DSpace/Manakin Repository

A discussão do diferente no livro didático de história.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A referida produção é um breve resumo de um seminário apresentado na disciplina do professor Dr. Antônio Clarindo Barbosa de Souza, que ministrou a cadeira: Estudo do livro didático de História, disciplina esta que faz parte da grade curricular do curso de Especialização em Historiografia e ensino de História, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Nosso alvo foi a reflexão sobre a constante necessidade de trabalhar a questão da "diferença", que se faz necessário, não para aboli-Ia, mas para entendê-Ia e desneutralizar as "verdades", principalmente em nossa atuação em sala de aula. A discussão da diferença teve como ponto de partida o conceito de civilização pregado pelo etnocentrismo europeu sobre as nossas sociedades indígenas, assunto geralmente apresentado nos conteúdos da 6a. Série do Ensino Fundamental. Nossos objetivos foram: Entender o conceito de civilização, levando em consideração a denominação bárbara, utilizada no Império Romano para classificar o "diferente"; Perceber o "diferente", sob a perspectiva da imposição cultural e civilizatória, impostas pelos europeus que vieram colonizar o Brasil; Discutir a civilização como base para a dominação e aculturação (língua e religião) empregadas pelos portugueses no Brasil Selvagem. Para isso pesquisamos em três livros didáticos, e analisamos como os autores trabalham a questão da diferença europeu/índio. Depois de expostos os discursos utilizados nos livros, fazemos a abertura para uma discussão do que seria o diferente para os alunos e como esta diferença pode interferir na visão dos dois grupos distintos que se encontraram na "nova terra", denominada Brasil. Fazendo alguns questionamentos para que a ideia de civilização seja percebida como pressupostos para dominação e aculturação das sociedades indígenas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title A discussão do diferente no livro didático de história. pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38167
dc.date.accessioned 2024-09-30T22:40:17Z
dc.date.available 2024-09-30
dc.date.available 2024-09-30T22:40:17Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Livro didático de História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Indígenas - livro didático de História pt_BR
dc.subject Diferença - europeu/índio pt_BR
dc.subject Índios - livros didáticos de História pt_BR
dc.subject History Textbook pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject Indigenous People - History Textbook pt_BR
dc.subject Difference - European/Indian pt_BR
dc.subject Indians - History Textbooks pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Ismerina do.
dc.creator FARIAS, Rosineide Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The discussion of difference in the history textbook. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Ismerina do; FARIAS, Rosineide Alves de. A discussão do diferente no livro didático de história. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38167 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta