DSpace/Manakin Repository

Ensino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O currículo escolar se configura no âmbito da educação como um artefato da cultura, e de modo mais específico, como um artefato de gênero à medida que a sua estrutura, não só no que se refere aos conteúdos, mas também no modo como tende a disciplinar o processo de escolarização, acaba por favorecer a hegemonia do valores e representações que enaltecem o masculinos e a heterossexualidade enquanto modelos perseguidos pela educação e balizados pelas meta-narrativas que estruturam os conteúdos disciplinares. Neste artigo procuraremos analisar como o currículo de história a partir do livro didático tende a (re) afirmar as hierarquias entre os gêneros pela maneira como constroi suas narrativas sobre o social e os sujeitos históricos, valorizando os atributos e referenciais masculinos em detrimento dos valores e modos de ser e viver a feminilidade. Para tanto, nos detemos numa análise teórica dos significados atribuídos aos livros didáticos enquanto discursos curriculares e artefatos culturais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title Ensino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais. pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173
dc.date.accessioned 2024-09-30T22:58:02Z
dc.date.available 2024-09-30
dc.date.available 2024-09-30T22:58:02Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Identidade de gênero pt_BR
dc.subject Hierarquias sociais pt_BR
dc.subject Currículo de História pt_BR
dc.subject Livro didático de História pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Gender Identity pt_BR
dc.subject Social Hierarchies pt_BR
dc.subject History Curriculum pt_BR
dc.subject History Textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Andreza de Oliveira.
dc.creator BARROS, Ofélia Maria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching history as a gender artifact: (re)affirming identities and social hierarchies. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Andreza de Oliveira; BARROS, Ofélia Maria. Ensino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta