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Avaliando modelos de LLM para personalização de consultas e aumento de relevância no e-commerce.

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dc.creator.ID RIBEIRO, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MORAIS, Fábio Jorge Almeida.
dc.contributor.advisor1ID MORAIS, F. J. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0987042606840444 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Carlos Eduardo Santos.
dc.contributor.referee1ID PIRES, C. E. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4986021622366786 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2ID BRASILEIRO, F. V. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.description.resumo A capacidade de fornecer resultados de pesquisa personalizados e relevantes em um ambiente de e-commerce altamente competitivo é crucial para a satisfação do cliente e o sucesso das lojas online. Neste trabalho, exploramos um método para melhorar a experiência de pesquisa no e-commerce usando modelos de aprendizado profundo para personalizar as consultas do usuário e melhorar a relevância dos itens retornados. O modelo de aprendizado de máquina apresentado foi projetado como uma prova de conceito para avaliar sua capacidade de entender o contexto e a intenção por trás das consultas de pesquisa do usuário e adaptá-las de forma inteligente antes de serem submetidas ao mecanismo de pesquisa. O modelo reescreve a consulta original para priorizar os produtos de interesse do cliente, descobrindo a intenção subjacente do usuário e o contexto da pesquisa. Além disso, também propomos um modelo classificador que é responsável por selecionar consultas passíveis de serem reescritas antes de usar o modelo de reescrita. Esta abordagem permite melhorar os resultados da pesquisa para destacar produtos de interesse, melhorando significativamente a relevância e a eficácia da pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Avaliando modelos de LLM para personalização de consultas e aumento de relevância no e-commerce. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-15
dc.description.abstract The ability to provide personalized and relevant search results in a highly competitive e-commerce environment is crucial for customer satisfaction and the success of online stores. In this work, we explore a method to enhance the search experience in e-commerce using deep learning models to personalize user queries and improve the relevance of the returned items. The presented machine learning model was designed as a proof of concept to assess its ability to understand the context and intention behind user search queries, and to intelligently adapt them before being submitted to the search engine. The model rewrites the original query to prioritize customer's interest products by uncovering the underlying user intention and search context. Additionally, we also propose a classifier model that is responsible for selecting rewritable queries before using the rewriter model. This approach allows search results to be improved to highlight products of interest, significantly improving the relevance and effectiveness of the search. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38205
dc.date.accessioned 2024-10-01T21:20:24Z
dc.date.available 2024-10-01
dc.date.available 2024-10-01T21:20:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aprendizagem Profunda pt_BR
dc.subject LLM pt_BR
dc.subject Intenção do Utilizador pt_BR
dc.subject Contexto de Pesquisa pt_BR
dc.subject Motor de Pesquisa pt_BR
dc.subject Relevância da Pesquisa pt_BR
dc.subject Compreensão do Contexto pt_BR
dc.subject Reescrita de Consultas pt_BR
dc.subject Produtos de Interesse para o Cliente pt_BR
dc.subject Deep Learning pt_BR
dc.subject User Intent pt_BR
dc.subject Search Context pt_BR
dc.subject Search Engine pt_BR
dc.subject Search Relevance pt_BR
dc.subject Context Understanding pt_BR
dc.subject Query Rewriting pt_BR
dc.subject Customer Interest Products pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Mateus Matias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluating LLM models for query personalization and increased relevance in e-commerce. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Mateus Matias. Avaliando modelos de LLM para personalização de consultas e aumento de relevância no e-commerce. 2024. 10 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38205 pt_BR


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