dc.creator.ID |
RIBEIRO, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MORAIS, Fábio Jorge Almeida. |
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dc.contributor.advisor1ID |
MORAIS, F. J. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0987042606840444 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PIRES, Carlos Eduardo Santos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PIRES, C. E. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4986021622366786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRASILEIRO, Francisco Vilar. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRASILEIRO, F. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A capacidade de fornecer resultados de pesquisa personalizados e relevantes em um ambiente de e-commerce altamente competitivo é crucial para a satisfação do cliente e o sucesso das lojas online. Neste trabalho, exploramos um método para melhorar a experiência de pesquisa no e-commerce usando modelos de aprendizado profundo para personalizar as consultas do usuário e melhorar a relevância dos itens retornados. O modelo de aprendizado de máquina apresentado foi projetado como uma prova de conceito para avaliar sua capacidade de entender o contexto e a intenção por trás das consultas de pesquisa do usuário e adaptá-las de forma inteligente antes de serem submetidas ao mecanismo de pesquisa. O modelo reescreve a consulta original para priorizar os produtos de interesse do cliente, descobrindo a intenção subjacente do usuário e o contexto da pesquisa. Além disso, também propomos um modelo classificador que é responsável por selecionar consultas passíveis de serem reescritas antes de usar o modelo de reescrita. Esta abordagem permite melhorar os resultados da pesquisa para destacar produtos de interesse, melhorando significativamente a relevância e a eficácia da pesquisa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Avaliando modelos de LLM para personalização de consultas e aumento de relevância no e-commerce. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-15 |
|
dc.description.abstract |
The ability to provide personalized and relevant search results in a highly competitive e-commerce environment is crucial for customer satisfaction and the success of online stores. In this work, we explore a method to enhance the search experience in e-commerce using deep learning models to personalize user queries and improve the relevance of the returned items. The presented machine learning model was designed as a proof of concept to assess its ability to understand the context and intention behind user search queries, and to intelligently adapt them before being submitted to the search engine. The model rewrites the original query to prioritize customer's interest products by uncovering the underlying user intention and search context. Additionally, we also propose a classifier model that is responsible for selecting rewritable queries before using the rewriter model. This approach allows search results to be improved to highlight products of interest, significantly improving the relevance and effectiveness of the search. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38205 |
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dc.date.accessioned |
2024-10-01T21:20:24Z |
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dc.date.available |
2024-10-01 |
|
dc.date.available |
2024-10-01T21:20:24Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem Profunda |
pt_BR |
dc.subject |
LLM |
pt_BR |
dc.subject |
Intenção do Utilizador |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto de Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Motor de Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Relevância da Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão do Contexto |
pt_BR |
dc.subject |
Reescrita de Consultas |
pt_BR |
dc.subject |
Produtos de Interesse para o Cliente |
pt_BR |
dc.subject |
Deep Learning |
pt_BR |
dc.subject |
User Intent |
pt_BR |
dc.subject |
Search Context |
pt_BR |
dc.subject |
Search Engine |
pt_BR |
dc.subject |
Search Relevance |
pt_BR |
dc.subject |
Context Understanding |
pt_BR |
dc.subject |
Query Rewriting |
pt_BR |
dc.subject |
Customer Interest Products |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Mateus Matias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluating LLM models for query personalization and increased relevance in e-commerce. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Mateus Matias. Avaliando modelos de LLM para personalização de consultas e aumento de relevância no e-commerce. 2024. 10 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38205 |
pt_BR |