dc.description.resumo |
Durante muito tempo, a História Positivista ou tradicional dominou o ensino de história em sala de aula. No entanto, com as primeiras críticas a esse tipo de ensino, muitas propostas foram sendo construídas e aplicadas na prática cotidiana da disciplina, nas quais os alunos ao invés de decorarem listas de datas, tratados, batalhas, nomes, entre outros, adquiram a capacidade de raciocinar, de aplicar conceitos e de analisar a realidade social. Nesse contexto, fazem-se as seguintes indagações: será que essas propostas se efetivaram na prática? Que postura está sendo adotada pelo professor no trabalho em sala de aula com relação ao conteúdo e ao relacionamento com os alunos? Será que os professores dispõem de formação, recursos e outros incentivos que contribuem para fundamentar sua atuação profissional? Visando compreender esta problemática, buscou-se desenvolver um estudo junto aos professores de História do ensino fundamental do município de Cajazeiras-PB, para aprofundar e conhecer melhor a realidade do Ensino desenvolvido na referida disciplina. Assim, o estudo teve como objetivo analisar as formas de atuação e as dificuldades enfrentadas pelo professor de História do sistema público, do referido município. Destacando o processo de formação, a ação docente, identificando os recursos metodológicos, didáticos e as formas de avaliação utilizadas em sala de aula, bem como os fatores que interferem na prática pedagógica dos professores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
12 |
pt_BR |
dc.title |
Formas de atuação e dificuldades enfrentadas no cotidiano da atividade docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38193 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-01T14:51:24Z |
|
dc.date.available |
2024-10-01 |
|
dc.date.available |
2024-10-01T14:51:24Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de História |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades - professores de História |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Practice |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
History Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Difficulties - History Teachers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TAVARES, Ângela Maria de Jesús. |
|
dc.creator |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Forms of action and difficulties faced in daily teaching activities. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TAVARES, ngela Maria de Jesús; SILVA, José Amiraldo Alves da. Formas de atuação e dificuldades enfrentadas no cotidiano da atividade docente. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38193 |
pt_BR |