DSpace/Manakin Repository

Ensino Superior em Enfermagem e a concepção freiriana de educação: o uso de tecnologias e a prática docente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERNANDES, E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3026921776031335 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Alba Rejane Gomes de Moura.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, A. R. G. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2772063089515869 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA , Cícera Renata Diniz Vieira.
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO , Maria Monica Paulino do.
dc.description.resumo Introdução: Após as mudanças advindas da ascensão tecnológica, principalmente após a pandemia da Covid-19, os professores tiveram que adaptar-se a uma nova era do ensino, o que constituiu um grande desafio para a prática docente. Objetivo: Este estudo buscou investigar a experiência docente acerca do uso de tecnologias digitais no ensino superior em enfermagem após a pandemia da covid-19 e discuti-lo à luz da concepção freiriana de educação. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo realizada com professores de uma universidade pública do alto sertão paraíbano. A análise foi dividida em duas etapas, caracterização da amostra e análise qualitativa. Para a primeira foi utilizada a estatística descritiva, já para a segunda foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin. Na fase de exploração do material utilizou-se o software Iramuteq para maior robustez da análise. Resultados: A amostra final foi composta por 12 participantes, a maioria do sexo feminino (92%), correspondendo a 46,15% dos professores da Unidade Acadêmica de Enfermagem. Todos os docentes afirmaram que fazem ou já fizeram uso de tecnologias digitais em sala de aula, 24% citaram o Google meet, 20% o Google forms, 17% o Kahoot, 12% o Whatsapp, 10% o Classroom, 5% o Youtube, e os jogos online, e apenas 2% o Mentimeter. Alguns professores referiram a experiência de adaptação como algo brusco e forçado, em virtude do momento pandêmico, referindo dificuldades, outros afirmaram ter tido uma melhor experiência devido aos cursos preparatórios sobre o tema. Considerações finais: As tecnologias digitais são importantes ferramentas de transformação para o cenário de ensino atual. Se utilizadas corretamente, tornariam possível modificar completamente o contexto da educação superior, potencializando a relação entre educador e educando, valorizando a autonomia do aluno, democratizando o acesso à informação e o aprendizado crítico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Ensino Superior em Enfermagem e a concepção freiriana de educação: o uso de tecnologias e a prática docente. pt_BR
dc.date.issued 2024-04-09
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38076
dc.date.accessioned 2024-09-26T23:09:28Z
dc.date.available 2026-09-26
dc.date.available 2024-09-26T23:09:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologias digital- Ensino de enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermagem - Práticas de ensino pt_BR
dc.subject Experiência docente em enfermagem pt_BR
dc.subject Ensino superior no Brasil - Enfermagem pt_BR
dc.subject Educação - Concepção freiriana pt_BR
dc.subject Pandemia da COVID - 19 - Tecnologia no ensino pt_BR
dc.subject Digital technologies - Nursing education pt_BR
dc.subject Nursing - Teaching practices pt_BR
dc.subject Teaching experience in nursing pt_BR
dc.subject Higher education in Brazil - Nursing pt_BR
dc.subject Education - Freirian conception pt_BR
dc.subject COVID - 19 Pandemic - Technology in teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Esther Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Higher Education in Nursing and the Freirean conception of education: the use of technologies and teaching practice. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Esther Alves. Ensino superior em Enfermagem e a concepção freiriana de educação: o uso de tecnologias e a prática docente. 2024. 92f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta