dc.creator.ID |
BRAZIL, P. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9288318310413144 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Maria Angelica de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SALES, Laurenia Souto. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa apresenta uma discussão embasada pelos estudos da Teoria Dialógica
da Linguagem (TDL), pela Educomunicação em perspectiva dialógico- discursiva e pelos
estudos decoloniais, tendo como ênfase o jornal escolar enquanto mídia capaz de
possibilitar construções escritoras no âmbito social com vistas ao auxílio da formação de
produtores críticos. A dissertação está delineada a partir da seguinte questão de pesquisa:
como a construção de um jornal escolar pode impactar a formação de estudantes do Ensino
Médio Profissionalizante acerca de conhecimentos sobre a escrita de gêneros jornalísticos?
Na busca pela resposta à questão de pesquisa apresentada, tem-se como objetivo geral:
compreender como estudantes do Ensino Médio Profissionalizante se apropriam da prática
da escrita de gêneros pertencentes ao campo da comunicação jornalística, com foco na
incorporação de temas decoloniais; e como objetivos específicos: 1) situar as práticas
sociais de escrita demonstradas pelos estudantes implicados nesta investigação; 2)
descrever o processo de concepção, produção e circulação de um jornal escolar
empreendido na proposta metodológica da pesquisa; e 3) investigar o impacto formativo
nos/as estudantes no tocante à construção de conhecimentos crítico-reflexivos a respeito da
função social do jornalismo e de temas decoloniais. Nesse viés, a pesquisa baseia-se nos
conceitos da TDL ressaltando as contribuições de Bakhtin e o Círculo no tocante à
língua(gem) como interação, aos gêneros do discurso e ao ensino de Língua Portuguesa
como espaço de dialogicidade; posteriormente, na investigação, a função cidadã promovida
pela produção do jornal escolar no ensino de língua(gem) com base nos pressupostos da
Educomunicação e dos estudos decoloniais, a partir da construção de uma mídia que
possibilite novas formas de produzir discursos além do que está posto pelas grandes
empresas jornalísticas. Nessa perspectiva, a intervenção está pautada em analisar os textos
produzidos por estudantes de turmas do Ensino Médio Profissionalizante em uma instituição
pública federal no Sertão da Paraíba. O trabalho, almejando suscitar as relações entre as
práticas sociais de escrita e as produções do jornal escolar impresso, constituiu uma
pesquisa interventiva e colaborativa junto aos sujeitos do estudo. Para efetivação da
proposta, utilizamos, metodologicamente, a pesquisa- ação, tendo o diário de campo como
instrumento de registro, considerando o conhecimento gerado e compartilhado pelos sujeitos
da pesquisa e pela pesquisadora, bem como a utilização de questionários abertos e
fechados que visaram registrar a compreensão dos/as estudantes acerca da escrita de
gêneros jornalísticos e das edições produzidas e postas em circulação social através do
jornal escolar. Ao longo do estudo, investigou-se como os/as estudantes se apropriaram dos
diversos gêneros discursivos incorporados na produção do jornal escolar. A análise de
dados revelou o impacto formativo das práticas de escrita na construção do jornal,
contribuindo para a elaboração de experiências significativas dentro do escopo desta
pesquisa. Utilizando as categorias de análise produzidas neste trabalho, que versam sobre
as concepções de escrita; a escrita de gêneros jornalísticos na formação crítica e suporte no
processo de planejamento e execução da escrita jornalística, exploramos os dados gerados
para promover a formação de estudantes como produtores críticos e responsivos. Essa
abordagem permitiu uma compreensão mais profunda do impacto das práticas de escrita na
formação dos/as estudantes e na criação de um ambiente educacional emancipatório. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem e Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Jornal Ita: uma vivência educomunicativa decolonial no contexto do ensino médio profissionalizante. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-01 |
|
dc.description.abstract |
Esta investigación presenta una discusión basada en estudios de la Teoría Dialógica del
Lenguaje (TDL), la Educomunicación en una perspectiva dialógico-discursiva y estudios
descoloniales, con énfasis en el periódico escolar como medio capaz de posibilitar
construcciones escritas en el ámbito social con miras a hasta ayudar a capacitar a
productores críticos. La disertación se plantea a partir de la siguiente pregunta de
investigación: ¿cómo puede impactar la construcción de un periódico escolar en la formación
de estudiantes de Educación Secundaria Vocacional en cuanto a conocimientos sobre los
géneros periodísticos escritos? En la búsqueda de respuesta a la pregunta de investigación
presentada, el objetivo general es: comprender cómo estudiantes de Enseñanza Media
Vocacional se apropian de la práctica de géneros escritos pertenecientes al campo de la
comunicación periodística, con enfoque en la incorporación de temas descoloniales; y como
objetivos específicos: 1) localizar las prácticas de escritura social demostradas por los
estudiantes involucrados en esta investigación; 2) describir el proceso de concepción,
producción y circulación de un periódico escolar emprendido en la propuesta metodológica
de la investigación; y 3) investigar el impacto formativo en los estudiantes respecto de la
construcción de conocimiento crítico-reflexivo sobre la función social del periodismo y los
temas descoloniales. En este sentido, la investigación se fundamenta en los conceptos de
TDL, destacando los aportes de Bajtín y el Círculo respecto del lenguaje como interacción,
los géneros del habla y la enseñanza del portugués como espacio de dialogicidad;
posteriormente, en la investigación, se analiza la función cívica que promueve la producción
del periódico escolar en la enseñanza de lenguas a partir de los presupuestos de la
Educomunicación y los estudios descoloniales, a partir de la construcción de un medio que
posibilite nuevas formas de producir discursos más allá de lo publicado por las grandes
empresas. empresas periodísticas. Desde esta perspectiva, la intervención se basa en el
análisis de los textos producidos por estudiantes de las clases de Enseñanza Secundaria
Vocacional de una institución pública federal del Sertão da Paraíba. El trabajo, que tuvo
como objetivo plantear las relaciones entre las prácticas sociales de escritura y la producción
del periódico escolar impreso, constituyó una investigación intervencionista y colaborativa
con los sujetos de estudio. Para implementar la propuesta, utilizamos metodológicamente la
investigación acción, utilizando el diario de campo como instrumento de registro,
considerando el conocimiento generado y compartido por los sujetos de investigación y el
investigador, así como el uso de cuestionarios abiertos y cerrados que tuvieron como
objetivo registrar las experiencias de los estudiantes. Comprensión de la escritura de los
géneros periodísticos y de las ediciones producidas y puestas en circulación social a través
del periódico escolar. A lo largo del estudio, investigamos cómo los estudiantes se
apropiaron de los diferentes géneros discursivos incorporados en la producción del periódico
escolar. El análisis de los datos reveló el impacto formativo de las prácticas de escritura en la
construcción del periódico, contribuyendo para la elaboración de experiencias significativas
en el ámbito de esta investigación. Utilizando las categorías de análisis producidas en este
trabajo, que abordan las concepciones de escritura; la escritura de géneros periodísticos en
la formación crítica y el apoyo en el proceso de planificación y ejecución de la escritura
periodística, exploramos los datos generados para promover la formación de estudiantes
como productores críticos y responsivos. Este enfoque permitió una comprensión más
profunda del impacto de las prácticas de escritura en la formación de los estudiantes y
la creación de un ambiente educativo emancipador |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38194 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-01T15:56:02Z |
|
dc.date.available |
2024-10-01 |
|
dc.date.available |
2024-10-01T15:56:02Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Decolonialidade |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros Jornalísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Produção Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educomunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Dialógica da Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Descolonialidad |
pt_BR |
dc.subject |
Géneros Periodísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Producción escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Periódico escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educomunicación |
pt_BR |
dc.subject |
Teoría Dialógica del Lenguaje |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRAZIL, Priscila Nunes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Jornal Ita: a decolonial educommunicative experience in the context of Vocational High School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRAZIL, Priscila Nunes. Jornal Ita: uma vivência educomunicativa decolonial no contexto do ensino médio profissionalizante. 2024. 223 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |