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As práticas instrucionais no Lyceo Parahybano (1836-1889): a configuração dos planos de ensino e o ensino de história.

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dc.description.resumo Este artigo tem como objetivo central analisar aspectos relativos às ações dos legisladores para com a organização das práticas instrucionais que deveriam orientar o cotidiano escolar em uma das instituições de instrução pública secundária mais importante dessa província, o Liceu Paraibano, criado no ano de 1836. As práticas instrucionais foram aqui entendidas como um conjunto de procedimentos que envolviam desde a escolha dos melhores métodos, passando pela organização do tempo escolar, por preocupações com a melhoria das condições de instalações das aulas de ensino secundário e com a aplicação dos métodos punitivos e disciplinares. Imbricado à análise das práticas instrucionais estão as várias formulações dos Planos de Ensino do Liceu e as propostas para o Ensino de História. O corpus documental com o qual trabalhamos são parte de um conjunto de leis e regulamentos sobre a antiga Província da Parahyba do Norte, hoje Estado da Paraíba, selecionado nas Collecções das Leis Provinciais (1835-1889) e publicadas ordinariamente todos os anos . Os Relatórios dos Presidentes de Província e Relatórios dos Diretores da Instrução Pública nos permitiram, entre outras coisas, avaliarmos as dificuldades, os embates políticos e jogos de poderes travados no campo educacional. Os Relatórios dos Diretores da Instrução Pública são peças importantes para a história da educação, especialmente no século XIX, porque por meio deles podemos apreender o ideário de que dispunham as autoridades provinciais para realizar suas críticas e formular propostas de melhoria das condições instrucionais. A pesquisa vem sendo realizada, atualmente, no interior do Grupo de Pesquisa sobre História da Educação na Parahyba Imperial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title As práticas instrucionais no Lyceo Parahybano (1836-1889): a configuração dos planos de ensino e o ensino de história. pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38171
dc.date.accessioned 2024-09-30T22:53:43Z
dc.date.available 2024-09-30
dc.date.available 2024-09-30T22:53:43Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Lyceu Paraibano - 1836-1889 pt_BR
dc.subject Ensino de História - Parahyba do Norte pt_BR
dc.subject História da Educação - Paraíba pt_BR
dc.subject Práticas instrucionais - Paraíba pt_BR
dc.subject Liceu Paraibano - 1836-1889 pt_BR
dc.subject Paraíba imperial - História da Educação pt_BR
dc.subject History Teaching - Parahyba do Norte pt_BR
dc.subject History of Education - Paraíba pt_BR
dc.subject Instructional Practices - Paraíba pt_BR
dc.subject Liceu Paraibano - 1836-1889 pt_BR
dc.subject Imperial Paraíba - History of Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CURY, Cláudia Engler.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Instructional practices at Lyceo Parahybano (1836-1889): the configuration of teaching plans and the teaching of history. pt_BR
dc.identifier.citation CURY, Cláudia Engler. As práticas instrucionais no Lyceo Parahybano (1836-1889): a configuração dos planos de ensino e o ensino de história. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38171 pt_BR


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