dc.description.resumo |
Este trabalho visa problematizar as narrativas sobre o comércio de escravizados, especificamente os modos de preparação, transporte e acomodação dos homens, mulheres e crianças nas embarcações que vinham de Angola e Costa da Mina para a Capitania de Pernambuco em meados do século XVIII. Desde o centenário da abolição, em 1988, e com advento de novas epistemologias no campo da história, o debate sobre a escravização de homens e mulheres de origem africanas, vem ganhando fôlego, e se mostrando necessárias na retomada de histórias que resumem as violências sofridas pelos seres humanos no escravismo moderno. Pensar sobre a instituição da escravização negra é refletir todo arcabouço que instrumentalizava, o comércio de homens, mulheres e crianças africanas. Uma dessas instrumentalizações era eficiência e lucratividade deste comércio para coroa e mercadores que perpassava por uma legislação que ordenasse, primeiramente, a arquitetura e estrutura das embarcações; a acomodação dos sujeitos escravizados, a tripulação; os mantimentos para viagem e a travessia do Atlântico. Para tal, o Império Português em 1684 promulgou o Regulamento das Arqueações que deu base para a legislação do comércio de escravizados. Esta lei regulamentava a quantidade de pessoas escravizadas que poderiam ser transportadas, a partir da tonelagem das embarcações. Desta forma, a lei era um arcabouço jurídico para limitar a superlotação das embarcações, e consequentemente as possíveis mortes de homens e mulheres negras. A partir do uso das fontes disponibilizadas digitalmente pelo Arquivo Histórico Ultramarino Português, perscrutamos a prática no transporte de escravos e a legislação das arqueações. Para tanto, utilizamos o conceito de “estratégia” e “tática” postulados por Michel de Certeau (1988), a proposta por Jorge Larrosa (2002) em refletir sobre a “experiência” dos escravizados e também o conceito de “subalterno”, refletido por Agata Bloch (2022). Ao longo da pesquisa verificou-se diferenças e contradições no processo da implementação da legislação portuguesa acerca da arqueação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Império Ultramarino Português e a Lei das Arqueações: as condições do transporte de escravizados de Angola e Costa da Mina para Pernambuco em meados do século XVIII. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38110 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-27T15:31:42Z |
|
dc.date.available |
2024-09-27 |
|
dc.date.available |
2024-09-27T15:31:42Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Império Ultramarino Português |
pt_BR |
dc.subject |
Lei das Arqueações |
pt_BR |
dc.subject |
Transporte de escravizados - Angola - Pernambuco |
pt_BR |
dc.subject |
Navio negreiro |
pt_BR |
dc.subject |
História do Brasil colônia |
pt_BR |
dc.subject |
História da África |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de arqueação |
pt_BR |
dc.subject |
Transporte de africanos - Brasil colônia |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas escravizadas - transporte |
pt_BR |
dc.subject |
Capitania de Pernambuco - lei das arqueações |
pt_BR |
dc.subject |
Costa da Mina e Angola - transporte de escravizados |
pt_BR |
dc.subject |
Comércio transatlântico de escravos |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Overseas Empire |
pt_BR |
dc.subject |
Tonnation Law |
pt_BR |
dc.subject |
Transportation of slaves - Angola - Pernambuco |
pt_BR |
dc.subject |
Slave ship |
pt_BR |
dc.subject |
History of colonial Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
History of Africa |
pt_BR |
dc.subject |
Tonnation system |
pt_BR |
dc.subject |
Transportation of Africans - colonial Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Enslaved people - transportation |
pt_BR |
dc.subject |
Captaincy of Pernambuco - tonnage law |
pt_BR |
dc.subject |
Costa da Mina and Angola - transportation of slaves |
pt_BR |
dc.subject |
Transatlantic slave trade |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Erykles Natanael de Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Portuguese Overseas Empire and the Tonnage Law: the conditions for the transportation of slaves from Angola and the Mina Coast to Pernambuco in the mid-18th century. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Erykles Natanael de Lima. Império Ultramarino Português e a Lei das Arqueações: as condições do transporte de escravizados de Angola e Costa da Mina para Pernambuco em meados do século XVIII. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-297-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38110 |
pt_BR |