DSpace/Manakin Repository

Análise do impacto da pandemia na execução curricular dos estudantes do Curso de Ciência da Computação da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALVES, E. D. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0728410372168731 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.advisor1ID BRASILEIRO, F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.contributor.referee1 GUERRERO, Dalton Dario Serey.
dc.contributor.referee1ID GUERRERO, D. D. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2050632960242405 pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.referee2ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 pt_BR
dc.description.resumo Diante da atípica situação causada pela pandemia de COVID-19, ocorrida entre o final de 2019 e meados de 2022, o Ministério da Educação autorizou o ensino remoto em cursos outrora presenciais. Essa medida possuía o intuito de amenizar possíveis prejuízos causados ao sistema federal de ensino pela pandemia. Nesse contexto, a Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande, juntamente com seu corpo docente, se viu diante do desafio de adaptar sua execução curricular ao ambiente virtual. Passada a pandemia, surge a necessidade de analisar as consequências dela, em virtude da necessidade de adaptação das metodologias das aulas ao ensino remoto. Este trabalho propõe o emprego de técnicas de análise e visualização de dados, a partir da coleta dos dados do Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO), tendo como objetivo contribuir para a análise de efeitos e implicações exercidos pela pandemia de COVID-19 sobre os estudantes de graduação do curso Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande. Como resultados encontrados, pode-se citar o fato de que o desempenho acadêmico dos alunos, na maior parte das disciplinas, voltou a alcançar os mesmos níveis do período da pré-pandemia, com uma tendência de aumento de trancamentos durante o pós-pandemia, sendo este o período que possui a maior quantidade de trancamentos registrados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Análise do impacto da pandemia na execução curricular dos estudantes do Curso de Ciência da Computação da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-15
dc.description.abstract Given the atypical situation caused by the COVID-19 pandemic, which occurred between the end of 2019 and mid-2022, the Ministry of Education authorized remote learning in courses that were previously face-to-face. This measure aimed to mitigate potential damage caused to the federal education system by the pandemic. In this context, the Academic Unit of Systems and Computing at the Federal University of Campina Grande, along with its faculty, faced the challenge of adapting its curriculum execution to the virtual environment. After the pandemic, the need arises to analyze its consequences due to the necessity of adapting teaching methodologies to remote learning. This work proposes the use of data analysis and visualization techniques, based on data collected from the Online Academic Control System (SCAO), with the aim of contributing to the analysis of the effects and implications exerted by the COVID-19 pandemic on undergraduate students in the Computer Science program at the Federal University of Campina Grande. As found results, it can be mentioned that the academic performance of students, in most subjects, returned to the same levels as the pre-pandemic period, with a trend of increased withdrawals during the post-pandemic period, which has the highest number of recorded withdrawals. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38107
dc.date.accessioned 2024-09-27T13:19:09Z
dc.date.available 2024-09-27
dc.date.available 2024-09-27T13:19:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino Remoto - Pandemia da COVID-19 - Análise do Impacto pt_BR
dc.subject Ciência da Computação da UFCG - Ensino Remoto pt_BR
dc.subject Remote Learning - COVID-19 Pandemic - Impact Analysis pt_BR
dc.subject UFCG Computer Science - Remote Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Eric Diego Matozo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the impact of the pandemic on the curriculum execution of Computer Science students at UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Eric Diego Matozo. Análise do impacto da pandemia na execução curricular dos estudantes do Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2024. 25 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta