dc.creator.ID |
SOARES, F. J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5923664989248470 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Elri Bandeira de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, E. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. |
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dc.contributor.referee2 |
PONTES, Carlos Gildemar. |
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dc.description.resumo |
O texto dramático Macário, de Álvares de Azevedo, publicado em 1855, apresenta a história
da relação conturbada entre Macário e uma figura desconhecida, revelada como Satã. Ao
longo da história, os comportamentos e situações em que Satã participa evidenciam o
satanismo. A imagem do sobrenatural é formada em um espaço do cotidiano apresentando o
que é sublime ao real, escapando da lógica e coerência. A partir das vertentes teóricas da
literatura fantástica e do maravilhoso, elaboradas por críticos e autores que se dedicaram aos
gêneros, é possível construir uma interpretação da formação do satanismo na obra. Ao
analisar as evidências na narrativa, o trabalho apresenta o questionamento de como se
combinam, esteticamente, o gênero fantástico e o gênero maravilhoso. O objetivo principal do
presente trabalho é analisar e interpretar o fantástico e o maravilhoso, perante o satanismo,
bem como discutir as aproximações teóricas entre o fantástico e o maravilhoso, discorrer
criticamente sobre a presença do satanismo como tendência estética no romantismo e analisar
a presença e funcionamento do fantástico e maravilhoso em Macário. O satanismo compõe
um lado fantástico, pelo pavor criado diante da presença do Satã, mas também ao
maravilhoso, pois a figura diabólica é reconhecida nos conhecimentos de mundo, social e
religioso. Desse modo, a obra apresenta a hipótese de ambos os gêneros estarem presentes.
Como metodologia, o trabalho é de cunho bibliográfico, por meio dos textos teóricos,
qualitativos, análise de textos e de natureza aplicada, a partir da aplicação dos conceitos
discutidos na obra analisada. Por meio da pesquisa bibliográfica, a fundamentação teórica tem
como base as teorias desenvolvidas por Tzvetan Todorov (1970), David Roas (2014) e demais
teóricos que auxiliam no processo da análise da obra. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
O diabo em cena: a presença do fantástico e do maravilhoso no drama Macário, de Álvares de Azevedo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-06 |
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dc.description.abstract |
Álvares de Azevedo's 1855 dramatic text Macário presents the story of the troubled
relationship between Macário and an unknown figure, revealed to be Satan. Throughout the
story, the behaviors and situations in which Satan participates, highlights the satanism in the
work. The image of the supernatural is formed in an everyday space presenting what is
sublime to the real, escaping from logic and coherence. From the theoretical strands of
fantastic literature and the marvelous, elaborated by critics and authors who have dedicated
themselves to the genres, it is possible to build an interpretation of the formation of
Satanism in the work. By analyzing the evidence in the narrative, the work presents the
questioning of how the fantastic and the marvelous genres are aesthetically combined
through the presence of Satanism in the work. The main objective of this work is to analyze
and interpret the fantastic and the marvelous, in the face of Satanism in Macario. As well
as, discuss the theoretical approaches between the fantastic and the marvelous, critically
discuss the presence of Satanism as an aesthetic tendency in Romanticism and analyze the
presence and functioning of the fantastic and marvelous in Macario. Satanism composes a
fantastic side, by the dread created by the presence of Satan, but also the marvelous,
because the diabolical figure is recognized in the world, social and religious knowledge. In
this way, the work has the hypothesis of possessing both genres, fantastic and marvelous.
As a methodology, the work is bibliographic in nature, by means of theoretical texts,
qualitative, text analysis, and applied, from the application of the concepts discussed in the
analyzed work. Through the bibliographical research, the theoretical foundation is based on
the theories developed by Tzvetan Todorov (1970), David Roas (2014) and other theorists
that help in the process of analyzing the work. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38182 |
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dc.date.accessioned |
2024-09-30T23:41:29Z |
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dc.date.available |
2024-09-30 |
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dc.date.available |
2024-09-30T23:41:29Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise literária |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero fantástico |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero maravilhoso |
pt_BR |
dc.subject |
Macário – Álvares de Azevedo |
pt_BR |
dc.subject |
Romantismo |
pt_BR |
dc.subject |
Discussão teórica – Fantástico e maravilhoso |
pt_BR |
dc.subject |
Satanismo em Macário |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero literário |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura brasileira |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Francisca Júlia da Silva. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The devil on the scene: the presence of the fantastic and the marvelous in the drama Macário, by Álvares de Azevedo. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOARES. Francisca Júlia da Silva. O diabo em cena: a presença do fantástico e do maravilhoso no drama Macário, de Álvares de Azevedo. 2023. 53f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |