DSpace/Manakin Repository

Jornal Ita: uma vivência educomunicativa decolonial no contexto do ensino médio profissionalizante.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRAZIL, P. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9288318310413144 pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Maria Angelica de.
dc.contributor.referee2 SALES, Laurenia Souto.
dc.description.resumo A presente pesquisa apresenta uma discussão embasada pelos estudos da Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), pela Educomunicação em perspectiva dialógico- discursiva e pelos estudos decoloniais, tendo como ênfase o jornal escolar enquanto mídia capaz de possibilitar construções escritoras no âmbito social com vistas ao auxílio da formação de produtores críticos. A dissertação está delineada a partir da seguinte questão de pesquisa: como a construção de um jornal escolar pode impactar a formação de estudantes do Ensino Médio Profissionalizante acerca de conhecimentos sobre a escrita de gêneros jornalísticos? Na busca pela resposta à questão de pesquisa apresentada, tem-se como objetivo geral: compreender como estudantes do Ensino Médio Profissionalizante se apropriam da prática da escrita de gêneros pertencentes ao campo da comunicação jornalística, com foco na incorporação de temas decoloniais; e como objetivos específicos: 1) situar as práticas sociais de escrita demonstradas pelos estudantes implicados nesta investigação; 2) descrever o processo de concepção, produção e circulação de um jornal escolar empreendido na proposta metodológica da pesquisa; e 3) investigar o impacto formativo nos/as estudantes no tocante à construção de conhecimentos crítico-reflexivos a respeito da função social do jornalismo e de temas decoloniais. Nesse viés, a pesquisa baseia-se nos conceitos da TDL ressaltando as contribuições de Bakhtin e o Círculo no tocante à língua(gem) como interação, aos gêneros do discurso e ao ensino de Língua Portuguesa como espaço de dialogicidade; posteriormente, na investigação, a função cidadã promovida pela produção do jornal escolar no ensino de língua(gem) com base nos pressupostos da Educomunicação e dos estudos decoloniais, a partir da construção de uma mídia que possibilite novas formas de produzir discursos além do que está posto pelas grandes empresas jornalísticas. Nessa perspectiva, a intervenção está pautada em analisar os textos produzidos por estudantes de turmas do Ensino Médio Profissionalizante em uma instituição pública federal no Sertão da Paraíba. O trabalho, almejando suscitar as relações entre as práticas sociais de escrita e as produções do jornal escolar impresso, constituiu uma pesquisa interventiva e colaborativa junto aos sujeitos do estudo. Para efetivação da proposta, utilizamos, metodologicamente, a pesquisa- ação, tendo o diário de campo como instrumento de registro, considerando o conhecimento gerado e compartilhado pelos sujeitos da pesquisa e pela pesquisadora, bem como a utilização de questionários abertos e fechados que visaram registrar a compreensão dos/as estudantes acerca da escrita de gêneros jornalísticos e das edições produzidas e postas em circulação social através do jornal escolar. Ao longo do estudo, investigou-se como os/as estudantes se apropriaram dos diversos gêneros discursivos incorporados na produção do jornal escolar. A análise de dados revelou o impacto formativo das práticas de escrita na construção do jornal, contribuindo para a elaboração de experiências significativas dentro do escopo desta pesquisa. Utilizando as categorias de análise produzidas neste trabalho, que versam sobre as concepções de escrita; a escrita de gêneros jornalísticos na formação crítica e suporte no processo de planejamento e execução da escrita jornalística, exploramos os dados gerados para promover a formação de estudantes como produtores críticos e responsivos. Essa abordagem permitiu uma compreensão mais profunda do impacto das práticas de escrita na formação dos/as estudantes e na criação de um ambiente educacional emancipatório. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem e Ensino pt_BR
dc.title Jornal Ita: uma vivência educomunicativa decolonial no contexto do ensino médio profissionalizante. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-01
dc.description.abstract Esta investigación presenta una discusión basada en estudios de la Teoría Dialógica del Lenguaje (TDL), la Educomunicación en una perspectiva dialógico-discursiva y estudios descoloniales, con énfasis en el periódico escolar como medio capaz de posibilitar construcciones escritas en el ámbito social con miras a hasta ayudar a capacitar a productores críticos. La disertación se plantea a partir de la siguiente pregunta de investigación: ¿cómo puede impactar la construcción de un periódico escolar en la formación de estudiantes de Educación Secundaria Vocacional en cuanto a conocimientos sobre los géneros periodísticos escritos? En la búsqueda de respuesta a la pregunta de investigación presentada, el objetivo general es: comprender cómo estudiantes de Enseñanza Media Vocacional se apropian de la práctica de géneros escritos pertenecientes al campo de la comunicación periodística, con enfoque en la incorporación de temas descoloniales; y como objetivos específicos: 1) localizar las prácticas de escritura social demostradas por los estudiantes involucrados en esta investigación; 2) describir el proceso de concepción, producción y circulación de un periódico escolar emprendido en la propuesta metodológica de la investigación; y 3) investigar el impacto formativo en los estudiantes respecto de la construcción de conocimiento crítico-reflexivo sobre la función social del periodismo y los temas descoloniales. En este sentido, la investigación se fundamenta en los conceptos de TDL, destacando los aportes de Bajtín y el Círculo respecto del lenguaje como interacción, los géneros del habla y la enseñanza del portugués como espacio de dialogicidad; posteriormente, en la investigación, se analiza la función cívica que promueve la producción del periódico escolar en la enseñanza de lenguas a partir de los presupuestos de la Educomunicación y los estudios descoloniales, a partir de la construcción de un medio que posibilite nuevas formas de producir discursos más allá de lo publicado por las grandes empresas. empresas periodísticas. Desde esta perspectiva, la intervención se basa en el análisis de los textos producidos por estudiantes de las clases de Enseñanza Secundaria Vocacional de una institución pública federal del Sertão da Paraíba. El trabajo, que tuvo como objetivo plantear las relaciones entre las prácticas sociales de escritura y la producción del periódico escolar impreso, constituyó una investigación intervencionista y colaborativa con los sujetos de estudio. Para implementar la propuesta, utilizamos metodológicamente la investigación acción, utilizando el diario de campo como instrumento de registro, considerando el conocimiento generado y compartido por los sujetos de investigación y el investigador, así como el uso de cuestionarios abiertos y cerrados que tuvieron como objetivo registrar las experiencias de los estudiantes. Comprensión de la escritura de los géneros periodísticos y de las ediciones producidas y puestas en circulación social a través del periódico escolar. A lo largo del estudio, investigamos cómo los estudiantes se apropiaron de los diferentes géneros discursivos incorporados en la producción del periódico escolar. El análisis de los datos reveló el impacto formativo de las prácticas de escritura en la construcción del periódico, contribuyendo para la elaboración de experiencias significativas en el ámbito de esta investigación. Utilizando las categorías de análisis producidas en este trabajo, que abordan las concepciones de escritura; la escritura de géneros periodísticos en la formación crítica y el apoyo en el proceso de planificación y ejecución de la escritura periodística, exploramos los datos generados para promover la formación de estudiantes como productores críticos y responsivos. Este enfoque permitió una comprensión más profunda del impacto de las prácticas de escritura en la formación de los estudiantes y la creación de un ambiente educativo emancipador pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38194
dc.date.accessioned 2024-10-01T15:56:02Z
dc.date.available 2024-10-01
dc.date.available 2024-10-01T15:56:02Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Decolonialidade pt_BR
dc.subject Gêneros Jornalísticos pt_BR
dc.subject Produção Escrita pt_BR
dc.subject Jornal Escolar pt_BR
dc.subject Educomunicação pt_BR
dc.subject Teoria Dialógica da Linguagem pt_BR
dc.subject Descolonialidad pt_BR
dc.subject Géneros Periodísticos pt_BR
dc.subject Producción escrita pt_BR
dc.subject Periódico escolar pt_BR
dc.subject Educomunicación pt_BR
dc.subject Teoría Dialógica del Lenguaje pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRAZIL, Priscila Nunes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Jornal Ita: a decolonial educommunicative experience in the context of Vocational High School. pt_BR
dc.identifier.citation BRAZIL, Priscila Nunes. Jornal Ita: uma vivência educomunicativa decolonial no contexto do ensino médio profissionalizante. 2024. 223 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta