: o uso de tecnologias e a prática docente. 2024. 92f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |