DSpace/Manakin Repository

Formas de atuação e dificuldades enfrentadas no cotidiano da atividade docente.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Durante muito tempo, a História Positivista ou tradicional dominou o ensino de história em sala de aula. No entanto, com as primeiras críticas a esse tipo de ensino, muitas propostas foram sendo construídas e aplicadas na prática cotidiana da disciplina, nas quais os alunos ao invés de decorarem listas de datas, tratados, batalhas, nomes, entre outros, adquiram a capacidade de raciocinar, de aplicar conceitos e de analisar a realidade social. Nesse contexto, fazem-se as seguintes indagações: será que essas propostas se efetivaram na prática? Que postura está sendo adotada pelo professor no trabalho em sala de aula com relação ao conteúdo e ao relacionamento com os alunos? Será que os professores dispõem de formação, recursos e outros incentivos que contribuem para fundamentar sua atuação profissional? Visando compreender esta problemática, buscou-se desenvolver um estudo junto aos professores de História do ensino fundamental do município de Cajazeiras-PB, para aprofundar e conhecer melhor a realidade do Ensino desenvolvido na referida disciplina. Assim, o estudo teve como objetivo analisar as formas de atuação e as dificuldades enfrentadas pelo professor de História do sistema público, do referido município. Destacando o processo de formação, a ação docente, identificando os recursos metodológicos, didáticos e as formas de avaliação utilizadas em sala de aula, bem como os fatores que interferem na prática pedagógica dos professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title Formas de atuação e dificuldades enfrentadas no cotidiano da atividade docente. pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38193
dc.date.accessioned 2024-10-01T14:51:24Z
dc.date.available 2024-10-01
dc.date.available 2024-10-01T14:51:24Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Professores de História pt_BR
dc.subject Dificuldades - professores de História pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject History Teachers pt_BR
dc.subject Difficulties - History Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TAVARES, Ângela Maria de Jesús.
dc.creator SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Forms of action and difficulties faced in daily teaching activities. pt_BR
dc.identifier.citation TAVARES, ngela Maria de Jesús; SILVA, José Amiraldo Alves da. Formas de atuação e dificuldades enfrentadas no cotidiano da atividade docente. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38193 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta