DSpace Repository

Analisando erros cometidos por iniciantes em programação orientada a objetos no Curso de Ciência da Computação da UFCG.

Show simple item record

dc.creator.ID MELO, J. P. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3397904813329799 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, L. M. R. Sampaio pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2ID BRASILEIRO, F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.description.resumo Cursos introdutórios de programação costumam ser desafiadores, especialmente para aqueles sem experiência prévia em lógica de programação. Ao ingressar em um curso de tecnologia, é necessário o aprendizado de terminologias relacionadas à Ciência da Computação e adaptar-se aos diferentes conceitos e paradigmas. Se tratando de Programação Orientada a Objetos (POO), utilizando Java como linguagem de programação, a dificuldade é ainda maior. Seu amplo conjunto de conceitos e sua sintaxe verbosa fazem parte de uma transição desafiadora, seguida de erros quanto aos conceitos aprendidos, refletindo muitas vezes a permanência do aluno no curso. Sendo assim, com o objetivo de compreender e analisar estes erros, este trabalho se propõe a seguir os mesmos passos de um estudo anterior conduzido em uma turma da disciplina de Laboratório de Programação II no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande. A dificuldade de assimilação de conceitos de Java implica na observação de erros em atividades práticas e avaliativas, como foi constatado no estudo mencionado, que analisou principalmente o volume de código das submissões dos alunos. A intenção é fazer um comparativo entre os resultados, investigando padrões e tendências que possam variar conforme há mudança de amostra. Uma vez identificando tais erros, bem como a sua frequência e impacto na nota do aluno, este estudo pode contribuir para potenciais adaptações nos métodos de ensino para que haja uma melhor aproximação na solução destes problemas, fortalecendo a compreensão dos conceitos fundamentais de Programação Orientada a Objetos, uma vez que é recorrente em outras disciplinas da grade curricular. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Analisando erros cometidos por iniciantes em programação orientada a objetos no Curso de Ciência da Computação da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-15
dc.description.abstract Introductory programming courses are often challenging, especially for those with no prior experience in programming logic. When entering a technology course, it is necessary to learn terminologies related to Computer Science and adapt to different concepts and paradigms. When it comes to Object Oriented Programming (OOP), using Java as a programming language, the difficulty is even greater. Its broad set of concepts and its verbose syntax make part of a challenging transition, followed by errors regarding the concepts learned, often reflecting the student permanence on the course. Therefore, with the aim of comprehending and analyzing these errors, this work proposes to follow the same steps as a previous study conducted in a Programming Laboratory II class in the Computer Science course at Universidade Federal de Campina Grande. The difficulty in assimilating Java concepts results in the discovery of errors in practical activities and tests, as demonstrated by the aforementioned study, which primarily analyzed the volume of code from student submissions. The intention is to compare the results, investigating patterns and tendencies that may vary with changes in the sample. Once identifying such errors as well as their frequency and overall impact on the student grades, this study can contribute to potential adaptations in the teaching methods so that there is a better approach to solving these problems, strengthening the understanding of the fundamental concepts of Object Oriented Programming, as it is recurrent in other classes on the curriculum. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38183
dc.date.accessioned 2024-09-30T23:52:59Z
dc.date.available 2024-09-30
dc.date.available 2024-09-30T23:52:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ciência da Computação pt_BR
dc.subject Programação Orientada a Objetos - Erros pt_BR
dc.subject Programação pt_BR
dc.subject Java pt_BR
dc.subject Computer Science pt_BR
dc.subject Object Oriented Programming - Errors pt_BR
dc.subject Programming pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, João Pedro Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analyzing errors made by beginners in object oriented programmin g in the Computer Science Course at UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, João Pedro Silva de. Analisando erros cometidos por iniciantes em programação orientada a objetos no Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2024. 13 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account