dc.creator.ID |
CRUZ, A. F. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0123667204417920 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Arrais., Maria Nazareth de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
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dc.contributor.referee2 |
BARBOSA, Vanice Lacerda de Melo. |
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dc.description.resumo |
Um texto é concebido através de sua relação com outros textos e com a sociedade, como
também a partir de seus elementos verbais e/ou não verbais que, conjuntamente, desempenham
papel significativo na leitura. Nesse âmbito, a presente pesquisa objetiva analisar sentidos
subjacentes à relação entre os elementos verbais e visuais presentes em feeds de Instapoesias
no perfil @retalhosemoradas, considerando os pressupostos teóricos apresentados pela
Semiótica Plástica a fim de refletir sobre os feeds de Instapoesia como leituras possíveis para
as aulas de Língua Portuguesa na educação básica. Para isso, ilustramos os conceitos de análise
textual, com foco na Semiótica Plástica, desmembramento da Semiótica Discursiva; discutimos
os conceitos de gêneros discursivos no campo digital e o tratamento dado pelos documentos
legais; descrevemos sentidos que emergem das relações semissimbólicas nos feeds da
Instapoesia; e refletimos sobre o uso de feeds de Instapoesia como possibilidade para leitura
nas aulas de Língua Portuguesa na educação básica. Utilizamos como fundamentação a
Semiótica Plástica de Floch (1987), pelos estudos de Pietroforte (2004) e Teixeira (2008), que
é um desdobramento da Semiótica Discursiva de Greimas (1979), e também nos estudos
empreendidos por Barros (2005) e Fiorin (2022). Utilizamos, ainda, Bakhtin (2011), Marcuschi
(2008) e Bazerman (2011), para a noção de gêneros do discurso; Lévy (1999) e Marcuschi
(2004) para a presença dos gêneros no campo digital; Recuero (2009) e Andrade (2020) no que
concerne às redes sociais e os feeds de Instagram; Silva (2020) e Oliveira e Fazano (2020) para
observações da Instapoesia e, por fim, os Parâmetros Nacionais Curriculares (1998) e a Base
Nacional Comum Curricular (2018) para as observações a respeito do trato da leitura e dos
gêneros do discurso nos documentos legais da educação básica no Brasil. A metodologia da
pesquisa concentra-se na análise do discurso, com abordagem qualitativa e natureza aplicada.
O corpus de análise consiste em dois feeds de Instapoesia presentes no perfil
@retalhosemoradas da plataforma Instagram, selecionado de um universo de 225 feeds. As
categorias de análise são os formantes plásticos em suas dimensões eidéticas, fotocromáticas e
topológicas. Com os resultados, observamos que os feeds de Instapoesia veiculam recursos
imagéticos e linguísticos em sua construção e, a partir da relação verbo-visual, exploram
distintas temáticas, como as transformações vivenciadas pelo ser humano no decorrer da vida
e as relações amorosas entre dois sujeitos. Com isso, constatamos que o plano da expressão
desempenha papel significativo na construção de sentidos de um texto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Relações verbo-visuais em Feeds de Inspoesias: leituras possíveis para educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-04-29 |
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dc.description.abstract |
A text is conceived through its relationship with other texts and with society, as well as its verbal
and/or non-verbal elements that, together, play a significant role in reading. In this context, the
present research aims to analyze the meanings underlying to the relationship between the verbal
and visual elements contained in Instapoetry feeds on the @retalhosemoradas profile, taking
into account the theoretical assumptions presented by Plastic Semiotics in order to reflect about
Instapoetry feeds as possible readings for Portuguese classes in Basic Education.. For this
purpose, we illustrate the concepts of textual analysis, focusing on Plastic Semiotics, which its
derived from Discursive Semiotics; we also discuss the concepts of discursive genres in the
digital field and the treatment given by legal documents; we describe meanings that emerge
from the semi-symbolic relationships in the Instapoetry feeds; and we reflect about the use of
Instapoetry feeds as a possibility of reading in Portuguese Language classes in Basic Education.
In this regard, we use as a theoretical foundation the Plastic Semiotics of Floch (1987), by the
studies of Pietroforte (2004) and Teixeira (2008), which is an unfolding of the Discursive
Semiotics of Greimas (1979), and also in the studies undertaken by Barros (2005) and Fiorin
(2022). We also use Bakhtin (2011), Marcuschi (2008) and Bazerman (2011), for the notion of
speech genres; Lévy (1999) and Marcuschi (2004) for the presence of genres in the digital field;
Recuero (2009) and Andrade (2020) regarding social media and Instagram feeds; Silva (2020)
and Oliveira and Fazano (2020) for observations of Instapoetry and, finally, the Brazilian
National Curricular Parameters (1998) and the Brazilian National Common Curricular Base
(2018) for observations regarding the treatment of reading and speech genres in legal
documents for basic education in Brazil. The research methodology that we use focuses on
discourse analysis, with a qualitative approach and applied nature. The corpus of our analysis
consists of two differents Instapoetry feeds present on the @retalhosemoradas profile on the
Instagram platform, selected from a universe of 225 feeds. The categories of analysis are plastic
formants in their eidetic, photochromatic and topological dimensions. Thereby, as a result, we
observed that the Instapoetry feeds convey imagery and linguistic resources in their
construction and, based on the verbal-visual relationship, explore different themes, such as the
transformations experienced by the human being throughout life and the love relationships
between two subjects. Therefore, as a result, we found that the plane of expression plays a
significant role in the construction of meanings of a text. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38175 |
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dc.date.accessioned |
2024-09-30T23:06:13Z |
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dc.date.available |
2024-09-30 |
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dc.date.available |
2024-09-30T23:06:13Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Semiótica plástica |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros do discurso digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Feeds de Instapoesias |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Plastic semiotics |
pt_BR |
dc.subject |
Digital speech genres |
pt_BR |
dc.subject |
Instapoetry Feeds |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - Basic education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CRUZ, Anderson Felipe de Souza. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Verbal-visual relationships in Inspoesias Feeds: possible readings for basic education. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CRUZ. Anderson Felipe de Souza. Relações verbo-visuais em Feeds de Inspoesias: leituras possíveis para educação básica. 2024. 76f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |