Repositorio Dspace/Manakin

Os (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Este trabalho visa identificar os sabores que o livro didático tem oferecido no campo da educação, quando trabalhado de forma consciente e aguçadora no intuito de levar o aluno na construção de seu conhecimento. Da mesma forma, problematizar o processo inverso que permeia dentro de uma estrutura educacional desconfortante, e que está ligado a uma realidade presa a dicotomias que estão entrelaçadas entre os avanços teóricos-metodológicos e a prática de ensino, não havendo uma comunicação fiel em ambas às partes. Como também apontar as fragilidades e o quanto este instrumento está cheio de (dis)sabores, por não ser ainda um material rico em informações construtivas e por isto continua permanentemente adequando-se as estruturas exigidas pela dinâmica da História. A partir desta reflexão, aponto os variados problemas nele existentes, estando conscientes de que a utilização do didático em sala-de-aula torna-se um desafio. Para a realização de um bom trabalho é preciso revelar novos sentidos ao seu uso e buscar outras possibilidades de manuseio com outras fontes, no intento de levar o aluno a problematizar os variados caminhos que a História tem proporcionado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title Os (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades. pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181
dc.date.accessioned 2024-09-30T23:33:30Z
dc.date.available 2024-09-30
dc.date.available 2024-09-30T23:33:30Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Livro didático de História pt_BR
dc.subject Ensino de História - livro didático pt_BR
dc.subject Análise de livro didático de História pt_BR
dc.subject History Textbook pt_BR
dc.subject History Teaching - Textbook pt_BR
dc.subject History Textbook Analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRANDÃO, Ivone Agra.
dc.creator SILVA, Ramsés Nunes e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The (dis)flavors of history textbooks: problems, challenges and possibilities. pt_BR
dc.identifier.citation BRANDÃO, Ivone Agra; SILVA, Ramsés Nunes e. Os (dis)sabores do livro didático de história: problemas, desafios e possibilidades. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38181 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta