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Relações verbo-visuais em Feeds de Inspoesias: leituras possíveis para educação básica.

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dc.creator.ID CRUZ, A. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0123667204417920 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Arrais., Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo Um texto é concebido através de sua relação com outros textos e com a sociedade, como também a partir de seus elementos verbais e/ou não verbais que, conjuntamente, desempenham papel significativo na leitura. Nesse âmbito, a presente pesquisa objetiva analisar sentidos subjacentes à relação entre os elementos verbais e visuais presentes em feeds de Instapoesias no perfil @retalhosemoradas, considerando os pressupostos teóricos apresentados pela Semiótica Plástica a fim de refletir sobre os feeds de Instapoesia como leituras possíveis para as aulas de Língua Portuguesa na educação básica. Para isso, ilustramos os conceitos de análise textual, com foco na Semiótica Plástica, desmembramento da Semiótica Discursiva; discutimos os conceitos de gêneros discursivos no campo digital e o tratamento dado pelos documentos legais; descrevemos sentidos que emergem das relações semissimbólicas nos feeds da Instapoesia; e refletimos sobre o uso de feeds de Instapoesia como possibilidade para leitura nas aulas de Língua Portuguesa na educação básica. Utilizamos como fundamentação a Semiótica Plástica de Floch (1987), pelos estudos de Pietroforte (2004) e Teixeira (2008), que é um desdobramento da Semiótica Discursiva de Greimas (1979), e também nos estudos empreendidos por Barros (2005) e Fiorin (2022). Utilizamos, ainda, Bakhtin (2011), Marcuschi (2008) e Bazerman (2011), para a noção de gêneros do discurso; Lévy (1999) e Marcuschi (2004) para a presença dos gêneros no campo digital; Recuero (2009) e Andrade (2020) no que concerne às redes sociais e os feeds de Instagram; Silva (2020) e Oliveira e Fazano (2020) para observações da Instapoesia e, por fim, os Parâmetros Nacionais Curriculares (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2018) para as observações a respeito do trato da leitura e dos gêneros do discurso nos documentos legais da educação básica no Brasil. A metodologia da pesquisa concentra-se na análise do discurso, com abordagem qualitativa e natureza aplicada. O corpus de análise consiste em dois feeds de Instapoesia presentes no perfil @retalhosemoradas da plataforma Instagram, selecionado de um universo de 225 feeds. As categorias de análise são os formantes plásticos em suas dimensões eidéticas, fotocromáticas e topológicas. Com os resultados, observamos que os feeds de Instapoesia veiculam recursos imagéticos e linguísticos em sua construção e, a partir da relação verbo-visual, exploram distintas temáticas, como as transformações vivenciadas pelo ser humano no decorrer da vida e as relações amorosas entre dois sujeitos. Com isso, constatamos que o plano da expressão desempenha papel significativo na construção de sentidos de um texto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Relações verbo-visuais em Feeds de Inspoesias: leituras possíveis para educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2024-04-29
dc.description.abstract A text is conceived through its relationship with other texts and with society, as well as its verbal and/or non-verbal elements that, together, play a significant role in reading. In this context, the present research aims to analyze the meanings underlying to the relationship between the verbal and visual elements contained in Instapoetry feeds on the @retalhosemoradas profile, taking into account the theoretical assumptions presented by Plastic Semiotics in order to reflect about Instapoetry feeds as possible readings for Portuguese classes in Basic Education.. For this purpose, we illustrate the concepts of textual analysis, focusing on Plastic Semiotics, which its derived from Discursive Semiotics; we also discuss the concepts of discursive genres in the digital field and the treatment given by legal documents; we describe meanings that emerge from the semi-symbolic relationships in the Instapoetry feeds; and we reflect about the use of Instapoetry feeds as a possibility of reading in Portuguese Language classes in Basic Education. In this regard, we use as a theoretical foundation the Plastic Semiotics of Floch (1987), by the studies of Pietroforte (2004) and Teixeira (2008), which is an unfolding of the Discursive Semiotics of Greimas (1979), and also in the studies undertaken by Barros (2005) and Fiorin (2022). We also use Bakhtin (2011), Marcuschi (2008) and Bazerman (2011), for the notion of speech genres; Lévy (1999) and Marcuschi (2004) for the presence of genres in the digital field; Recuero (2009) and Andrade (2020) regarding social media and Instagram feeds; Silva (2020) and Oliveira and Fazano (2020) for observations of Instapoetry and, finally, the Brazilian National Curricular Parameters (1998) and the Brazilian National Common Curricular Base (2018) for observations regarding the treatment of reading and speech genres in legal documents for basic education in Brazil. The research methodology that we use focuses on discourse analysis, with a qualitative approach and applied nature. The corpus of our analysis consists of two differents Instapoetry feeds present on the @retalhosemoradas profile on the Instagram platform, selected from a universe of 225 feeds. The categories of analysis are plastic formants in their eidetic, photochromatic and topological dimensions. Thereby, as a result, we observed that the Instapoetry feeds convey imagery and linguistic resources in their construction and, based on the verbal-visual relationship, explore different themes, such as the transformations experienced by the human being throughout life and the love relationships between two subjects. Therefore, as a result, we found that the plane of expression plays a significant role in the construction of meanings of a text. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38175
dc.date.accessioned 2024-09-30T23:06:13Z
dc.date.available 2024-09-30
dc.date.available 2024-09-30T23:06:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Semiótica plástica pt_BR
dc.subject Gêneros do discurso digitais pt_BR
dc.subject Feeds de Instapoesias pt_BR
dc.subject Leitura e ensino pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - Educação básica pt_BR
dc.subject Plastic semiotics pt_BR
dc.subject Digital speech genres pt_BR
dc.subject Instapoetry Feeds pt_BR
dc.subject Reading and teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language - Basic education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CRUZ, Anderson Felipe de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Verbal-visual relationships in Inspoesias Feeds: possible readings for basic education. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation CRUZ. Anderson Felipe de Souza. Relações verbo-visuais em Feeds de Inspoesias: leituras possíveis para educação básica. 2024. 76f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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