dc.description.resumo |
O currículo escolar se configura no âmbito da educação como um artefato da cultura, e de modo mais específico, como um artefato de gênero à medida que a sua estrutura, não só no que se refere aos conteúdos, mas também no modo como tende a disciplinar o processo de escolarização, acaba por favorecer a hegemonia do valores e representações que enaltecem o masculinos e a heterossexualidade enquanto modelos perseguidos pela educação e balizados pelas meta-narrativas que estruturam os conteúdos disciplinares. Neste artigo procuraremos analisar como o currículo de história a partir do livro didático tende a (re) afirmar as hierarquias entre os gêneros pela maneira como constroi suas narrativas sobre o social e os sujeitos históricos, valorizando os atributos e referenciais masculinos em detrimento dos valores e modos de ser e viver a feminilidade. Para tanto, nos detemos numa análise teórica dos significados atribuídos aos livros didáticos enquanto discursos curriculares e artefatos culturais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
12 |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-30T22:58:02Z |
|
dc.date.available |
2024-09-30 |
|
dc.date.available |
2024-09-30T22:58:02Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Hierarquias sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo de História |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Gender Identity |
pt_BR |
dc.subject |
Social Hierarchies |
pt_BR |
dc.subject |
History Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
History Textbook |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Andreza de Oliveira. |
|
dc.creator |
BARROS, Ofélia Maria. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching history as a gender artifact: (re)affirming identities and social hierarchies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Andreza de Oliveira; BARROS, Ofélia Maria. Ensino de história como artefato de gênero: (re)afirmando identidades e hierarquias sociais. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38173 |
pt_BR |