Dépôt DSpace/Manakin

Império Ultramarino Português e a Lei das Arqueações: as condições do transporte de escravizados de Angola e Costa da Mina para Pernambuco em meados do século XVIII.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo Este trabalho visa problematizar as narrativas sobre o comércio de escravizados, especificamente os modos de preparação, transporte e acomodação dos homens, mulheres e crianças nas embarcações que vinham de Angola e Costa da Mina para a Capitania de Pernambuco em meados do século XVIII. Desde o centenário da abolição, em 1988, e com advento de novas epistemologias no campo da história, o debate sobre a escravização de homens e mulheres de origem africanas, vem ganhando fôlego, e se mostrando necessárias na retomada de histórias que resumem as violências sofridas pelos seres humanos no escravismo moderno. Pensar sobre a instituição da escravização negra é refletir todo arcabouço que instrumentalizava, o comércio de homens, mulheres e crianças africanas. Uma dessas instrumentalizações era eficiência e lucratividade deste comércio para coroa e mercadores que perpassava por uma legislação que ordenasse, primeiramente, a arquitetura e estrutura das embarcações; a acomodação dos sujeitos escravizados, a tripulação; os mantimentos para viagem e a travessia do Atlântico. Para tal, o Império Português em 1684 promulgou o Regulamento das Arqueações que deu base para a legislação do comércio de escravizados. Esta lei regulamentava a quantidade de pessoas escravizadas que poderiam ser transportadas, a partir da tonelagem das embarcações. Desta forma, a lei era um arcabouço jurídico para limitar a superlotação das embarcações, e consequentemente as possíveis mortes de homens e mulheres negras. A partir do uso das fontes disponibilizadas digitalmente pelo Arquivo Histórico Ultramarino Português, perscrutamos a prática no transporte de escravos e a legislação das arqueações. Para tanto, utilizamos o conceito de “estratégia” e “tática” postulados por Michel de Certeau (1988), a proposta por Jorge Larrosa (2002) em refletir sobre a “experiência” dos escravizados e também o conceito de “subalterno”, refletido por Agata Bloch (2022). Ao longo da pesquisa verificou-se diferenças e contradições no processo da implementação da legislação portuguesa acerca da arqueação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Império Ultramarino Português e a Lei das Arqueações: as condições do transporte de escravizados de Angola e Costa da Mina para Pernambuco em meados do século XVIII. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38110
dc.date.accessioned 2024-09-27T15:31:42Z
dc.date.available 2024-09-27
dc.date.available 2024-09-27T15:31:42Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Império Ultramarino Português pt_BR
dc.subject Lei das Arqueações pt_BR
dc.subject Transporte de escravizados - Angola - Pernambuco pt_BR
dc.subject Navio negreiro pt_BR
dc.subject História do Brasil colônia pt_BR
dc.subject História da África pt_BR
dc.subject Sistema de arqueação pt_BR
dc.subject Transporte de africanos - Brasil colônia pt_BR
dc.subject Pessoas escravizadas - transporte pt_BR
dc.subject Capitania de Pernambuco - lei das arqueações pt_BR
dc.subject Costa da Mina e Angola - transporte de escravizados pt_BR
dc.subject Comércio transatlântico de escravos pt_BR
dc.subject Portuguese Overseas Empire pt_BR
dc.subject Tonnation Law pt_BR
dc.subject Transportation of slaves - Angola - Pernambuco pt_BR
dc.subject Slave ship pt_BR
dc.subject History of colonial Brazil pt_BR
dc.subject History of Africa pt_BR
dc.subject Tonnation system pt_BR
dc.subject Transportation of Africans - colonial Brazil pt_BR
dc.subject Enslaved people - transportation pt_BR
dc.subject Captaincy of Pernambuco - tonnage law pt_BR
dc.subject Costa da Mina and Angola - transportation of slaves pt_BR
dc.subject Transatlantic slave trade pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Erykles Natanael de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Portuguese Overseas Empire and the Tonnage Law: the conditions for the transportation of slaves from Angola and the Mina Coast to Pernambuco in the mid-18th century. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Erykles Natanael de Lima. Império Ultramarino Português e a Lei das Arqueações: as condições do transporte de escravizados de Angola e Costa da Mina para Pernambuco em meados do século XVIII. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-297-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38110 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte