dc.description.resumo |
A referida produção é um breve resumo de um seminário apresentado na disciplina do professor Dr. Antônio Clarindo Barbosa de Souza, que ministrou a cadeira: Estudo do livro didático de História, disciplina esta que faz parte da grade curricular do curso de Especialização em Historiografia e ensino de História, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Nosso alvo foi a reflexão sobre a constante necessidade de trabalhar a questão da "diferença", que se faz necessário, não para aboli-Ia, mas para entendê-Ia e desneutralizar as "verdades", principalmente em nossa atuação em sala de aula. A discussão da diferença teve como ponto de partida o conceito de civilização pregado pelo etnocentrismo europeu sobre as nossas sociedades indígenas, assunto geralmente apresentado nos conteúdos da 6a. Série do Ensino Fundamental. Nossos objetivos foram: Entender o conceito de civilização, levando em consideração a denominação bárbara, utilizada no Império Romano para classificar o "diferente"; Perceber o "diferente", sob a perspectiva da imposição cultural e civilizatória, impostas pelos europeus que vieram colonizar o Brasil; Discutir a civilização como base para a dominação e aculturação (língua e religião) empregadas pelos portugueses no Brasil Selvagem. Para isso pesquisamos em três livros didáticos, e analisamos como os autores trabalham a questão da diferença europeu/índio. Depois de expostos os discursos utilizados nos livros, fazemos a abertura para uma discussão do que seria o diferente para os alunos e como esta diferença pode interferir na visão dos dois grupos distintos que se encontraram na "nova terra", denominada Brasil. Fazendo alguns questionamentos para que a ideia de civilização seja percebida como pressupostos para dominação e aculturação das sociedades indígenas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
12 |
pt_BR |
dc.title |
A discussão do diferente no livro didático de história. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38167 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-30T22:40:17Z |
|
dc.date.available |
2024-09-30 |
|
dc.date.available |
2024-09-30T22:40:17Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Indígenas - livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
Diferença - europeu/índio |
pt_BR |
dc.subject |
Índios - livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.subject |
History Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous People - History Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Difference - European/Indian |
pt_BR |
dc.subject |
Indians - History Textbooks |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Ismerina do. |
|
dc.creator |
FARIAS, Rosineide Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The discussion of difference in the history textbook. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Ismerina do; FARIAS, Rosineide Alves de. A discussão do diferente no livro didático de história. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38167 |
pt_BR |