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Pertencimento de alunos com necessidades educacionais especiais em cursos de ciência da computação: uma revisão de literatura.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, J. G. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8474478362930490 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 pt_BR
dc.contributor.referee1 FECHINE, Joseana Macêdo.
dc.contributor.referee1ID FECHINE, J. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7179691582151907 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2ID BRASILEIRO, F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.description.resumo O pertencimento é um componente importante para o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes, especialmente para aqueles com necessidades educacionais especiais (NEE), que enfrentam barreiras adicionais nos ambientes de aprendizagem. Nos cursos de Ciências da Computação, esse sentimento é ainda mais relevante devido às exigências cognitivas dessas disciplinas. Esta revisão de literatura visa investigar como o pertencimento tem sido abordado nos estudos sobre estudantes com NEE nos cursos de Ciências da Computação. Para tanto, foi realizada uma busca sistemática em bases de dados, como Scopus e ScienceDirect, de artigos publicados entre 2014 e 2024, utilizando palavras-chave como "necessidades educacionais especiais", "ensino superior" e "ciências da computação". Foram excluídas resenhas, dissertações e teses, resultando na seleção de 18 artigos para análise. Os resultados indicam que as principais barreiras enfrentadas pelos estudantes incluem o acesso a tecnologias assistivas, barreiras financeiras e burocráticas, estigma e falta de treinamento pedagógico para professores. Os estudos também destacam a necessidade de currículos adaptados, ambientes de apoio social e emocional, e a criação de redes de suporte. As conclusões evidenciam a importância do design universal, práticas pedagógicas inclusivas e políticas institucionais claras que garantam a inclusão plena de estudantes com NEE nos cursos de Ciências da Computação. A revisão fornece recomendações para orientar educadores e instituições na construção de ambientes mais inclusivos, equitativos e acolhedores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Pertencimento de alunos com necessidades educacionais especiais em cursos de ciência da computação: uma revisão de literatura. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-17
dc.description.abstract Belonging is an important component to students' academic and personal success, especially for those with special educational needs (SEN), who face additional barriers in learning environments. In Computer Science courses, this feeling is even more relevant due to the cognitive demands of these disciplines. This literature review aims to investigate how belonging has been approached in studies on students with SEN in Computer Science courses. To this end, a systematic search was carried out in databases, such as Scopus and ScienceDirect, for articles published between 2014 and 2024, using keywords such as "special educational needs", "higher education" and "computer sciences". Reviews, dissertations and theses were excluded, resulting in the selection of 18 articles for analysis. The results indicate that the main barriers faced by students include access to assistive technologies, financial and bureaucratic barriers, stigma and lack of pedagogical training for teachers. Studies also highlight the need for adapted curricula, social and emotional support environments, and the creation of support networks. The conclusions highlight the importance of universal design, inclusive pedagogical practices and clear institutional policies that guarantee the full inclusion of students with SEN in Computer Science courses. The review provides recommendations to guide educators and institutions in building more inclusive, equitable, and welcoming environments. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38164
dc.date.accessioned 2024-09-30T21:57:17Z
dc.date.available 2024-09-30
dc.date.available 2024-09-30T21:57:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ciência da Computação pt_BR
dc.subject Alunos de Ciência da Computação - Pertencimento. pt_BR
dc.subject Necessidades Educacionais Especiais – Alunos de Ciência da Computação. pt_BR
dc.subject Computer Science pt_BR
dc.subject Computer Science Students - Belonging. pt_BR
dc.subject Special Educational Needs – Computer Science Students. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, José Guilherme Coelho de
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Belonging of students with special educational needs in computer Science courses: a literature review. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, José Guilherme Coelho de. Pertencimento de alunos com necessidades educacionais especiais em cursos de ciência da computação: uma revisão de literatura. 2024. 10 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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